quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Vacina contra HIV começa a ser testada em humanos na França

Cientistas vão iniciar nas próximas semanas testes clínicos de uma vacina contra a Aids, em Marselha, no sul da França, com 48 voluntários soropositivos, dando uma nova esperança na luta contra o vírus. A iniciativa foi anunciada nesta terça-feira (29) pelo professor Erwann Loret. "Não é o fim da Aids", ponderou Loret, embora a expectativa dos pesquisadores seja a de conseguir substituir os coquetéis de antirretrovirais, cujos efeitos colaterais costumam ser bastante incômodos, pela vacina. "O alvo é uma proteína denominada Tat (transativador de transcrição viral)", acrescentou o professor, que apresentou em um hospital de Marselha o teste clínico autorizado em 24 de janeiro pela Agência Nacional de Segurança do Medicamento (ANSM).
Nos soropositivos, esta proteína desempenha o papel de "guarda-costas das células infectadas", explicou.

Logo, o organismo não consegue nem reconhecê-la, nem neutralizá-la, aspecto que a vacina quer reverter.

Quarenta e oito pacientes soropositivos e em tratamento com coquetéis vão participar do estudo. Os testes começarão em algumas semanas, prazo para selecionar os voluntários, explicar-lhes os riscos da experiência e obter o consentimento deles .

Os primeiros esboços de resultados são aguardados para daqui a cinco meses. Os pacientes serão vacinados três vezes, com um mês de intervalo entre cada dose.

Em seguida, eles deverão suspender o tratamento com coquetéis durante dois meses. "Se, após estes dois meses, a viremia (taxa de vírus no sangue) for indetectável", então o estudo terá cumprido os critérios estabelecidos pela OnuAids (órgão das Nações Unidas focado no combae à Aids), explicou o professor Loret.


Em caso de sucesso, 80 pessoas participarão de testes, a metade delas tomando a vacina e a outra, um placebo. Os cientistas alertam, porém, que serão necessários vários anos para saber se a vacina constitui ou não um avanço.

 "De 25 a 26 testes com vacinas anti-HIV são realizados no mundo atualmente", estimou o professor Jean-François Delfraissy, diretor da Agência Nacional de Pesquisas sobre a Aids (ANRS) da França. Apesar de animador, o anúncio também exige cautela disse o professor.

 "É preciso ser prudente com as mensagens que transmitimos aos pacientes e ao grande público", declarou durante uma coletiva por telefone. A opinião dele é compartilhada por Marie Suzan, presidente regional da AIDES, associação francesa de combate à Aids.

Segundo ela, é sábio "aguardar para ver no que vai dar" a pesquisa. Em 2011, 34 milhões de pessoas viviam no mundo com HIV e 2,5 milhões foram contaminadas.

Desde que foi descoberto, o vírus causou mais de 30 milhões de mortes e estima-se que, a cada ano, 1,8 milhão de pessoas morra de HIV/Aids, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fonte: G1

7 comentários:

  1. Eu tenho 37 anos e felizmente consegui chegar até hj salvo desse fantasma q ronda todos aqueles q têm uma vida sexual atva, claro q sempre me protejo, mas um vacilo ou outro isso acaba ocorrendo.Enfim, o dia q eu ler a noticia q a AIDS tem cura, vou me jogar de cabeça no sexo promiscuo, sonho em poder trepar sem camisinha e não pagar um preço alto por isso.

    ResponderExcluir
  2. ñ se esqueça que AIDS ñ é a única doença sexualmente transmitível...

    ResponderExcluir
  3. depois de ver mais de 01 geracao de gays desaparecerem,serem perseguidos,onde no principio se chamava de cancer gay e somente os gays podiam desenvolver essa doenca e o pior foi que os evangelicos fanaticos dizia que era castigo divino pelo fato deser gay.espero e rezo que seja um avanco e que possamosver um dia a cura da Aids

    ResponderExcluir
  4. Nossa, e esse primeiro anônimo ai?
    Não é só a aids que é transmitida através do sexo não, e isso todo mundo sabe. Por isso camisinha deve ser usada sempre!

    ResponderExcluir
  5. Um marco as ciencias médicas!

    ResponderExcluir
  6. Falou bem a pessoa que mencionou que AIDS não é a unica dst.

    ResponderExcluir
  7. ..."felizmente consegui chegar até hj salvo desse fantasma q ronda todos aqueles q têm uma vida sexual atva, claro q sempre me protejo, mas um vacilo ou outro isso acaba ocorrendo."
    Poizeh, penso key seja assim, tb! Não vem com essa de q, impossível comigo, ou eu n soul promiscuo. As relações, na minha opinião, apresentam sempre um risco, menor ou maior, mas sempre um risco! 'Relação', n eh abstração/teoria. É prática/circunstância! Vou aguardar na expectativa, porque se for um sucesso, pelo menos uma jah n vai mais perturbar ninguém. Assim espero. Lembrando, key a AIDS, n eh a únik das doenças sexualmente transmissíveis sem cura, existem outras, até onde sei, key soh se tem disponível, o tratamento! Fora, umas, key, me corrijam, se estiver errado, há uma 'incerteza' de cura. Ou seja, embora os sintomas tenham desaparecidos, ser ou não ser, portador, ainda, é uma pergunta! MUITA CALMA NESSAH HORA!

    ResponderExcluir