terça-feira, 19 de outubro de 2010

O Mundo será dominado por Mulheres?

Está dando o que falar o artigo publicado por Guy Trebay, do New York Times. A matéria trata da nova tendência para os modelos, que segue o trend das moças, com acentuação da feminilidade e das curvas... Segundo o jornalista, os rapazes aparecerão cada vez mais com corpo de mulher nas passarelas e nas campanhas publicitárias, com direito a cinturinha de pilão e tudo. Para explicar a razão disso, ele traça um paralelo entre o momento econômico mundial e as tendências de moda. “O modelo de masculinidade está ligado à recessão e à perda de segurança. Quando o momento é difícil, duro, ele pede um homem durão. Se as coisas estão melhorando, o homem fica mais leve, com menor necessidade de auto-afirmação.” Fenômeno que começou com a campanha da Givenchy, com a transexual Lea T em destaque, sabe? Faz sentido. Repercutindo o artigo, os blogs especializados foram a fundo na história e andam dizendo que os modelos estão tomando até hormônio feminino, em baixa dosagem, para conseguir a “silhueta do momento”. Ui...

Trebay é expert nesses fenômenos. Ele foi um nos primeiros a apontar, há um ano, quando surgiu uma tendência de rapazes esquálidos na passarela e ainda culpou Hedi Slimane e seu corpinho Dior pelo neo físico... O jornalista deve retomar o tema em breve. Enquanto isso, espere ver mais garotos com shape de menina por aí.

Fonte: RG

Essa tendência já pode ser notada nas lojas faz tempo, roupas masculinas estão com "toques feminino" cada vez mais! Coisa que particularmente eu não gosto, pois na maioria das vezes são justas demais, além de chamativas. Roupas mais masculinas por favor! Se eu quiser roupa feminina eu mesmo compro!

4 comentários:

  1. Ja eu penso o contrario. Sempre me perguntei por que o guarda-roupa masculino tem que ficar renegado a roupas largas e sem caimento?
    Um bom exemplo sao os termos, antes com um corte reto e sobras de pano para todos os lados e hoje, com a linha slim fit, mais ajustados ao corpo e muito mais elegantes!

    ResponderExcluir
  2. Desejo Proibido, sinceramente acho que vc deveria procurar um outro alfaiate, pois um terno bem cortado sempre foi (e será) elegante. Mas este artigo não se trata de corte ou caimento de roupas. O assunto é muito mais sério e diz respeito à identidade. Se tratarmos desse tema como um fenômento ciclico, como é dito pelo texto, percebemos que quando os homens se destituem da sua figura masculina (veja bem, não estou falando de drags ou trans, já que estes fazem uma escolha consciente) por fatores inesplicaveis, afinal de contas... para que um homem teria ancas largas? eles pretendem parir um bebê? Para mim, a virilidade masculina é extremamente sexy e bela. Homem, independentemente da orientação sexual, tem que ter cara de homem. Mas como eu disse, o assunto é sério... Se a humanidade passa por fases em que homens e mulheres assumem caracteristicas uns dos outros, devido às situações político-econômicas amenas. Quando o mundo voltar a entrar em crise, essas caracteristicas terão que ser reassumidas a custa de muita violencia. Os homens terão que reafirmar sua masculinidade através da submissão das mulheres e dos outros homens que não se enquadrarem. Se isso é recorrente, podemos nos preparar para no futuro vivermos uma nova fase de machismo e homofobia.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc, caro anonimo, um bom corte eh muito elegante, mas a questao eh que esse "bom corte" eh subjetivo. O que eh bom pra vc, pode nao ser pra mim (e pelo visto, certamente nao eh!) e por ai vai...
    Quer uma dica? Passe na Casa Alberto, se eh que voce conhece, e converse com um dos alfaiates e vera que eles tambem detestam estes ternos com sobras, vendidos na Vila Romana, Dartigny e Borelli da vida. Elegancia para eles, que vestem os homens mais antenados e que tem cacife para pagar o que eles cobram, eh um terno sob medida e ajustado ao corpo!
    O artigo esta claro, mas meu comentario se limitou ao comentario final do autor. Trocar impressoes eh saudavel e "achismos" vagos e teorias sonolentas deveriam ficar so nas mentes chatas de alguns fundamentalistas de causas impossiveis, como vc!

    ResponderExcluir
  4. Ahhh não! Eu de gosto de homem masculino pô. Jamais tentaria ficar com silhueta de mulher. Agora, acho que os responsáveis por essa questão das roupas são os gays, e não as mulheres. Sim, os gays estão dominando o mundo. Não que os heteros estejam virando gays, mas a "estética gay' tem ganho muito espaço. Todo mundo se depilando, querendo ficar saradinho, cabelos e peles bem cuidados, esportistas fazendo ensaios sensuais, roupas justas, exibição de corpos masculinos na mídia...

    ResponderExcluir