domingo, 9 de dezembro de 2012

"Ninguém deveria se preocupar se o parceiro transa com outra pessoa", diz psicanalista

Você sente calafrios só de pensar que não tem domínio sobre a vida sexual do seu parceiro ou parceira? Segundo a psicanalista e escritora Regina Navarro Lins, acreditar que é possível controlar o desejo de alguém é apenas uma das mentiras do amor romântico.


"É comum alimentar a fantasia de que só controlando o outro há a garantia de não ser abandonado", afirma ela, que lançou recentemente "O Livro do amor" (Ed. Best Seller). Dividida em dois volumes ("Da Pré-História à Renascença" e "Do Iluminismo à Atualidade"), a obra traz a trajetória do amor e do sexo no Ocidente da Pré-História ao século 21 e exigiu cinco anos de pesquisas.

Regina, que é consultora do programa "Amor & Sexo", apresentado por Fernanda Lima na Rede Globo, acredita que, na segunda metade deste século, muita coisa ainda vai mudar: "Ter vários parceiros será visto como natural. Penso que não haverá modelos para as pessoas se enquadrarem", diz ela. Leia a entrevista concedida pela psicanalista ao UOL Comportamento.

 UOL Comportamento: Na sua pesquisa para escrever "O Livro do Amor", o que você encontrou de mais bonito e de mais feio sobre o amor?

Regina Navarro Lins: Embora "O Livro do Amor" não trate do amor pela humanidade, e sim do amor que pode existir entre um homem e uma mulher, ou entre dois homens ou duas mulheres, a primeira manifestação de amor humano é muito interessante. Ela ocorreu há aproximadamente 50 mil anos, quando passaram a enterrar os mortos –coisa que não ocorria até então– e a ornamentar os túmulos com flores. O que encontrei de mais feio no amor foi a opressão da mulher e a repressão da sexualidade.


UOL Comportamento: Como você imagina a humanidade na segunda metade deste século?

Regina: Os modelos tradicionais de amor e sexo não estão dando mais respostas satisfatórias e isso abre um espaço para cada um escolher sua forma de viver. Quem quiser ficar 40 anos com uma única pessoa, fazendo sexo só com ela, tudo bem. Mas ter vários parceiros também será visto como natural. Penso que não haverá modelos para as pessoas se enquadrarem. Na segunda metade do século 21, provavelmente, as pessoas viverão o amor e o sexo bem melhor do que vivem hoje.


UOL Comportamento: Você fala sobre as mentiras do amor romântico. Quais são elas?

Regina: O amor é uma construção social; em cada época se apresenta de uma forma. O amor romântico, que só entrou no casamento a partir do século 20, e pelo qual a maioria de homens e mulheres do Ocidente tanto anseia, não é construído na relação com a pessoa real, que está ao lado, e sim com a que se inventa de acordo com as próprias necessidades. Esse tipo de amor é calcado na idealização do outro e prega a fusão total entre os amantes, com a ideia de que os dois se transformarão num só. Contém a ideia de que os amados se completam, nada mais lhes faltando; que o amado é a única fonte de interesse do outro (é por isso que muitos abandonam os amigos quando começam a namorar); que cada um terá todas as suas necessidades satisfeitas pelo amado, que não é possível amar duas pessoas ao mesmo tempo, que quem ama não sente desejo sexual por mais ninguém. A questão é que ele não se sustenta na convivência cotidiana, porque você é obrigado a enxergar o outro com aspectos que lhe desagradam. Não dá mais para manter a idealização. Aí surge o desencanto, o ressentimento e a mágoa.


UOL Comportamento: Por que você diz que o amor romântico está dando sinais de sair de cena?

Regina: A busca da individualidade caracteriza a época em que vivemos; nunca homens e mulheres se aventuraram com tanta coragem em busca de novas descobertas, só que, desta vez, para dentro de si mesmos. Cada um quer saber quais são suas possibilidades, desenvolver seu potencial. O amor romântico propõe o oposto disso, pois prega a fusão de duas pessoas. Ele então começa a deixar de ser atraente. Ao sair de cena está levando sua principal característica: a exigência de exclusividade. Sem a ideia de encontrar alguém que te complete, abre-se um espaço para outros tipos de relacionamento, com a possibilidade de amar mais de uma pessoa de cada vez.


