terça-feira, 22 de março de 2011

Projeto no Senado prevê que homofobia seja punida com prisão


O projeto não muda a situação dos rapazes que no ano passado agrediram um jovem de São Paulo, golpeado no rosto com uma lâmpada fluorescente. Esse tipo de crime continua sendo enquadrado como lesão corporal no código penal. A novidade é que o projeto pretende punir com cadeia a discriminação de homossexuais.

A proposta prevê de dois a cinco anos de prisão para o empregador que discriminar um funcionário gay. A mesma pena vale para quem proibir que os homossexuais troquem beijos e abraços em locais onde esse comportamento é permitido para heterossexuais.

Os estabelecimentos comerciais que praticarem discriminação podem ser multados e ter a atividade suspensa por até três meses.

“Sou a favor, porque não pode haver discriminação de ninguém. Somos todos iguais perante a lei, perante deus, perante a sociedade, somos todos iguais”, afirma Divino Barbosa da Silva, aposentado

“Primeiro a gente tem que saber se o Brasil está preparado para isso. O problema do Brasil é esse: você faz uma lei e aí você colocar aquela lei na prática e cumprir a lei é que é o problema do brasileiro”, diz Ricardo Vasconcelos, sindicalista.

Um rapaz, que não quer se identificar, diz que foi agredido fisicamente na escola várias vezes. Ele já perdeu uma promoção no trabalho por causa de preconceito. Ele acha que essa lei pode mudar o comportamento da sociedade. “A lei é um grande incentivador e ela baliza, sim, novos comportamentos”, acredita.

Fonte: Jornal Hoje

5 comentários:

  1. VAMOS MOSTRAR NOSSO APOIO AOS CONGRESSISTAS QUE DEFENDEM ESSA CAUSA, SUGERINDO, ENCORAJANDO, COBRANDO E O QUE FOR NECESSÁRIO PARA SUPERAR OS OBSTÁCULOS.
    ENTRE NO SITE DO SENADO, CÂMARA FEDERAL E DOS MINISTÉRIOS DE INTERESSE, DESCUBRA UM CANAL COM O SEU REPRESENTANTE E MANIFESTE-SE.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou contra, existem tanto preconceito e hipocrisia no nosso pais. Acho q tem q se ocuparem em melhorar a educação da população.
    E sim ensinrem desde cedo a tolerancia a diferença. lei naum vai adiantar nada, e c certeza vão se aproveitar disso, olha o fulano me olhou c descriminação etc.. Falo como gay mesmo. Vamos sim nos engajar todo p acabar c a miseria e falta de educação do nosso país..

    ResponderExcluir
  3. Acabar com a miseria e falta de educaçao nao é tao simples assim, e enquanto nós temos que aguentar a homofobia alheia? Acorda rapaz!Puniçao para os homofóbicos sim e já!!!!!

    ResponderExcluir
  4. eu sou a favor pq quero ver a crentalha sendo presa junto o senhor $ilas malafaia

    ResponderExcluir
  5. Sou a favor da lei. A presença da lei no âmbito judiciário não impede que se faça uma campanha de conscientização posterior. Nos EUA e na Europa existem leis pesadissimas para quem é preconceituoso com homossexuais. E são países que tem níveis de educação mais altos que o Brasil.

    ResponderExcluir