segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Em DVD da turnê "Monster's Ball", Lady Gaga age como criança carente de atenção

Embora exorte seus “little monsters” a se comportar como rainhas na canção “Born This Way”, a própria Lady Gaga não consegue sustentar a personagem estrela do pop no palco. No DVD “The Monster´s Ball Tour at Madison Square Garden”, recém-lançado no Brasil, é possível perceber isso. O show, gravado especialmente para exibição no canal HBO, já começa com cenas de bastidores em preto e branco (alguém aí pensou em “Na Cama com Madonna”?) em que Gaga chora pelo medo de decpecionar seus fãs, de não ser forte o suficiente e uma ladainha impensável na boca de qualquer superstar.
Mesmo assim, a cantilena de Gaga continua por diversas vezes durante o show. É tanta autoafirmação, tanta satisfação, tanta justificativa, que você começa realmente a se perguntar “ora, por que estou assistindo a isso, já que essa pessoa se diz tão comum?” Porque esse discurso não passa de estratégia para chamar a atenção. Gaga sabe que ela é uma estrela, pois gaba-se o tempo todo de ter lotado o Madison Square Garden, mas ao mesmo tempo precisa fingir essa proximidade do nicho dos párias que estão ali a delirar a cada grito, a cada figurino incrível (sim, seus figurinos, embora rebuscados, são incríveis) e a cada discurso demagogo como “odeio dinheiro”.

Essa pretensa proximidade, talvez fruto da sociedade das redes sociais, apenas enfraquece sua aura de estrela durante o show, que tem como seu ponto alto os excelentes hits da cantora como “Telephone”, “Poker Face”, “Love Game”, "Bad Romance" e “Born This Way”.

Outro ponto que enfraquece a performance de Gaga, que já não é grande coisa comparada à de seus próprios bailarinos, são as cenas de bastidores no meio da edição do DVD. Além de tirar qualquer possibilidade de fantasia do espectador do show (não vamos a shows para esquecer a realidade?) essa estratégia parece mais uma vez querer provar ao público que Gaga é uma espécie de tutorial da estrela pop, pois, na palavras dela, não se deve deixar que nos façam crer que não somos capazes de ganhar um Grammy.

Conforme a apresentação avança, Gaga segue ora se gabando (por estar na HBO), ora se fazendo de vítima: “Cresci a 20 quadras daqui e passei mês após mês, ano após ano vendo os nomes sendo suspensos na marquise e eu sonhava que um dia meu nome estaria escrito em luzes”. Durante “Speechless” (que significa “sem palavras”), mais discurso: Gaga ironiza os que disseram que sua voz era muito pop, que ela nunca seria a estrela principal. Nos extras, que mostram os bastidores do show, tudo em preto e branco, claro, ela repete o mesmo texto para Liza Minelli.

Estrelas pop não dão discursos, dão performances, mal nos olham nos olhos, são distantes, enigmáticas, misteriosas, excêntricas e nunca dão satisfações. Por isso nós as amamos, por não serem comuns. Nesse ponto, Lady Gaga ainda tem muito a aprender. Quer fazer tudo ao mesmo tempo agora e não faz nada direito, nada por completo, nada com profundidade. Começa a tocar piano, para no meio para discursar, aí não sabe se dança, se toca, se vira no avesso, se quer ser comum, se quer ser famosa... O show é uma bagunça, quando não uma terapia em grupo em que apenas uma pessoa fala. É uma pena ver que uma das maiores estrelas pop dessa década deixa sua carência se sobrepor a seu talento.

Fonte: Uol

21 comentários:

  1. toda cantora teve que passar por apuros na vida isso que gaga fez foi para as pessoas entenderem melhor a pessoa que ela foi no passado ...Agora você (mais um ínutil no mundo)vem questionando ela simplesmente por não saber de nada ...tenta saber um pouco a mais sobre ela assim essas certas duvidas suas sobre ela vão sumir..E alias que eu saiba esse tipo de blog posta outras coisas(não fica agredindo as cantoras e seus fãs)

    ResponderExcluir
  2. Mas é uma das coisas que fazem ela se destacar, a aproximação com o público. Se ela seguisse a fórmula certinha para ser uma "estrela pop" em tese arrogante e distante como diz na matéria, ela nunca faria o sucesso que faz. Matéria totalmente nonsense

    ResponderExcluir
  3. e ainda a chamam de artista completa KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  4. já assiste ao DVD e o achei completamente perfeito e impecável.. GaGa se mostra simples e CONFIANTE de seu talent. Suas performances são ousadas e divertidas.

    ResponderExcluir
  5. Ela fez isso pra contar como foi a história dela...
    pq se ninguém a conhecesse a fundo não saberia pq ela esta onde está (No topo), se ela fosse como "as outras" seria apenas mais uma, mas não ela é a Lady Gaga diferente de TODAS essas aí que vc está "acostumado" a ver.

