segunda-feira, 30 de maio de 2011

Não Gosto dos Meninos – Histórias que gostaríamos de ter visto antes

Versão completa do curta-metragem “Não Gosto dos Meninos – Histórias que gostaríamos de ter visto antes”, com direção de André Matarazzo e Gustavo Ferri.



18 comentários:

  1. Muito bom!

    Não é melhor ou pior do que ser moreno, loiro, ter cabelo liso, crespo, encaracolado... é mais uma caracterísica apenas.

    ResponderExcluir
  2. O mais interessante aqui é o discurso a respeito da família, do medo, da percepção de mundo e de si mesmo. Sexualidade é algo muito complexo e todos os integrantes desse vídeo a explicaram com tanta naturalidade que chega até a ser fácil. Pena que a maioria das pessoas não possam ter uma família tão maravilhosa como a deles, nem de estudar em escolas fantásticas e nem de ter tanta segurança assim ao perceber que há uma "diferença" enorme entre as pessoas e os estereótipos disso ou daquilo. Pena que muitos não conhecem o amor de uma mãe, ou a compreensão de um pai, pena que muitos são praticamente violados em sua dignidade humana e são expulsos de casa. Pena que muitos ainda preferem a corda e o balançar do fim diante do medo de ser o que se é. Abençoadas sejam essas pessoas que relatam a vida nesse vídeo. Abençoadas, porque tiveram alguém que lhes estenderam um olhar, um gesto ou um simples sim e os tiraram do caos. Tomara que algum dia todos possam ter a mesma chance de encontrar abrigo em meio a tempestade.

    ResponderExcluir
  3. É MUITO BOM QUEM TEM A CAPACIDADE DE ENTENDER ISSO TUDO E PRINCIPALMETE ISSO! ↓
    Não é melhor ou pior do que ser moreno, loiro, ter cabelo liso, crespo, encaracolado... é mais uma caracterísica apenas.

    ResponderExcluir
  4. me deu uma puta vontade de acordar meus pais agora e dizer Mãe Pai eu SOU GAYYYYYYYYY, mas ainda tenho medo.

    ResponderExcluir
  5. nuusaa..
    ESSE VIDEO ME DEU TANTA ESPERANÇA..
    me passou uma tranquilidade e uma aceitaçao para comigo mesmo..
    vcs naum tem ideia..

    MARAVILHOSO TD ISSO!!

    ResponderExcluir
  6. Copiou a ideia da Pixar (vale a pena conferir),porém, ficou muito melhor.

    ResponderExcluir
  7. Diogo,

    O foco do vídeo é para os jovens trans e homos, é mostrar modelos a eles, mostrar que essa fase ruim, quando temos que lidar com nossos medos, com nossos pais, com nossos colegas de escola, que tudo isso passa e que podemos depois ser pessoas realizadas.

    E participei do vídeo, tenho origem suburbana, estudei em escolas públicas, tive que enfrentar a família, trabalho tudo em busca da minha felicidade. Sim, o pior da minha vida eu venci. Sou realizada emocionalmente e profissionalmente. Contruí uma vida que fizesse sentido para mim, assumi minha identidade feminina. Não quero dizer para jovens trans que elas são umas pobres coitadas e que todos devem ter pena delas. Quero dizer para elas que é possível vencer, e que o primeiro passo é se livrar do preconceito contra si mesma. Parafraseando a campanha internacional: no final as coisas melhoram.

    ResponderExcluir
  8. Muito bacana, nunca vi nada igual, mais faltou depoimentos onde acontecem o inverso.

    ResponderExcluir
  9. Lindo de Fato o vídeo! Como tds sabem, a decisão ñ é das mais fáceis. Muito complexo td isso! Ou somos nós quem complicamos mais ainda? Eu tbm tive vontade de ligar prá minha Mãe agora e dizer - Eu sou Gay! Mas ela já sabe! Pq ela ñ me ajuda? Pior, pq eu tenho que sofrer tanto c/ uma coisa que ela já sabe, mas finge que ñ sabe?
    As vezes penso que se eu contasse prá minha Mãe, o resto seria o resto. Sinto (por uma questão de Liberdade) ter a obrigação de Contar uma coisa que ela já sabe desde a minha infância, essa mesma, q fui repreendido por esta Mãe, e que gerou certo distanciamento, bloqueios, falta de intimidade, as vezes até de raiva. Moro fora do país, e ainda assim ñ consigo me soltar, ñ sinto, ñ respiro, ñ vivo em Liberdade. Sei lá!...rs Qria escrever muitas coisas, mas só esse pouco já foi suficiente prá eu mesmo refletir. God luck à todos!

    ResponderExcluir
  10. Good Luck, Eu quis dizer! hehe

    ResponderExcluir
  11. Aline,

    Eu realmente fiquei muito emocionado com a leveza que vocês abordam o tema e digo que esse vídeo atinge muito mais do que jovens, atinge a todos nós, seres humanos. E ser ser humano já é por si só um grande desafio.

    Quando se fala em sexualidade a coisa tende a ser mais polêmica e ainda mais intensa quando o tema é homoafetividade, homossexualidade e a imensa interpretação e conceituação de gêneros. No vídeo os relatos são com naturalidade, como se fosse normal ser gay, como se fosse magnífico assumir-se, assumir para todos e principalmente para famílias que viveram sob a ótica do moralismo religioso, político e social de um determinado período histórico. Como se fosse normal! E o mais interessante é justamente isso: é normal! Hoje, vivemos um momento muito especial no Brasil, onde se fala abertamente contra os crimes homofóbicos, sobre a legalização dos direitos dos homossexuais, apesar de todas as controvérsias e ranços, vivemos um momento onde se expõe a normalidade de ser o que somos.

