terça-feira, 15 de março de 2011

BBB 11: Tony Goes: A biba imperfeita


"Adivinhe Quem Vem para Jantar" é um filme clássico dos anos 60, em que uma moça apresenta aos pais seu novo namorado. O cara é simplesmente perfeito: educadíssimo, elegante, um profissional de sucesso, o marido e o genro dos sonhos. Ah, mas tem um detalhe --é negro.

Durante muito tempo, personagens negros na TV e no cinema precisavam ter todas as qualidades possíveis, como que para "compensar" o fato de serem negros. Bastava terem um único defeito, e o autor ou diretor era logo chamado de "racista".

Há poucos anos, o grande Milton Gonçalves foi acusado de trair a causa negra ao fazer numa novela um político corrupto. Milton se revoltou, com toda razão: vilões costumam ser papéis melhores do que santos. Hoje já temos malvados de todas as cores, o que é ótimo.

Algo parecido está acontecendo com os gays. Os primeiros homossexuais que surigiram nas novelas brasileiras eram discretos, inofensivos, quase anódinos. Uma tentativa ultra-válida de mostrar ao grande público que gay não morde, que é "gente como a gente".

Este perfil relativamente manso chegou também ao "Big Brother". Jean Wyllys, o vencedor de 2005, é inteligente, estudado, bem comportado. Não é "fechativo", não ameaça ninguém. Também é feinho --o que impede a mulherada de soltar o clássico "que desperdício!".

Mas o tempo passou e o público evoluiu. Hoje os negros já podem ser maus na TV. Podem ter defeitos --como todo o resto da humanidade, é óbvio. E os gays também.

Daniel é o paradigma desta mudança. Não é espalhafatoso como Dicésar ou Serginho, estrelas do "BBB" do ano passado. Mas também não é nenhum santo.

E isto não parece incomodar o espectador. Pelo contrário: todas as enquetes apontam o pernambucano como um dos favoritos desta edição.

Um cara que bebe, fuma, dá vexame, admite que gosta de drogas e ainda por cima é uma biba assumidíssima, tem grandes chances de sagrar-se campeão e faturar um milhão e meio de reais!

Uma vitória de Daniel será simplesmente sensacional. Sinal de que o Brasil está amadurecendo, e aprendendo a conviver com as diferenças. E de que um gay não precisa mais ser perfeito em todos os quesitos para ser aceito e respeitado.

Ainda é cedo para comemorar, claro. Faltam muitos paredões --e até agora Dani só foi testado uma vez, o que é pouco para avaliar sua popularidade. Mas só fato de de ter chegado tão longe, com imperfeições e tudo, já é uma grande conquista.

Fonte: FolhaOnLine

11 comentários:

  1. Perfeito o comentário do Tony Góes, sou fã dele. E isso é bem verdade, tá mais do que na hora de gay ser tratado como gente, acima de tudo.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não assistir aoBBB 11 to torcendo por ele.

    ResponderExcluir
  3. "Um cara que bebe, fuma, dá vexame, admite que gosta de drogas e ainda por cima é uma biba assumidíssima, tem grandes chances de sagrar-se campeão e faturar um milhão e meio de reais!"

    Pois e no brasil so se tornam milionários pessoas deste tipo e viva o BBB !

    ResponderExcluir
  4. No Site da UOL Daniel é o favorito para levar o prêmio.... A enquete está lá aberta. E.... o público do UOL sempre acerta quem será eliminado.

    ResponderExcluir
  5. Entendo o ponto de vista, mas a matéria tem dois erros crassos: falta esclarecer o que significa "fechativo". E a trecho que diz "...fumar, usar drogas e "ainda por cima" ser biba assumidíssima." - coloca em pé de igualdade gays e viciados em drogas, transbordando preconceito.

    ResponderExcluir
  6. Só discordo dele qndo fala do Jean Willys,era fechativo,ñ ameaça ninguem,ele foi o 1° bbb,q colocou em pauta,a homofobia no programa,por q os outros ñ levatam bandeira nenhuma,e agora ele eleito,tá deixando muitos evangélicos (carecas),com medo da lei q nos protegem,de sair da gaveta...eu acho q ele vai mostrar logo a q veio,pelo menos espero

    ResponderExcluir
  7. Eu ñ concordo,pois ele nda mas é q um esteriotipo (Uma figura preconceituosa de algo) q as pesoas fazem dos gays (vulgar ,usuario d drogas,fofoqueiro ardiloso).apesar d ser gay assumido a 13 anos eu ñ torço para o Daniel só por ele tbm ser gay ,pois p/ mim ñ importa a sexualidade e sim o carater e a expontaniedade ,pq ele fik bebado e dançar c/ o coqueiro ,é mta forçasão d barra ...

    bjos p/ meu namorado Michel ,te amo mto...

    ResponderExcluir
  8. E ele é horroroso, e as mulheres podem continuar aliviadas sem ter que dizer: "que desperdicio".Enquanto isso as lesbicas Angelica Morango e Diana sao lindas.Gay inteligente ja tivemos o Jean, agora estou esperando o dia que vai haver um gay masculo e bonito nesse bbb.

    ResponderExcluir
  9. O que mais têm e teve nos bbbs são gays "másculos" e enrustidos. Seria bom se tivesse um que não se esconda para variar um pouco.

    ResponderExcluir
  10. Eu disse gay masculo e bonito e tb assumido, e nao como a maioria que comenta nesse blog que é tudo enrustido e fica falando mal dos outros gays

    ResponderExcluir