domingo, 24 de abril de 2011

Fazendo a Clarice: O que fazer com meu amigo?


Olá, sou um adolescente do RS. Sou gay, mas não assumido, acontece que há algum tempo comecei a gostar de um garoto da minha idade. Nós estudamos juntos por uns 3 anos e há 2 anos eu mudei de escola, mas continuamos nos vendo e saindo junto com nossos amigos. Eu comecei a suspeitar que ele pode ser gay, já há algum tempo, por algumas atitudes dele, mas acho que pode ser tudo da minha cabeça por gostar dele. Ele não fica com muitas meninas, mas ele já ficou com algumas. Eu nunca fiquei com ninguém, menino ou menina. Adoro conversar como ele sair e tudo mais, realmente gosto muito dele e há alguns meses penso em dizer para ele que eu sou gay, mas tenho medo da reação dele e de como ele me trataria, tenho medo de estragar a amizade e também que se espalhe que eu sou gay, moro numa cidade pequena, uns 35.000 habitantes, quase não há gays aqui e a sociedade é meio 'conservadora', se ele ficasse comigo não teria problema de assumir e tal, com ele, porém acho difícil que ele fique comigo. É muito ruim fingir algo que você não é, mas acho que ainda não estou pronto para encarar os preconceitos e tal... Para piorar a situação, uma prima dele, muito bonita por sinal, começou a ficar com ele no carnaval e ficam até hoje, ela não mora aqui e quando ela vem eles ficam, só que ela está muito apaixonada por ele. Ele, não diz abertamente se gosta dela ou não, acho que ele gosta mas não queria gostar por serem primos e por isso não fala que gosta, ou pode ser que não gosta e não quer falar porque ela tá muito apaixonada... Ela é uma pessoa legal eles combinam e realmente não quero que eles se separem SE quiserem ficar juntos. Parece bobo falar mas realmente quero a felicidade dele, mesmo que não seja comigo, mas queria também ter a oportunidade de saber se ele gosta ou não de mim, sem acabar com a amizade.
E aí Clarice? Falo pra ele ou não que sou gay? Corro ou não o risco de acabar com a amizade?
Eu sei que ficou meio grande mas precisava expor a situação inteira :P
Depois que decidir o que fazer, com a ajuda de vocês, escrevo de volta o que aconteceu.
Obrigado.



Caro leitor


Também já passei por isso e ainda passo, mas agora em um grau bem menor!

Tenho um amigo também que é praticamente minha alma gêmea e ele também tem uma namorada....

Uma das armadilhas da vida gay é a carência! Ficamos bastante carente por causa de todo o conjunto da obra que temos que viver nessa sociedade. E assim qualquer sinal de afeto demonstrado por outra pessoa, podemos pensar que é um sinal de algo maior.
E foi assim também que fui desencanando do meu amigo, pensei na alternativa dele ser como é por ter sido criado mais pela mãe ou ser a natureza dele, não significando especificamente que ele é gay ou bi.

Não aconselho você se assumir para ele, acho que assumir a sexualidade para outra pessoa só se for para transar com ela. Afinal, o que interessa para outra pessoa a sua sexualidade se você não vai fazer sexo com ela?

E se ele for muito macho ou enrustido ele pode ficar com medo de ficar ao seu lado, pois vai ter medo de ser confundido com gay.

Faça uma reflexão sobre tudo! O que compensa? Fantasia? Real? Iria acontecer algo?


Mande textos e perguntas para bananasbusiness@hotmail.com

12 comentários:

  1. Também já passei por isso e ainda passo, mas agora em um grau bem menor! [2]

    Eu assumi que era gay 6 meses depois que comecei minha amizade com esse cara, no comecinho do 2º ano do ensino médio. Foi a segunda vez que contei pra alguém, e ele aceitou numa boa. Nossa amizade foi muito firme por 2anos depois que contei, e nesse meio tempo, ele me contou, olhando na minha cara, que sabia que eu já tinha gostado dele porque um outro amigo meu tinha dado com a língua nos dentes. Fiquei muito envergonhado, e mesmo assim continuamos amigos até hoje, e temos conversas comuns sobre sexo inclusive! Ele é moço de família, católico, hehe, namora firme... 6 anos depois, não tenho mais dúvidas de que ele é hétero! Mas tem dias que ainda é difícil... Pra mim, foi uma coisa bem séria.

    ResponderExcluir
  2. To bobo com sua resposta...
    Parabens!!!
    Eu tambem ja passei por isso com um menino e o pior é que ele falava que nao gostava da namorada e tava com ela so por estar e meio que eu criava esperança falsas cada vez mais e quase ferrei tudo mais depois nos paramos de estudar juntos... (melhor coisa que me aconteceu)
    Isso tem mais de 3 anos e eles continuam juntos no maior love...aff!!!
    Me sigam no Twitter @bruno_anibal

    ResponderExcluir
  3. Ja passei por isso, mas fui mais longe, transamos e tal, só q depois deu um tempo me apaixonei e a dor for tão grande q não pude aguentar sozinho e falei pra ele.Como ele é um super amigo o qual eu convivo até hj, ele encarou numa boa, não me deu nenhuma esperança, mas disse q nossa amizade ia(e está )continuando como sempre foi.Por isso amigo, se ele realmente for teu amigo, e vc contar, ele vai entender e não vai te julgar, se te julgar, é pq a amizade dele não te faz falta.Que vc encontre alguem legal e que te ame, como eu encontrei depois de ter passado por isso.
    Abração amigo.