    É fato que muitos tomam atitudes severas como o suicídio, outros a frustração de sempre se esconder, e ainda os que tentam assimilar a dor de não ter famílias que possam aceitar a natureza de seus filhos. A realidade é absurda e clara nesses aspectos, e que jamais devam ser tachados como "coitadinhos", pois cada um tem uma história, uma forma de viver a própria vida, de fazer escolhas.

    Eu fiquei muito comovido com o vídeo, cada história de vida parece que se soma em um único grito de identidade. Eu queria mesmo que o mundo pudesse abrir os olhos para isso, e como vocês, possam dizer que é normal ser gente.

    ResponderExcluir
  12. nossa esse video me deu mais esperença.para contar pra minha mãe.que sou GAY .tenho 20 anos mais ainda tenho medo do que ela vai dizer ..to criando coragem pra dizer pra ela esse mês ..será que consigo..
    mas gostei dos depoinmentos..o amigo ai que disse que fatou o video inverso...so olha nos noticiarios nem presisa de depoimentos ...falowww...adoreii

    ResponderExcluir
  13. Vontade de contar tudo abertamente para todos não me falta, também não tenho vergonha de ser homossexual, mas o medo principalmente da minha mãe, de como ela vai agir, do que ela vai fazer, de como ela vai se sentir, até mesmo por ela ter um lado homofóbico ... me da um super medo de contar. Acho que só contarei quando me estabilizar finandceiramente e morar sózinho. Enquanto isso viverei essa vida "dupla".

    ResponderExcluir
  14. Eu também não compreendo o porque das pessoas simplesmente não entenderem que ser homossexual não é motivo de se sentir inferior, mas sei que algumas coisas tem mudado em relação a isso, só que a segurança em vivo ainda não me deixa confortável a ponto de contar a todos.

    Eu tenho muito medo de contar ao meu pai, sei o quão homofóbico ele é, tenho medo da maneira como ele vai me chamar e de como pode agir...sei que tanto ele quanto minha mãe sabem, principalmente minha mãe, mas então porque ela simplesmente não tenta me ajudar, não tenta conversar. Tá sempre dizendo que há algo de errado, pergunta com quem to no telefone, com quem to saindo, pra onde, que horas volto. Ela sabe que a maioria dessas perguntas estão relacionadas a homossexuais assim como eu.

    tenho 18 anos e namorei com um garoto de 23, foi a experiencia mais fantástica da minha vida...foi muito revelador e significativo na minha cabeça. minha mãe o conheceu como um ''amigo'' meu e sei que ela percebeu que nós estavamos juntos, sei disso! mas mesmo assim ela se fez de surda e cega. Acho que pelo fato de meus pais serem separados, e eu morar com ela, ela tem medo do que meu pai vai dizer.

    Enfim, o video é lindo, e realmente dá vontade de contar a todos que você sabe que te amam, mas a insegurança e o medo predominam, mas esse dia vai chegar, eu sei que vai!

    ResponderExcluir
  15. Lindo o vídeo! O projeto "It Gets Better" é sensacional!
    Com certeza ajudou e ajudará muitas pessoas. Principalmente os adolescentes.

    Ainda não sou assumido; porém, quero me assumir. Será muito difícil, pois a minha família é machista e conservadora. Mas isso já foi um drama na minha vida. Agora é apenas um detalhe.

    Vejo a homossexualidade como algo tão natural quanto a heterossexualidade. É verdade que no início é estranho, já que, biologicamente falando, um homem deveria se atrair sexualmente por uma mulher e vice-versa. Só que o desejo homo existe. É natural. E se há algum erro aí é da natureza, não meu.

    Hoje olho essa questão mais pelo lado político. Se as pessoas, especialmente no Brasil, não aceitam, não respeitam, não toleram a turma GLBTT, é mais por serem mal educadas. Não quero dizer que educação é tudo. É quase tudo.
    Se você estuda a História, a Arte, a Biologia, a Filosofia... enfim, se você tem contato com o conhecimento, tu passa a olhar o mundo, a sociedade, as coisas de uma maneira completamente diferente. Você se torna mais sensível, mais tolerante, mais sábio.

    Sexualidade é um assunto complexo. Só que o respeito a sexualidade alheia é óbvio.

    O que me angustia mesmo são as raízes - péssima educação, saúde no caos, falta de segurança, corrupção na política, etc. - dos nossos grandes problemas - da homofobia a miséria.

    De qualquer forma, viva a diversidade!

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito do Documetário, me deu mais Esperança, crença em mim mesmo e perca do preconceito que sinto em mim. Mais a questão Familiar ainda me da muito medo, antigamente quando eu não fazia parte do grupo dos "meninos" da sala eles me julgavam como "Viadinho,Gayzinho" ,assim como o jovem disse,e meu pai ao conversar comigo disse muitas coisas negativas, muitas mas influencias e disse que se eu fosse Gay eu iria apanhar como nunca apanhei. Eu realmente não acredito que ele possa fazer isto pois se ele me ama terá de me aceitar, mais ainda tenho um medo muito grande por ser muito jovem, morar em uma cidade muito pequena.
    Este Video me deu mais Esperança, mais acho que ainda falta muito para minha hora chegar.

    ResponderExcluir
  17. Gostei daquele coroa d cabelo preto bissexual

    ResponderExcluir