terça-feira, 20 de dezembro de 2016

De vestido e salto alto, Aluno Gay do ITA protesta na Formatura em S. José

Ele diz ter sido vítima de homofobia na instituição por sua orientação sexual. Talles, de 24 anos, se formou engenheiro no último dia 17.

Um formando do curso de engenharia do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos (SP), uma das instituições mais renomadas do país, fez um protesto durante a solenidade de colação de grau no último sábado (17). Talles de Oliveira Faria, de 24 anos, é homossexual e recebeu o diploma trajando roupas femininas estampadas com palavras de protesto. (veja vídeo acima) Ele diz ter sido vítima de homofobia dentro da instituição. O ITA nega que discrimine alunos por sua orientação sexual.

Para ler mais click aqui! 


41 comentários:

  1. Honestamente, não precisamos de um Rafucko genérico.O original já é questionável...

    Acho que existem maneiras mais inteligentes de se manifestar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então se manifeste mana falar e bem fácil,aposto que isso tudo é por causa que ele está de salto alto e vestido masss...

      Excluir
  2. Eu não duvido que o que ele descreveu é verdade, só acho que é preciso sublinhar que é militante político de esquerda.Ele é Petista.Depois da repercussão ele colocou privacidade no Facebook pra que isso não fosse notado.

    É importante ressaltar isso: Existe a luta contra a homofobia, e existe o movimento-político-ideológico que é uma coluna de sustentação dos partidos de esquerda.

    Você pode tranquilamente fazer parte do segundo grupo, mas é bom deixar isso claro, "faço parte de um movimento político partidário".

    ResponderExcluir
  3. acho justo. ele conseguiu ser aprovado lá, e só ele sabe o que ele passou lá dentro, o que não deve ter sido pouco. Eu apoio, tem que protestar mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Ele poderia ter feito esse protesto de uma forma mais impactante; podia estar vestido com a beca e, na hora de receber o canudo, tiraria o uniforme e mostraria seu manifesto.

    ResponderExcluir
  5. Eu faço engenharia civil na UFES e ninguém do curso nunca falou um A comigo.

    Acho que a homofobia foi mais pelo fato dele ser afeminado do que gay.

    Mas está de parabéns por ter resistido, enfrentado todos de cabeça erguida e concluído a faculdade :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro que nunca te falaram nada... vc vive em Narnia !

      Excluir
    2. Geeeentee estou passado! A poucos meses a bicha cursava medicina,agora foi rebaixada a isso... Rindo da incoerência dessa poc só! Tisc tisc

      Excluir
    3. Quando foi que eu disse que fazia medicina? Caralho para de inventar, nem você acha graça nas suas mentiras.

      Excluir
    4. Engraçado é que o anônimo covarde vive falando que eu disse isso e aquilo mas nunca posta o link de quando eu disse isso kkkkk

      Excluir
    5. Tb estudo na ufes à tarde

      Excluir
    6. também me lembro que vc disse estuda medicina,, ainda disse isso numa discussão, enfim....

      Excluir
  6. Ah, agora fui prestar atenção na faculdade que ele estudou... até parece que não discriminaram né? a gente finge que acredita... bem que ele podia ter filmado uma das situações... mas esse pessoal só filma se for briga ou alguém fazendo banheirão

    ResponderExcluir
  7. Quando li essa matéria sabia que ia estar aqui. Agora antes de qualquer coisa devemos analisar o ocorrido, na reportagem ele diz que sofreu discriminação por ser gay, bom ele esta num meio completamente machista (as forças armadas) e segundo ele sofreu discriminação em especial em dois fatos quando descoloriu o cabelo e quando usou blush, pois bem eu acredito que quando ele entrou e resolveu seguir a carreira militar ele deve ter sido alertado ou recebido um manual de conduta, e tendo em vista que quando eu pegava ônibus e tinha um militar ele sempre estava com a barba feita, cabelo cortado curto e roupa bem passada, acredito eu que essa seja a conduta esperada de um oficial, agora se vc entra aceita os benefícios (salário de R$ 6000) tem que se submeter aos costumes/regras, afinal de contas ele escolheu seguir carreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara você disse tudo!