    ResponderExcluir
  4. "moro numa cidade pequena, uns 35.000 habitantes, quase não há gays aqui"

    Tá Cláudia, huehue, fica sossegado que não devem ser poucos não. Você é novo e com o tempo perceberá que existem muito mais gays que você imagina. Não são só os que ouvem Lady Gaga e alam "aloka" não. Tem muito machão na aparência por aí que gosta, casados, com filhos... Com o tempo a gente percebe isso e fica mais tranquilo pra se assumir, ou ir desencanando aos poucos como é meu caso. Nunca assumi abertamente, mas não faço nada escondido. Se alguém ver, viu.

    ResponderExcluir
  5. Pelo que li da história, me parece que as coisas estão é na cabeça do rapaz. Não é só porque o outro fica com poucas, ou não fica, que ele é gay.
    .
    Mas discordo muuuito do conselho da Clarice, quando diz pra assumir só quando for pra transar.
    .
    Tem razão, o que os outros têm com a sexualidade de alguém? Mas cara, acho que contar é um gesto que demonstra confiança, amizade, e permite que a pessoa saiba quem você realmenet é, e saiba da sua vida como um todo. Eu contei pra amigOs meus não com segundas intenções, mas porque queria que eles soubessem quem eu era, especialmente algo desse quilate.
    .
    No fim das contas, tem é que ponderar mesmo o que vale a pena. Boa sorte, garoto =)

    ResponderExcluir
  6. Gente quem é esse "conselheiro" que só dá dica para que as pessoas não saiam do armário? "acho que assumir a sexualidade para outra pessoa só se for para transar com ela" pelo amor de deus né?

    ResponderExcluir
  7. Olha cara, vc não falou sua idade, mas acho que deve ter entre 14 e 16 anos (acho),nessa idade realmente não é fácil, porém se vc não tentar pode ser uma frustração. Faz o seguinte, isso vai depender o quanto seu amigo ele é. Olha bem nos olhos dele e pergunta se ele realmente é seu amigo, ele vai fik meio desconfiado do pq da pergunta, vc insiste se ele disser que sim, vc vai devagar e diz que vai contar um segredo e tal, assim vc leva aos poucos e vai sentindo ele. Se for seu amigo de verdade ele vai entender. Não acredito que ele vai sair contando por aí, isso geralmente acontece quando um cara que não tem vínculo de amizade com vc descobre. Mas quando se é ao menos colega acredito que não. Bom espero que tenha ajudado. Manda resposta ok.

    ResponderExcluir
  8. Eu estou passando por isso... só que quando ele esta perto da Namorada ele é uma coisa,quando esta longe é outra,é todo cuidadoso comigo,me abraça e diz que é amizade.. mas na frente dos amigos ele fala "Deixa de ser gay" e isso me dói muito.

    ResponderExcluir
  9. Eu também não concordo com o conselho de Clarice. Minha relação com amigos héteros melhorou muito a partir do momento passei a deixar claro minha sexualidade para eles. E tô falando de amigos mesmo, aqueles de infância, do colégio, em que a amizade se manteve com o tempo, amizade forte. Hoje em dia não curto perder tempo com quem não vale a pena. Quando vejo que a amizade está crescendo muito e eu estou criando um vínculo de amizade mais intenso com alguém, logo arrumo uma oportunidade pra expor minha sexualidade, pois, de uma forma ou de outra, quando esta não está esclarecida temos que passar por momentos de mentira, de ocultação de fatos, e eu não acho isso legal numa relação de amizade. Hoje em dia, tenho vários amigos de diferentes sexualidades e tenho uma relação muito boa com todos, justamente por optar pela VERDADE. Perder vínculos sociais faz parte da vida e perder um vínculo quando o motivo é uma ignorância, um preconceito, não faz mal a ninguém.

    ResponderExcluir
  10. Acho que o importante de se assumir é quando isso esta muito claro e decidido na sua vida, para vc aguentar toda barra que vc possa que possa surgir se ele realmente é seu amigo conte pra ele mas pondere bem para não se arrepender e se expor demais ja que esse processo tem que ser feito com calma para evitar traumas na sua vida ok mas seja feliz amigo o que vc esta passando é normal e eu acho que todo gay ja passou, abraço.

    ResponderExcluir
  11. Essa seção deveria voltar mais vezes aqui no site, existem muitos homens com uma pnca de dúvidas, o que axam da coluna ir ao ar, 2x por semana?? Soh uma sugestao. Parabéns Clarice, amei a sua resposta, como sempre vc arrasa!!

    ResponderExcluir
  12. Kra, passo por uma situação parecida a quase um ano, ñ tive coragem de chegar junto, então se eu ñ cheguei e tenho 33 anos(dito experiente), prefiro ser cauteloso, então vou espera mais um pouco.

    Uma dica! Qdo sairem tente conversar com ele qual a opinão dele sobre o mundo gay ou gls para que ele ñ fique tão intimidado. E veja qual a opinião dele, dependendo da visão dele, pergunte se um homem cantasse ele o q ele faria ou se um amiga dele cantasse qual seria a reação dele? Tente! Boa sorte!

    Detalhe: Até hj ñ tive como iniciar este assunto com o meu "amigo".

    ResponderExcluir