segunda-feira, 29 de julho de 2013

Homossexuais não devem ser julgados ou marginalizados, diz Papa

O Papa Francisco disse nesta segunda-feira (29) que os homossexuais não devem ser "julgados ou marginalizados" e que devem ser integrados à sociedade.


Conversando com jornalistas a bordo do avião que o levou do Rio a Roma após a Jornada Mundial da Juventude, Francisco também afirmou que, segundo o Catecismo da Igreja Católica, a orientação homossexual não é pecado, mas os atos, sim. "Se uma pessoa é gay e procura Deus e a boa vontade divina, quem sou eu para julgá-la?", disse, em uma das mais generosas referências aos homossexuais já feitas por um pontífice. "O Catecismo da Igreja Católica explica isso muito bem", disse. "Ele diz que eles não devem ser marginalizados por causa disso, mas que devem ser integrados à sociedade."


"O problema não é ter essa orientação. Devemos ser irmãos. O problema é fazer lobby por essa orientação, ou lobbies de pessoas invejosas, lobbies políticos, lobbies macônicos, tantos lobbies. Esse é o pior problema", disse. As declarações foram feitas quando o Papa respondia a uma pergunta sobre o chamado lobby gay do Vaticano. "Vocês veem muito escrito sobre o lobby gay. Eu ainda não vi ninguém no Vaticano com um documento de identidade dizendo que é gay", brincou.

Fonte: G1

21 comentários:

  1. Agora os hipócritas (que existem em qualquer meio) vão se dizer seguidores antes dele se tornar papa, vão baixar toda a discografia e etc...

    ResponderExcluir
  2. To começando a gostar desse novo papa, fora o fato de ser humilde e ainda por cima doar dinheiro para favelas e hospitais.... Espero que continue assim

    ResponderExcluir
  3. Por que a foto desse padre cantor? Não entendi.Ele é?

    ResponderExcluir
  4. Esse papa me ganhou de verdade. Só ele mesmo com toda humildade que tem demonstrado até agora para dizer uma coisa tão verdadeira quanto essa. Isso ajuda a acabar com essa história de "opção" sexual, quando se trata de orientação.

    ResponderExcluir
  5. SEM HIPOCRISIA ALGUMA, APENAS TORNA-SE DIGNO DE NOSSO RECONHECIMENTO ESTE PRONUNCIAMENTO DO PAPA, QUE FOI O PRIMEIRO LÍDER DA IGREJA A FAZER UM DISCURSO "FAVORÁVEL" AOS GAYS.
    QUERENDO OU NÃO, JÁ É UM COMEÇO.

    ResponderExcluir
  6. belíssimo comentário.. diferente de alguns q acham q homossexualidade é uma escolha, ele afirmou q, diante do que a igreja acredita, essas pessoas são mesmo assim.

    ResponderExcluir
  7. Eu achei muito sensato este Papa e gostei muito do trabalho dele aqui no Brasil, das declarações... Claro que assim como a igreja ele não é a favor da união gay e não deve achar correto, óbvio. Porém ele respeita e não julga, isso é o principal. O contrário do Bento XVI que disse uma vez que os gays eram uma ameaça a sociedade. O Papa Francisco é o porta-voz que a igreja católica precisava. Eu sou católico, fui criado na igreja, fiz catequese, porém me afastei há anos, não frequento missas há muito tempo. Deixei de ir pq não me sentia mais a vontade e sabendo da opinião deles, vendo pessoas como o Bento XVI nos julgando, eu não me sentia bem vindo na igreja. Com alguém como o Papa Francisco a gente pode começar a pensar diferente. Nunca deixei de acreditar em Deus, deixei de acreditar na ação da igreja. Agora a história pode ser diferente, espero que o Papa Francisco consiga transformar a imagem da igreja, aquela imagem dura e rígida que o Papa anterior fez. Com o Papa nos respeitando, pessoas que frequentam a igreja passam a respeitar mais tbm, isso acho muito importante. Nós não temos que nos sentirmos rejeitados, mas sim acolhidos pela igreja. Claro que a homossexualidade não tem cura, graças a Deus o Papa não mencionou isso e espero que ele não acredite nisso, mas todo gay passa por momentos muito difíceis na vida devido a sexualidade e com certeza seria muito bom se sentir acolhido pela igreja ao invés de rejeitado.

