terça-feira, 9 de agosto de 2011

“Insensato coração”: quais cenas do casal gay foram censuradas pela Globo


Quem vê o casal Eduardo (Rodrigo Andrade) e Hugo (Marcos Damigo) em "Insensato Coração" não imagina que muito mais cenas entre eles deveriam ter ido ao ar não fosse a censura interna da TV Globo. Questionada por organizações de homossexuais, a emissora disse, através de nota, que suas "tramas registram a afetividade e o preconceito, mas não cabe a exaltação. Cabe, sim, combater a intolerância, o preconceito e a discriminação, o que temos estimulado cotidianamente inclusive por meio de campanhas". Vale ressaltar que os cortes só atingiram o casal gay. O personagem caricato Rony (Leonardo Miggiorin) não teve nenhuma de suas cenas censurada.

Os autores Ricardo Linhares e Gilberto Braga (que chegaram a ser chamados na emissora para diminuírem o tom de intimidade do casal) escreveram diálogos que chegaram a ser gravados mas nunca foram ao ar. O blog conversou com pessoas que tiveram acesso aos capítulos originais e lista abaixo algumas das cenas que foram cortadas:

1- Depois de transarem pela primeira vez, em um motel, eles conversam de toalhas ao sair do banho. A intimidade e o local favoreceram os cortes.

2- A cena em que Paula (Tainá Müller) flagra Eduardo e Hugo juntos na boate Barão da Gamboa. Os cortes aconteceram nos diálogos. A mini-vilã usava termos bem fortes e agressivos contra o casal gay.

3- A sequência em que Sueli (Louise Cardoso) leva café na cama para o filho e seu namorado. A Globo achou melhor cortar a tal "aprovação materna".

Fonte: Leo Dias

3 comentários:

  1. cada dia mais eu odeio a globo ja parei de assistir e fico sabendo das novidades aqui no bananas eu acho q todos nos deveriamos parar de assistir essas emissoras quem sabe com a queda da audiencia eles passem a nos tratar com mais respeito saudades de botineras isso sim é novela parabens a argentina(nunca me imaginei dizendo isso)

    ResponderExcluir
  2. Não mostra cena afetiva, nem cena da mãe que concorda e ama o filho independente da orientação sexual, mas mostra cena de homofobia, espancamento e morte... Aham, senta lá Gluóbo ¬¬"

    ResponderExcluir
  3. credo q coisa mais ambigua! uma hora pregam q nao devemos ser homofobicos e na outra cortam cenas de afetividades homos a torto e a direito!!!
    q historia é essa d cortar cena pq a mae aceita???? agora as maes devem ser contra seus filhos???????

    bora lah, nós homossexuais nao devemos pemitir q isso continue!!

    #forahomofobia

    ResponderExcluir