UOL Comportamento: E como fica o casamento?

Regina: É provável que o modelo de casamento que conhecemos seja radicalmente modificado. A cobrança de exclusividade sexual deve deixar de existir. Acredito que, daqui a algumas décadas, menos pessoas estarão dispostas a se fechar numa relação a dois e se tornará comum ter relações estáveis com várias pessoas ao mesmo tempo, escolhendo-as pelas afinidades. A ideia de que um parceiro único deva satisfazer todos os aspectos da vida pode vir a se tornar coisa do passado.


UOL Comportamento: Só de pensar na possibilidade de ter um relacionamento em que a monogamia não é uma regra, muitos casais têm calafrios. Por que?

 Regina: Reprimir os verdadeiros desejos não significa eliminá-los. W.Reich [psicanalista austríaco] afirma que todos deveriam saber que o desejo sexual por outras pessoas constitui parte natural da pulsão sexual. Pesquisando o que estudiosos do tema pensam sobre as motivações que levam a uma relação extraconjugal na nossa cultura, fiquei bastante surpresa. As mais diversas justificativas apontam sempre para problemas emocionais, insatisfação ou infelicidade na vida a dois. Não li em quase nenhum lugar o que me parece mais óbvio: embora haja insatisfação na maioria dos casamentos, as relações extraconjugais ocorrem principalmente porque as pessoas gostam de variar. As pessoas podem ter relações extraconjugais e, mesmo assim, ter um casamento satisfatório do ponto de vista afetivo e sexual. A exclusividade sexual é a grande preocupação de homens e mulheres. Mas ninguém deveria se preocupar se o parceiro transa com outra pessoa. Homens e mulheres só deveriam se preocupar em responder a duas perguntas: Sinto-me amado(a)? Sinto-me desejado(a)? Se a resposta for "sim" para as duas, o que o outro faz quando não está comigo não me diz respeito. Sem dúvida as pessoas viveriam bem mais satisfeitas.


 UOL Comportamento: Como as pessoas poderiam viver melhor no amor e no sexo?  

Regina: Para haver chance de se viver a dois sem tantas limitações, homens e mulheres precisam efetuar grandes mudanças na maneira de pensar e de viver. Acredito que para uma relação a dois valer a pena, alguns fatores são primordiais: total respeito ao outro e ao seu jeito de ser, suas ideias e suas escolhas; nenhuma possessividade ou manifestação de ciúme que possa limitar a vida do parceiro; poder ter amigos e programas em separado; nenhum controle da vida sexual do parceiro, mesmo porque é um assunto que só diz respeito à própria pessoa. Poucos concordam com essas ideias, pois é comum se alimentar a fantasia de que só controlando o outro há a garantia de não ser abandonado. A questão é que não é tão simples. Para viver bem é preciso ter coragem.

Os Gays já estão nessa vibe??? 

 

 

 

19 comentários:

  1. realmente muita gente por aí( homos, heteros e bissexuais) acredita que quem ama nao sente desejo sexual por mais ninguem, so pelo seu "amor", isso nao é romantismo, isso é ingenuidade

    ResponderExcluir
  2. Já tem um tempo que eu não tenho o mínimo interesse em me casar, justamente por eu sentir atração homens de diferentes tipos. Até há pouco vi uma entrevista de uma psicóloga que falava algo semelhante, e elas têm total razão.

    A infidelidade é cada vez mais comum, isso por que as pessoas não conseguem ficar com uma só pessoa. O meu avô sempre foi infiel a minha avó (huehehehe) quando fui crescendo, por influência dos outros, eu tinha raiva dele por não respeitar a minha a avó, hoje o entendo perfeitamente, afinal, ninguém gosta de comer todos os dias a mesma comida, então por que não varia de parceiro?

    Inicialmente, o interesse por outra pessoa vem pela atração física, o amor é inventado depois de passar um tempo junto de tal pessoa.

    O casamento é um contrato de posse: "você casou comigo e agora é meu". É por, basicamente, isso que as pessoas se casam, pra garantir o poder sobre a outra, só que ninguém gosta de ser controlado, daí começam as brigas e, consequentemente, a traição.

