quarta-feira, 6 de março de 2013

Associação denuncia apostila escolar por conteúdo homofóbico

Dois meninos não se atraem. Duas meninas também não. Segundo o modelo exposto em uma apostila do Colégio Farias Brito, de Fortaleza, apenas menino e menina podem estar próximos, do contrário o que existe é a repulsão.

 

Segundo denúncia recebida pela ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), o material foi distribuído a alunos do terceiro ano do ensino médio durante uma aula de física e causou constrangimento em alunos homossexuais.

Na ilustração sobre o princípio da atração e repulsão, há a imagem de dois meninos e duas setas em sentidos opostos e a palavra repulsão ao lado. No segundo exemplo, duas meninas e, novamente, a palavra repulsão e no último exemplo um menino e uma menina e a palavra atração.

Para o presidente da ABGLT, Toni Reis, o material didático é homofóbico. "As pessoas precisam ter a clareza que homofobia não é apenas matar, discriminar, mas também fazer esse tipo de exemplo pejorativo. Esse exemplo de que o igual não pode se atrair. Essa apostila é um incentivo à piada, à brincadeira, ao preconceito", disse.

Ainda de acordo com Reis, o estudante do terceiro ano autor da denúncia ficou entristecido não somente com o material, mas também com a forma como foi trabalhado em sala de aula. "Esse garoto contou que o professor fez chacota em sala de aula do material. Ele se sentiu totalmente agredido", declarou.

A ABGLT encaminhou a denúncia ao Ministério Público do Ceará e ao Ministério da Educação pedindo a averiguação do caso.

Para a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense Marilia Etienne Arreguy , a apostila é "um absurdo". "Vem de encontro a todas as políticas sociais que tentam discutir a questão da diferença, o respeito à diferença. É inaceitável, um desserviço à sociedade", afirmou.

De acordo com Arreguy, o material é uma influência nociva a estudantes ainda em fase de construção de identidade. "Fico revoltada que no terceiro milênio ainda exista esse tipo de concepção."

 Fonte:Uol

19 comentários:

  1. Não se aprende a ser gay mas a ter preconceito sim.

    ResponderExcluir
  2. gaucho de santa maria6 de março de 2013 às 11:21

    Que patetico. Quem foi o homofobico que fez a apostila.

    ResponderExcluir
  3. Pior é o povo se defendendo e defendendo a apostila, "é só uma regrinha inocente", eu fico impressionado como as pessoas não conseguem enxergar que o preconceito está nos pilares que sustentam a sociedade, ou seja, nessa "coisinhas pequenas" mesmo

    O povo acha que "homofobia" é só agressão e assassinato de homossexuais, são tão burros que não conseguem ver que isso tudo é consequência disso aí

    Aliás, porque encaixar o homem no "positivo" e a mulher no "negativo"? Duvido muito que isso não tenha sido, mesmo que inconscientemente, motivado.

    ResponderExcluir
  4. Um professor já comentou e fez piada disso em minha sala. "Os iguais se repelem, se o seu vizinho gosta de outra coisa problema é dele".

    ResponderExcluir
  5. vei, fiquei com odio da coordenadora dali na hora, fiquei com vontade de pegar a apostila e jogar na cara dela! (estudo no farias brito)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gaucho de santa maria6 de março de 2013 às 21:13

      Ja que voce estuda la, o que os alunos fizeram quanto a essa questao de menino e menina? Alguem se manifestou? Se eu tivesse la diria que a escolha é de cada um. Ninguem tem o direito de dizer o que as pessoas devem gostar ou nao.

      Excluir
  6. Porra pq não coloca somente o sinal e pronto. Tem que ter representação de menino e menina. Que imbecilidade.

    ResponderExcluir
  7. Certamente é uma homofobia subliminar inserida de má fé.

    ResponderExcluir
  8. [Anônimo disse...

    Certamente é uma homofobia subliminar inserida de má fé.

    6 de março de 2013 17:53]
    POIZEH, MAS, SOH KEN SABEY, EH KEN SENTE, INFELIZMENTE...

    ResponderExcluir
  9. Homofobia e machismo juntos (+ é homem, - é mulher). Ridículo.

    ResponderExcluir
  10. Só queria saber como tá o clima no Farias Brito... Professores e diretores analisando todos os possíveis "denunciadores".

    ResponderExcluir
  11. sou aluno FB e é realmente muito embaraçoso a repercussão que este assunto esta tendo. ah e quero dizer que realmente o Tales, dono do colégio, é um judeu preconceituoso nojento. Tenho vergonha de ser um aluno FB

    ResponderExcluir
  12. Tem que ser muito burro pra precisar aprender isso usando esse modelo horrível e de muito mau gosto.

    ResponderExcluir
  13. Na minha sala sempre que vem tema sobre homossexuais dá polêmica... eu tenho um pouco de jeito mas ninguém me chama de gay, só pelas costas rsrs.. Fico totalmente sem graça e não posso nem nos defender pra não sofrer + preconceito.. Realmente a raça humana ainda tem q evoluir mto, principalmente Brasil

    ResponderExcluir
  14. Isso e patetico , pra ele e como se fosse apenas um exemplo que nao deve ser levado a serio . Mase se mostrasse o oposto (meninos podendo se atrair e meninas tbm) nem em circulacao a apostil estaria. Pessoas aceitem esse e o pais onde vivemos.

    ResponderExcluir
  15. que mundo é esse? que doença é essa?

    ResponderExcluir