    ResponderExcluir
  6. Desculpa mas... Lady Who ?

    ResponderExcluir
  7. Talvez você goste de ver uma "cantora" dublando e fazendo de conta que tem algum talento. Mas oque Gaga faz no palco tem um porque, ela realmente tem uma causa e tenta ajudar os fãs. Sinceramente, esse blog vai perder muitos views se continuar escrevendo críticas sem fundamento. Quem age como criança é você postanto esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir
  8. que foto horrivel!
    a loca segurando uma criança chata e manhenta

    ResponderExcluir
  9. a Gaga em momento algum se gaba de ter o mardison sqare garden lotado ela simplesmente fala " eu dia meu ex namorado me disse que eu nunca seria famosa que nunca teria uma musica de sucesso" (algo assim) e ele falo que respondeu um dia vc n vai conseguir tamar um chicara de chá de ouvir o meu nome, dai ela fala para os seus little monster seguirem em frente e correr atras dos seus sonhos aentão antes de postar uma coisa dessa analise bem a Gaga que é um pessoa que sempre esta junta com seus fã de toda forma possivel simplesmente patetico o que vc plubicaram.

    ResponderExcluir
  10. Sempre tem uma bicha que não gosta da Gaga pra achar "erros" aonde não há. A própria Gaga e todos os LM's sabem que ela não faria tanto sucesso se não fosse assim.

    ResponderExcluir
  11. Lady Who? +1 by the QUEEN Of POP Madonna

    ResponderExcluir
  12. O Bananas Business poderia mudar o nome para Anti-Lady Gaga, porque né, fugiu completamente do foco principal.

    A cada 10 posts, 3 são de recalque, olá ?

    ResponderExcluir
  13. A cantora que mais se preocupa com a causa gay! Born this way é um hino de liberdade e amor levado aos 4 cantos do mundo pela voz e talento incomparaveis q ela tem! e ainda querem esculahchar, critica-lá?! quem foi a beesha enrustida que escreveu essas merdas! Mother monster we fight for you!

    ResponderExcluir
  14. Matéria totalmente nonsense [2]

    ResponderExcluir
  15. NINGUEM PODE FALAR DE LADY GAGA QUE JÁ É ATACADO,QUE COISA CHATA,APRENDAM A OUVIR CRITICAS.EU VI ESSE ESPECIAL E TAMBÉM ACHEI MUITO CONFUSO,O SHOW NÃO TEM PÉ NEM CABEÇA E AS MUSICAS SÃO COADJUVANTES.

    ResponderExcluir
  16. ATÉ QUANDO VCS VÃO COMPARAR LADY GAGA COM MADONNA, A MADONNA JA TEVE SUA VEZ, AGORA DEIXE A GAGA TER A VEZ DELA.

    ResponderExcluir
  17. Eu não sei que esse blog tem que só fala mal da LADY GAGA, uma cantora completa que protege com unhas e dentes os direitos humanos principalmente o dos gays, e tá lutando com BARACK OBAMA com uma lei para criminalizar o BULLING nos EUA nas escolas em benefícios aos gays agredidos, sinceramente vocês daqui desse site deviam tomar cuidado com que postam para as pessoas por que com tempo ninguém mais aqui vai querer frequentar, um blog que fala mal do seu ÍDOLO!

    ResponderExcluir
  18. AS BIXAS SÃO TÃO ANALFA QUE NÃO SABEM NEM LER A "FONTE"! FOI A FOLHA E NÃO O BANANAS QUE ESCREVEU.
    E SE COLOCA ALGO DA BRITNÉIA, É PQ O BANANAS ODEIA ELA. SE FOR DA GAGA, TBM.
    NINGUÉM PODE MEXER COM AS DIVAS DAS BIBAS, ELAS SÃO DEUSAS. ACORDEM BEES!

    ResponderExcluir
  19. Pelo menos ela CANTA.
    E MUITOOOOO

    ResponderExcluir
  20. Lady Gaga: cantora, compositora, pianista, dançarina, diretora de seus próprios clipes, elogiada por personalidades como Chris Martin, Tony Bennet, Beyoncé, Marilyn Manson, toda a banda Kiss, Alice Cooper, Adam Lambert e Elton John. Gaga tem mais grammys, VMA's e EMA's que Britney e Rihanna que estão a MUITO mais tempo na carreira, e BORN THIS WAY obteve mais lucro do que a SOMA de CINCO cd's da Madonna. Se alguém ainda duvida do talento que ela tem, procurem no Youtube "paparazzi acoustic version". O fato é que a Gaga é MUITO mais completa do que qualquer uma dessas cantoras atuais. Desculpa aí, mas seu argumento é inválido.

    ResponderExcluir