    Pra essa sociedade suja melhorar a ruína do casamente é algo crucial para que isso ocorra. O machismo diminuiria e a desigualdade entre os gêneros também. Os homossexuais junto às mulheres não seriam considerados inferiores. Pois os absurdos que acontecem com os homossexuais é reflexo do desde sempre acontece com a mulher, pois aqueles que são penetrados (os passivos [os gays em geral]) são tratados como inferiores.

    Homem = Quente, viril, ativo.

    Mulher - Fria, frágil, passiva.

    Isso algo é algo que precisa cair.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou assim, sinto desejo por quase todos os tipos de homem: lisinhos ou peludinhos, brancos ou negros, novinhos ou coroas, etc. Só não gosto de jeito nenhum de bombados, barrigudos, gordos, e afins. Ou seja, é dificil realmente estar com uma pessoa e só desejar essa pessoa. Mas ao mesmo tempo eu curto essa coisa de namorar sério, ser fiel, adoraria encontrar um carinha que quisesse isso mas é tão dificil. Acho que casamento(homem e mulher) é uma coisa inventada por culturas, religiões e que hoje em dia não cabe mais. E os gays agora vem com essa de quererem casar, aff...

    ResponderExcluir
  4. Cada um sabe o que é melhor para si...
    Pessoas romanticas podem sentir-se tristes, por sua atitude perante a vida, mas ken disse que pessoas exploradoras não podem sofrer?! Quer dizer key desgraça, soh na minha casa?!?! Sei...
    Não olhando nem para o antes e, nem vislumbrando, o depois, o mundo, que encontramos pede mais segurança, que liberdade ilimitada... o ser humano, é um ser orientado pela conveniencia, mesmo que ditatorial. Porém, por diversas vezes, é preciso parar, ter um limite. Nós temos de viver tudo quanto for possivel, pois sabe-se que quanto maior for o entendimento, maiores serão as chances... Mas, se pararmos e observarmos, notaremos key a segurança é algo preciso e/ou construido, que nem sempre, necessariamente, signifique controle, porém, por que não, reconhecimento do que precisamos?! A liberdade, o que é, senão, algo vazio, que não existe...

    ResponderExcluir
  5. Não Gostei ! Acho que ela está certa em alguns pontos e erradas em outas...Claro que casado você irá sentir atração por outra pessoa , afinal você não é um robô... se isso for realmente acontecer o mundo se tornara algo banal , apenas em busca de prazer(SEXO) e perfeição , não tem como uma pessoa agradar 100 % , se Nem Jesus conseguiu agradar a todos ... Assim uma relação são feita de imperfeições e não construída a base de conto de Fadas...De tal modo que a BIGAMIA digamos assim seria em busca de sexo ,diversão e prazer ,... Você estaria com um pensando em outro , na verdade você sairia em busca de prazer sexual ... Mais os desejos sexuais não te satisfazem , ja parou pra pensar que conto de fadas não existem? Mais valores morais hoje ainda não foram completamente excluídos ... Existe o tal do caráter , da humildade , Ninguém terá todos valores ... é possível que esses valores sejam completamente DILACERADOS da sociedade e os relacionamentos se tornem piores pelo simples fato da cooperação um com o outro...Você Não precisa ter controle de ninguém... Controle seria mandar e demandar em algúem ,um relacionamento não é assim , é liberdade porém , liberdade consciente , ser traido , esse é seu medo ? todos seremos um dia... mas você deve buscar alguém que te entenda e aceite como você é , e você não pode ficar em marcação ,como se fosse um cachorro .... Tente acordar todas as manhãs e nos piores momentos enchergar as qualidades de seu companheiro ,mais saiba dos defeitos... Tente ser você e abrir o jogo , NÃO EXISTE PRINCIPE ENCANTADO...Relacionamentos assim não durariam muito , pense o desejo sexual acaba ... quando você estiver velho ,quem estará ao seu lado , vários velhos querendo sexo com você ?NÃO.... você tera apenas sua própria companhia porque não aprendeu com os erros , e não evoluiu com as imperfeições de seu parceiro, você não aprendeu como é se relacionar pois é o tempo mesmo com dificuldade que faz grande relacionamentos ,O AMOR ,esse sim existe ... você não soube lhe dar com as dificuldades da vida... Você não soube ceder ,e pensar no próximo ,afinal o EGOISMO é a chave do fim de qualquer relacionamento ,NÃO existe só seu UMBIGO ...acho que essa autora está equivocada ,temos que mudar ... Não em busca do PERFEITO... e sim do IMPERFEITO.... ODIEI ESSA MATÉRIA ,porque um casamento fiél não pode existir com verdade e cooperação ?? ... no fim você e seu parceiro é o que importa desejos sexuais são passageiros...