    ResponderExcluir
  8. Gosto desse papa mesmo achando religião uma merda. Ele é humilde e sabe o que fala.

    ResponderExcluir
  9. Em outras palavras: seja gay não praticante!

    Francisco, o papa do marketing.

    ResponderExcluir
  10. Exatamente, seja um gay "calado" ou no armário é isso que ele fala, não defenda sua orientação, ele apenas em outras palavras usou os termos do Malafaia "ame o pecador, odeie o pecado" desde quando homossexualidade é pecado? isso é puro marketing uma simplicidade para ser vista e aplaudida.

    ResponderExcluir
  11. grande coisa é como ver um pirulito e nao poder chupar

    ResponderExcluir
  12. Ao anônimo de 06:43, o que o Papa diz não acho que seja marketing mas sim cordialidade. É óbvio que ele não é a favor da prática do homossexualismo e nem irá pregar a favor disso. Quem espera isso da igreja é melhor esperar sentado pq nunca vai acontecer. Só o fato dele tratar do assunto com respeito e admitir que nem ele tem autoridade para julgar as pessoas já é um ato mais que admirável. E achei interessante que quando questionado do lobby gay ele disse que o problema não seria ser gay mas sim a questão do lobby. Enfim, ele pode não concordar com o que eu faço, mas só por me respeitar e não me julgar tbm merece o meu respeito.

    ResponderExcluir
  13. gnt, acorda... ele n disse isso em relação aos gays de modo geral, mas em relação aos PADRES com tendências gays. ou seja: se vc é gay e procura a batina e entrar para a igreja, será perdoado. a mesma coisa q os evangélicos dizem com o "procura minha religião q vc será perdoado". mas a mídia brasileira, só pra variar, distorceu a entrevista dele. o desespero pra fazer a população amar esse papa tá enorme. não sejam tolos. a mesma entrevista noticiada pelo jornal de outros países:

    1- http://www.publico.es/internacional/460172/el-papa-francisco-sobre-los-gays-quien-soy-yo-para-juzgarlos

    2- http://hosted.ap.org/dynamic/stories/E/EU_VATICAN_POPE?SITE=AP&SECTION=HOME&TEMPLATE=DEFAULT&CTIME=2013-07-29-07-10-32

    ResponderExcluir
  14. Será que eu li isso mesmo em um comentario :" claro que a homossexualidade nao tem cura". E por acaso homossexualidade é doença pra ter cura? Se os proprios gays se acham doentes,como podemos querer que heterossexuais nao pensem assim? Dá ate tristeza ler gays escrevendo (ou dizendo) esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir
  15. pelo menos a igreja está sendo sensata.. da mesma forma q ela prega a castidade para os heteros, uma vez que no casamento o sexo tem q ter objetivo de procriacao, sem uso de anticoncepcionais, ele prega que os gays podem sim ser católicos e buscar a santidade vivendo a castidade.. não vejo incoerência nesse pensamento. Ele não está pregando contra os homossexuais, muito menos a violência e o preconceito, principalmente reconhecendo que existem pessoas assim e que isso não é um escolha ou opção.
    Cabe a cada um escolher se vai ou não ser católico. A religião não está impondo. Se vc quiser ser católico, seja, mas conforme os ensinamentos da Igreja. Afinal, em uma coisa eu concordo: não é a religião que tem que se adaptar.

    ResponderExcluir
  16. Continuo achando a Igreja um berço de deseducação e intolerância. Não é com discursos da boca pra fora sobre humildade, e blá blá blá, que vai mudar alguma coisa. Senso crítico existe pra ser usado.

    ResponderExcluir
  17. Religiao nenhuma tem que se adaptar, tubo bem, POREM eu sou homossexual e nao tenho que me adaptar a religiao nenhuma!!! Acredito em Deus, mas quero distancia de toda e qualquer religiao.E tem mais: sou homossexual e GOSTO de ser assim.E estamos conversados!

    ResponderExcluir
  18. Por que o padre Fábio está aí? o.o

    ResponderExcluir
  19. Sobre o Pe. Fabio..prestem atencao q o Francisco esta olhado para o bispo,de um jeito diferente..

    ResponderExcluir
  20. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    bee a sr. é muito asquerosa,,, colocando a foto do padre Fábio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    qnt maldade,.... eu estoy completamente apaixonada pelo Papa, sou menina tá?bjs

    ResponderExcluir