terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Adolescente gay e evangélico é excluído da própria Igreja por conta da orientação sexual

Em uma atitude no mínimo surpreendente, o pastor da Igreja Batista da Graça em Vitória da Conquista, na Bahia, Sérgio Emílio Meira Santos, foi até uma das delegacias da cidade nesta segunda-feira, dia 9 de janeiro, para prestar queixa contra aquilo que define como homofobia dentro da sua própria igreja.


De acordo com o pastor, um jovem de 16 anos, membro da congregação, estaria sofrendo preconceitos por conta de sua orientação sexual. Por conta de sua defesa para que o adolescente tivesse o direito de continuar frequentando o espaço, o conselho administrativo da Igreja decidiu demiti-lo.

Em depoimento à delegada plantonista Carla Rodrigues, o pastor Sérgio ainda declarou que a sexualidade do adolescente foi colocada em discussão em pleno culto, pela vice-presidente do Conselho, Helita Figueira, que declarou estar insatisfeita com a presença de um jovem gay na igreja.

“Sei que houve uma reunião na casa de um membro do corpo administrativo da Igreja Batista da Graça, reunião que teria ocorrido no dia 23 de dezembro, e um dos assuntos discutidos é que eu haveria colocado uma pessoa de orientação sexual homossexual para tocar o teclado e por isso eu não poderia continuar como pastor dessa igreja. E o que me surpreendeu é que eu presidi o culto no dia 31 de dezembro, presidi a escola dominical e o culto do dia 1 de janeiro, com todos os membros presentes, e nada foi falado sobre minha saída da Igreja”, alega o religioso.

“Mas no dia 2 de janeiro, sem comunicação aos membros da igreja, que é dirigida pela sua assembleia geral, um táxi, de forma anônima, entregou a carta ao meu pai, que não é uma pessoa evangélica. No decorrer dessa balbúrdia, descobrimos que um dos assuntos tratados na reunião da vice-presidente do Conselho Administrativo (Helita Figueira) é que eu não tinha condições de continuar como pastor uma vez que coloquei um homossexual tocando teclado”, explica o pastor.

Agora, o caso será analisado pela delegacia da cidade. Como o PLC 122 – por pressão da bancada evangélica no Senado Federal – não foi aprovado, ainda não há uma lei que puna a homofobia e o caso de “amor ao próximo” demonstrado pelo Conselho Administrativo da Igreja pode ficar sem solução.

Fonte: Uol

6 comentários:

  1. Esse caso é muito sério. É um caso totalmente explícito de discriminação e exclusão. Nem é preciso a lei contra a homofobia nesse caso, a igreja deve ser processada por assédio moral, pois pôs o jovem (ainda por cima menor de idade), em situação humilhante e degradante. Pode facilmente ser processada hoje mesmo.

    ResponderExcluir
  2. O 1º comentário disse tudo né, assédio moral mesmo. Pense em como o menino gay vai viver depois de ter sua sexualidade exposta desta maneira. É um absurdo!!E se o menino enfrentasse a todos?? No mínimo iria pra fogueira. Rídiculo esse mundo que vivemos.

    ResponderExcluir
  3. Novidade moro em Cianorte aqui aconteceu a mesma coisa com dois joven em uma igreja evangélica

    ResponderExcluir
  4. Aconteceu o mesmo comigo aqui na cidade de Itabuna na Bahia. Fui expulço do grupo de catequista pelo fato de eu ser um transsexual, alegando eles que eu poderia afetar os catequisando da igreja da comunidade onde moro , pocurei saber mas sobre a respeito mas ainda não me disseram nada sendo que me espulsou foi o cordenador da paroquia que tambem é gay. Eu e minha mãe e minha familia estão muitos abalados, pois a igreja com o nome da Santa que sou devoto esta acontecendo essas coisas. tou muito triste mesmo. Se quiserem saber mais meu e-mail ai > gi.wender@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Aconteceu o mesmo comigo aqui na cidade de Itabuna na Bahia. Fui expulço do grupo de catequista pelo fato de eu ser um transsexual, alegando eles que eu poderia afetar os catequisando da igreja da comunidade onde moro , pocurei saber mas sobre a respeito mas ainda não me disseram nada sendo que me espulsou foi o cordenador da paroquia que tambem é gay. Eu e minha mãe e minha familia estão muitos abalados, pois a igreja com o nome da Santa que sou devoto esta acontecendo essas coisas. tou muito triste mesmo. Se quiserem saber mais meu e-mail ai > gi.wender@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Aconteceu o mesmo comigo aqui na cidade de Itabuna na Bahia. Fui expulço do grupo de catequista pelo fato de eu ser um transsexual, alegando eles que eu poderia afetar os catequisando da igreja da comunidade onde moro , pocurei saber mas sobre a respeito mas ainda não me disseram nada sendo que me espulsou foi o cordenador da paroquia que tambem é gay. Eu e minha mãe e minha familia estão muitos abalados, pois a igreja com o nome da Santa que sou devoto esta acontecendo essas coisas. tou muito triste mesmo. Se quiserem saber mais meu e-mail ai > gi.wender@hotmail.com

    ResponderExcluir