    ResponderExcluir
  6. Isso comigo não rola mesmo sem chance nenhuma. Olha como ser humano e como homem vou sim sentir atração e desejo por outros caras porém se estou em um relacionamento não vou jamais colocar um par de chifres no cara que estou por varios motivos o primeiro por não valer apena já que acabarei perdendo e magoando alguém importante, segundo por respeito e terceiro consciência. Se está afim de outro cara é simples termine o relacionamento só quero dizer que não tenho nada contra a esse tipo de relacionamento mais nunca entraria nessa forma de relacionamento não é para mim.

    ResponderExcluir
  7. Pra quem gosta da tal relaçao aberta, ou seja, estao casados mas cada um vai pra cama com quem quiser, otimo.Mas eu nao gostaria de estar casado com um cara e levar esse tipo de vida nao.
    O anonimo disse que se sente atraido por quase todos os tipos de homem, eu tambem, inclusive gosto dos bombados, adoro uma barriguinha e diria que nao dispenso um gordinho, mas qdo estou com alguem o meu desejo fica so no desejo mesmo.
    Fausto

    ResponderExcluir
  8. Não concordo. Pode até haver interesse em outros corpos, mas não passa disso. Não sinto uma necessidade tão grande que faça eu trair meu namorado, é algo passageiro que sei que não devo avançar por diversos motivos, e sempre vale a pena não fazer.

    ResponderExcluir
  9. Não concordo. Pode até haver interesse em outros corpos, mas não passa disso. Não sinto uma necessidade tão grande que faça eu trair meu namorado, é algo passageiro que sei que não devo avançar por diversos motivos, e sempre vale a pena não fazer.

    ResponderExcluir
  10. Toda discussão é válida. Eu acredito sim que uma pessoa consiga amar duas ou mais ao mesmo tempo; mas acredito também que isso não é uma regra. Haverão sempre aqueles que se sentirão melhor em se relacionar com apenas uma pessoa de cada vez. Eu acho possível que essa forma de amor possa satisfazer as pessoas futuramente sim. A autora é bem clara no que diz respeito às vontades individuais de cada um.. não será uma obrigação, cada um fará sua opção de modo que não afete seus princípios e convicções; caberá apenas a você decidir. Na minha opinião, muitos gays já se relacionam dessa maneira e não se sentem menos preenchidos. Vai de cada um..

    ResponderExcluir
  11. AS ALICES DAI DE CIMA DOS COMENTARIOS TRAEM MAS NAO ASSUMEM E TB NAO ENTENDERAM A MATERIA, EM NENHUM MOMEMTO ELA FALA APENAS EM TRAIR, MAS VIVER DE MANEIRA MENOS HIPOCRITA OS SENTIMENTOS.

    ResponderExcluir
  12. Isso é natural, vivemos a seculos com um padrão de amor, e conceitos que há muito tempo já cairam por terra. Ainda existem porque vivemos uma época de transição. Acredito que os relacionamentos estarão sim mais abertos, com mais autenticidade, e até a aceitação de outros padrões diferentes do pai, mãe e filhinhos, vai aumentar.

    ResponderExcluir
  13. Você Anônimo que nos chama de Alice , em meu comentário disse sobre os sentimentos e não acho que tendo 3 ficantes e 1 namorado fixo vai ajudar você ser menos hipócrita em seus sentimentos muito pelo contrario.... te tornaria mais Hipócrita , não tem como você se deitar com 10 e dizer que amou algum daqueles na mesma semana , sua cabeça é um turbilhão , A palavra AMOR fica banal a cada dia que passa , ...

    ResponderExcluir
  14. Primeiramente, palmas ao Anônimo que fala das ALICES, que além de estarem iludidas não sabem interpretar um texto.
    Segundo, o que é esse "AMOR" de que tanto falam? Qualquer pessoa q não mente pra si mesma sabe que o amor não é altruísta. Projetamos no outro características que ele não possui - e tb não é crime fazer isso - é como é.
    E que mania absurda de ficar desqualificando outras maneiras de amar(que o
    podem ser mais destrutivas ou alternativas)?

