terça-feira, 15 de novembro de 2011

O Casamento de Carlos Tufvesson e André Piva

Carlos Tufvesson e André Piva celebraram 16 anos de união ao lado de familiares e amigos famosos. A cerimônia aconteceu na noite de segunda-feira (14), no Museu de Arte Moderna (MAM), Rio de Janeiro. Os dois entraram no local elegantes, com ternos assinados pelo alfaiate Alberto Marques e acompanhados de suas respectivas mães, Bia Piva e Glorinha Pires Rebelo.
"Tive poucos convites. Quem está aqui é muito importante [para eles], pessoas muito caras e queridas. Fico muito feliz em ver meus filhos unidos e felizes depois de tantos problemas. Eu, Glória, mãe de Carlos Tufvesson, ela, Bia, mãe de André Piva, diante das leis do amor, vos declaramos casados", contou Glorinha. André, um famoso arquiteto, e Carlos, estilista badalado que já assinou vestidos de noiva de personalidades como Angélica, trocaram alianças e carinhos durante a cerimônia.
Carlos contou à reportagem de QUEM qual o significado da celebração. "Casado, a gente já é. Na nossa sociedade, família e amigos, já somos [casados]. Minha mãe fala do André como parte da vida dela, como se fosse um filho." O estilista foi pedido em casamento no Dia dos Namorados deste ano e os dois escolheram o dia de hoje para a comemoração por causa justamente do aniversário de André. "Só têm amigos, aqui, era uma festa para 60 pessoas e acabou aumentando por conta das pessoas queridas. Estamos renovando votos de uma vida", afirmou Carlos.
André descreveu o que sentiu no momento. "Estou muito emocionado. Depois de 16 anos, continuo emocionado. Parece que estamos renovando votos. Isso dá uma vida. Agora, posso assinar casado na ficha, muito bom isso", disse. Embora estejam felizes com a celebração, eles não emendarão com uma Lua de Mel. “Não vai dar tempo [de curtir a Lua de Mel]. Não planejamos nada, mas em setembro fizemos uma viagem a Mikonos, na Grécia, e acabamos pensando na festa lá”, disse. Os bem-casados, aliás, vieram com um olho grego como adereço de decoração, que trouxeram de lá.
O arquiteto achou interessante marcar casamento e aniversário em uma mesma data. “Não gosto de fazer festa de aniversário. Então, casar no mesmo dia foi uma ótima saída para poder comemorar [as duas coisas].” As alianças usadas, de Ricardo Filgueiras, são as mesmas de quando fizeram 10 anos de casados. A diferença é que mandaram grafar a data da união.

Apesar de apenas terem conseguido obter a união estável, ele acredita que em breve poderão se tornar casados perante a lei, o que garante mais direitos aos casados. “Eu acho que quando sair a decisão [do casamento], todo mundo poderá fazer isso, vai ser universal. Está no STF e vai ser votada ainda este ano”, contou.

Carlos comentou a questão do júri, que ainda proibiu o casamento deles. "Não é possível que depois de termos essa extensão de direitos [para todos], a gente tem um flagrante desrespeito, que é uma lei. O grande sonho da minha vida era que minha avó, Maria Luiza Pires Rebelo, me visse casando. E a minha vontade é que todos os casais no mundo possam ter a felicidade que a gente tem", disse ele que está recorrendo a decisão.

Jean Wyllys vê a cerimônia como ato político. "Eu não poderia deixar de vir ao casamento porque, além de eu ser amigo do Carlos Tufvesson há muito tempo, essa celebração é um ato político. Ele teve a coragem de abrir a intimidade dele para mostrar isso para a sociedade. A união estável não dá todos os direitos que o casamento dá. É preciso esclarecer que casamento não é necessariamente entre homem é mulher." André completou dizendo que ele e Carlos não pretendem ter filhos. "A gente tem uma vida profissional muito agitada, viajamos junto, então não teríamos tempo para cuidar dos filhos."







3 comentários: