quinta-feira, 10 de março de 2011

BBB faz 'merchan social' contra preconceito, mas chama Diana de "Maria Sapatão"


Com a participação da lésbica Angélica e dos gays Dicesar e Serginho, o BBB10 deu a impressão que seria dedicado a discutir o preconceito contra os homossexuais, mas acabou consagrando como vencedor o lutador Marcelo Dourado, que o diretor Boninho classificou como “um ogro”.

Um ano depois, pressionado pelo Ministério Público, que está acompanhando o programa passo a passo, o BBB voltou a tentar passar uma “mensagem” positiva sobre a diversidade sexual.

Ao ser eliminada no primeiro paredão, a transexual Ariadna ouviu do apresentador Pedro Bial uma pergunta sobre a importância de ter trazido o tema da sua sexualidade para um programa como o BBB. Boninho também mencionou no Twitter, com satisfação, que “valeu falar sobre o tema”.

Nesta terça-feira, os participantes do BBB11 receberam uma camiseta com a seguinte inscrição: “Rio Carnaval sem preconceito”. Conforme Mauricio explicou aos colegas, trata-se de uma campanha da Prefeitura do Rio “para orientar cariocas e turistas contra os mais diversos tipos de preconceito religioso, racial, de gênero ou por orientação sexual”.

Todos os “brothers” e “sisters” aplaudiram Mauricio, ao final da apresentação da campanha, quando ele disse: “Liberdade é um direito de todos”. E vários deles vestiram a camiseta à noite, durante o programa, ao vivo.

No mesmo programa em que exibiu este “merchan social”, Mr. Edição apresentou um quadro cômico com marchinhas de Carnaval dedicadas a cada participante. Diana mereceu uma música celebrizada no programa do Chacrinha, “Maria Sapatão”, cujos versos célebres dizem: “De dia é Maria; de noite é João”.

Numa cena ocorrida em fevereiro, mas lembrada no programa, Diana discutiu com Daniel, depois que ele a chamou de “sapa”, diminutivo de “sapatão”. Muito ofendida, a modelo disse: “Não gosto de rótulos”.

É difícil entender como no mesmo dia em que adere a uma campanha contra os preconceitos o programa tente colar um rótulo, ainda que de brincadeira, sobre a orientação sexual de uma participante, sabendo que ela não quer ser chamada assim. Como fã declarado do "Velho Guerreiro", Bial diria: “Eu não vim aqui para explicar, eu vim para confundir”.

Fonte: Mauricio Stycer

7 comentários:

  1. O BBB quer passar uma imagem de programa sem preconceito e que aceita a diversidade, mas é mentira pura. Existe um preconceito velado, e as vezes escancarado em relação a participantes gays. Lembro que na edição passada, eles exibiram uma tira em quadrinhos feita por Maurício Ricardo onde Angélica e Eliéser apostavam uma corrida de carro. Isto fazia alusão à disputa entre os dois por Cacau. E sabem qual era o carro de Angélica na historinha? Um sapato enorme, satirizando a opção sexual dela, lésbica asumida. Ou seja, mostrando que por trás da máscara de "mente aberta" o programa apenas reproduz o preconceito existente na sociedade, o preconceito que mata, que agride sem motivo plausível. Temos que lutar contra isso sim.

    Parabéns ao Blog pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Mas o bbb fez uma enquete de rua com aquele tal de vinicius valverde para que as pessoas dissesem se Rodrigao é gay, ou não, pq ele nao quer nada com mulher nenhuma la dentro.Ora, homem nenhum é obrigado a ficar se esfregando com elas.Isso tb é preconceito, as vezes o cara pode ser gay mas nao tem obrigaçao de assumir e nem de ficar com mulher nenhuma.

    ResponderExcluir
  3. Quer saber, nao gosto dessa Diana, entao BEM FEITO! tanto gay ja foi chamado de viado ali dentro deixa as sapatas saberem qual é o gosto da discriminaçao.

    ResponderExcluir
  4. E cantar cabeleira do zeze para o Rodrigao pode? Nao é preconceito? Estranho qdo é pra debochar de gays ou suposto gay, devemos ter humor, agora com lesbicas é diferente?Dois pesos e duas medidas?

    ResponderExcluir
  5. Galera, acordem. Lésbicas são homossexuais também. Que falsa distinção é essa que vcs estão fazendo? É tudo uma coisa só. Que ignorância!!!

    ResponderExcluir
  6. os próprios gays leitores desse blog são preconceituosos em relação as nossas colegas. e depois vem falar que a sociedade é cruel com eles... vai entender!

    ResponderExcluir
  7. [os próprios gays leitores desse blog são preconceituosos em relação as nossas colegas. e depois vem falar que a sociedade é cruel com eles... vai entender! ]

    Concordo plenamente!

    Se os próprios gays tem preconceito com nossas colegas e desejam mal, o que esperam que a sociedade faça conosco????

    ResponderExcluir