    ResponderExcluir
  15. ah vao se ferrar, voces querem com essa conversinha mole justificar a promiscuidade sexual que é a vida de voces!

    ResponderExcluir
  16. Verdade. Estão apenas justificando a promiscuidade. Apenas tentando parecerem 'normais'. Colocando "transa" acima de tudo num relacionamento.
    Lamentável. Àqueles que não concordam com essa falta de respeito, me resta torcer que encontrem uma pessoa legal que não participe dessa 'orgia'. Alguém com caráter, alguém com moral. Ou será que cairão em desuso também?
    Alexandre.

    ResponderExcluir
  17. Não Entendo ... Dizem que os GAYS só pensam em sexo , sempre fui contra essa tese , e sempre defendi que os gays também enchergavam amor , só que lendo muitos comentários aqui encontro uma justificativa pra essa Lenda Popular ... Alguns aqui dizem que Amor não é aquilo que 'enchergamos' ... Bom eu só acho que por decepções ,alguns de vocês , recalcadas , estão revoltadas com o mundo , o porque não deveriam estar ,afinal tudo passa ... Acho que temos mais a mostrar , eu não concordo com essa tese de ter vários parceiros , em algum ponto , isso tudo seria usado pra evitar decepções ... Bom uma coisa , se você teve decepção é porque seu parceiro não foi fiel ,tudo bem ... Muitos não vão ser , isso porquê só seram fiel se tiver medo de te perder , medo de terminar um relacionamento que foi construido aos poucos ... Se ele tem esse medo é porque ele deve gostar de você , Gostar não é se iludir e achar que todas as manhas você acorda com uma pessoa perfeita , é você acordar e ver quem está ao seu lado , e qual o problema se você achar que ele seja um príncipe 'encantado' , ele é seu , você pode vê-lo como quiser ... Isso não quer dizer que você acredita em PERFEIÇÃO , provavelmente todos nós temos mais defeitos do que qualidades , então realçem as qualidades , e estampe os defeitos de seu parceiro ,e se veja no espelho , e mostre que assim como ele você não saiu de história da Cinderela , Você pde enchergar como quiser ,só não pode se iludir ... Agora acho que a sociedade deixou o sexo banal e o relacionamento se tornou algo Brega , Fora de moda , Amor se torna algo que não existe ... Amor não é um fato histórico como a mulher disse , que a primeira demonstração foi quando os humanos começaram a ser enterrados ...AMOR vem antes disso , bom pelo menos pra quem crer ...
    Não é questão de tornar sua vida mais fácil , ter vários parceiros e relacionamentos , não tornaria mais fácil ... ou você acha que nenhum desses ficaria te ligando pra saber como você está , e nenhum iria dizer eu gosto de você de verdade , a famosa ilusão que o sexo trará amor , .... Pobre pessoas , parabéns aos que não concordam com isso ,acho que viram o ponto certo ... Le@

    ResponderExcluir
  18. Eu rio demais neste Bananas, tem comentários hilários.

    Concordo com a mulher.

    Se você tá com alguém e sente atração por por outras pessoas, logo, quem comanda é o sexo. E se você está com esta pessoa é por que o seu sexo (genitália) se atraiu pelo o dela. O amor virá depois e consequentemente trará o respeito e não permitirá que ocorra a traição, mas sejamos francos, o amor surge em poucas pessoas e a maioria destas são as mães que amam seus filhos acima de tudo. Entre dois adultos o "amor" vive graças ao sexo que proporciona efêmeros momentos de felicidade.

    Esse povo acha que existe vida de Cinderela neste mundo, com um "viveram feliz para sempre" entre duas únicas pessoas. No máximo viveram meio felizes, mas faltou a outra parte, aquela que seria preenchida pelo experimentar outros petiscos.

    É curioso num site onde a beleza física masculina é apreciada, venham gays dizer que não ligam apenas pra beleza, sendo que os gays são os quem mais dão valor a tal fator, os héteros e até as lésbicas se importam menos com isso. Os gays buscam a perfeição física e é isso que abre a cova de muitos.

    ResponderExcluir
  19. os heteros e as lesbicas nao dao valor a beleza, porque so veem o corpo, e transam com qualquer baranga horrorosa de rosto e de corpo que der mole pra eles

    ResponderExcluir