sábado, 10 de dezembro de 2011

91 anos de Clarice Lispector

Apenas um breve abre aspas no blog.
Hoje é dia de Clarice Lispector!
Clarice Lispector nasceu no dia 10 de dezembro de 1920 em uma pequena ilha chamada Tchetchelnik, na Ucrânia.
Filha de Pinkouss e Mania Lispector, essa recebeu o nome de Haia Lispector, mas ao chegar ao Brasil todos, exceto a irmã Tania, mudaram de nome. O pai passou a se chamar Pedro; a mãe, Marieta, a irmã Leia, Elise; e Haia, Clarice.




"Eu tenho medo de ser quem eu sou."

"Minha história é viver. E não tenho medo do fracasso. Que o fracasso me aniquile, quero a glória de cair."

"Olha para mim e me ama. Não: tu olhas para ti e te amas. É o que está certo."

"Simplesmente eu sou eu. e você é você. É vasto, vai durar."

"Sei o que estou fazendo aqui: conto os instantes que pingam e são grossos de sangue."

"Sou um coração batendo no mundo."

"Sábado de manhã é quintal, uma abelha esvoaça e o vento: uma picada de abelha, o rosto inchado, sangue e mel, aguilhão em mim perdido..."

"Tu és uma forma de ser eu, e eu uma forma de te ser: eis os limites de minha possibilidade."

"Viver é tão fora do comum que eu só vivo porque nasci."

"Eu agüento porque sou forte: comi minha própria placenta."

"Eu não sou uma sonhadora. Só devaneio para alcançar a realidade."

"Temos mantido em segredo nossa morte para tornar nossa vida possível."

"O que é que se consegue quando se fica feliz? ... - Ser feliz é para se conseguir o quê?"

"É necessário certo grau de cegueira para poder enxergar determinadas coisas."

"Queria subir e só a morte como um fim me daria o auge sem a queda."

"Isso será coragem minha, a de abandonar sentimentos antigos já confortáveis."

"A vida é muito rápida, quando se vê, se chegou ao fim. E ainda por cima somos obrigados a amar a Deus."

"Como viver é secreto! Meu segredo é a vida. Eu não conto a ninguém que estou viva."

"A vida real é um sonho, só que de olhos abertos (que vêem tudo destorcido)."

"Como viver é secreto! Meu segredo é a vida. Eu não conto a ninguém que estou viva."

"Serei eterna depois de minha morte? Ou sou apenas instantânea?"

"Minha orgia na verdade vinha de meu puritanismo: o prazer me ofendia, e da ofensa eu fazia prazer maior."

"Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre."

"É sempre assim que acontece - quando a gente se revela, os outros começam a nos desconhecer."

"Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade."

"Antes o sofrimento legítimo do que o prazer forçado."

"Escolher a própria máscara era o primeiro gesto voluntário humano.e solitário."

Um comentário: