sexta-feira, 31 de maio de 2013

Skinheads vão pregar criminalização da homofobia na Parada Gay


O brilho dos paetês e da purpurina vai dividir espaço com carecas reluzentes no maior evento LGBT do país. Um grupo de skinheads "da paz" pretende unir-se a punks e anarquistas no desfile oficial da Parada Gay, que acontece no próximo domingo (2), na Avenida Paulista.

 A concentração do bloco Antifa, que reúne diferentes "tribos" contra o preconceito, acontece às 11h na esquina das avenidas Paulista e Brigadeiro Luís Antônio.

 

A meta do bloco é encerrar o desfile oficial. Para tanto, além das tradicionais botas militares, suspensórios e cabeças raspadas, o grupo promete levar um carrinho de supermercado com caixas de som entoando rock pesado. "A diversidade também precisa aparecer na trilha sonora", explica um integrante.

 No Facebook, o grupo reivindica a "criminalização de delitos motivados por intolerância homofóbica". Para o ativista Bruno Maia, 31, conhecido como Todd Tomorrow, a oportunidade fortalece o diálogo entre os movimentos sociais. "A comunidade LGBT precisa saber que nem todo skinhead é homofóbico, racista e contra estrangeiros", afirma.

 No ano passado, o bloco precisou enfrentar a polícia para participar da parada. "Eles queriam barrar o grupo. Só depois de muita conversa conseguiram entrar", diz Todd.

A principal vertente skinhead contra a homofobia chama-se SHARP (sigla em inglês para "skinheads contra o preconceito racial"). Com integrantes gays e bissexuais, os "sharps" pregam o retorno às origens da ideologia skinhead, criada na Jamaica, distante da conotação fascista incorporada na década de 1980.

Fonte: Folha

10 comentários:

  1. Err... não que eu não aprecie o apoio, mas eu preferia não ter a comunidade LGBTQ ligada a neo-nazistas...

    ResponderExcluir
  2. Vale lembrar que os skinheads homofóbicos, racistas, nazistas etc são de *direita*. Os de esquerda, que querem apoiar a parada, só gostam de raspar o cabelo.

    ResponderExcluir
  3. WTF!? pra que fazer parte de tribo? é difícil ser HUMANO comum, básico, clássico? isso só pode ser problema psicológico...Não entendo e não quero entender.

    ResponderExcluir
  4. nunk fui em parada nem pretendo

    ResponderExcluir
  5. a skinhead do paraguai é esse nao entendi

    ResponderExcluir
  6. os skinheads já existiam antes do nazismo ser aderido a tribo, pesquisem!

    ResponderExcluir
  7. Altas dedadas aí hein.

    ResponderExcluir
  8. O nome de via ser PARADA DRAG e nao gay, afinal existem milhares de gays-como eu, que compartilham da mesma opiniao de que essa parada nao passa de uma festa sem nenhuma utilidade real contra preconceito.

    ResponderExcluir
  9. O nome devia ser PARADA DRAG e nao gay, afinal existem milhares de gays-como eu, que compartilham da mesma opiniao de que essa parada nao passa de uma festa sem nenhuma utilidade real contra preconceito.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com o Franccesco Almeida... Eu não tenho vontade de ir nestas paradas e com estes skinheads aí que eu não vou mesmo. Podem até ser do bem mas prefiro não me misturar, hahaha. Acho q essa parada precisa d euma reformulação completa isso sim. Poderiam fazer em Fevereiro já que combina com o Carnaval.

    ResponderExcluir