      Excluir
    2. Exatamente, falou e disse. Ele não sofreu preconceito por ser gay, ele mesmo disse que quando entrou disse que era gay, só que as punições e reprimendas ocorreram depois de ir fazer protesto em uma área militar vestido de mulher, de colocar blush e descolorir o cabelo. Meu primo fez colegio e escola naval e como bem disse o colega acima, existem regras que devem ser seguidas e você é avisado na hora dá matrícula e inclusive recebe manual de conduta. Héteros, gays, bissexuais, ETs e etc devem usar a roupa conforme as normas, devem usar o cabelo conforme as normas, a barba feita conforme as normas e etc. Se quer agir diferente, não seja militar ou estude em escolas militares. Meus pais queriam que eu seguisse o caminho do meu irmão, mas, como não suporto ter que obedecer regras obsoletas e alguns casos retrógradas, nunca quis ser militar ou estudar colégios miliares ou de padres. Não podemos querer forçar a mudança de uma instituição. Esse caso é diferente é muito de um que li aqui eu acho de um garoto que estava sendo perseguido pela direção dá escola por ter abraçado o namorado. Isso sim é homofobia, pois ele estava e estudava em um ambiente neutro e não militar ou de padres.

      Excluir
    3. Lembrando que recriminar alguém por não seguir condutas heteronormativas também é preconceito, viu?

      Excluir
    4. cara você disse bosta!

      Excluir
    5. Isso mesmo. O que me parece é que o cara não entendeu (ou aceitou)que a vida militar é diferente da civil. Enquanto a liberdade pessoal rege a vida civil, ela não pode ser tão estimulada para um militar. A disciplina e a hierarquia são os pilares da vida militar e não poderia ser diferente. Imagina se numa tropa cada pessoa quisesse agir de acordo com a própria vontade? O comando estaria todo quebrado. Quer queira ou não, respeitar e obedecer fazer parte da vida militar.

      Portanto, não se pode ignorar o contexto do acontecimento.

      Excluir
    6. Eu fico IMPRESSIONADO como tem gay que não enxerga a homofobia quando ela é tão latente. Homofobia não é só violência física ou psicológica direta não. Homofobia é tbm implícita e inclusive chancelada pelo Estado (que me dizem do fato de gays não poderem doar sangue?). Realmente fica difícil lutar pela causa LGBT quando muitos gays aceitam/fecham os olhos pra homofobia estampada NA CARA (e o pior, utilizando discursinhos de ideologia política, como se a luta contra a discriminação LGBT fosse exclusiva da esquerda). Me poupem!

      Excluir
  8. Não concordo com o termo orientação sexual. Prefiro condição.

    ResponderExcluir
  9. Achei desnecessária a atitude desse camarada, afrontar a sociedade, principalmente o meio em que ele esta inserido, escolheu trabalhar e viver foi um tiro no pé, só conseguiu chamar a atenção dos esquerdistas, ativistas LGBT e incitar o ódio nos homofobicos e conservadores extremos, resumindo, nao adiantou merda nenhuma! Daqui a uma semana ninguém se lembrará dele, ele continuará nas forças armadas dando close errado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sem certas afrontas ainda estaríamos sendo obrigados a nos esconder, amigo. Regras só mudam para os gays quando eles se dispõem a exigir tais mudanças. se analisarmos bem, se não houvesse a luta da comunidade LGBT, nunca teríamos o direito de andar de mãos dadas na rua. É a mesma situação dele. Está lutando para que as regras da aeronáutica reconheçam os gays como participantes instituição.

      Excluir
    2. Close errado é esse seu comentário. Quem muito abaixa mostra a bunda. Tem de afrontar mesmo...

      Excluir
  10. desnecessário, no momentodm que a pessoa escolhe a carreira militar, deveria honrar o momento da formatura para se orgulhar e orgulhar os pais, se quisesse ir de mulher, que fosse em um vestido elegante.

    cada momento é uma hora para determinadas coisas.

    gostaria de saber se ele iria assim no velório da própria mãe caso esta não aceitasse sua orientação sexual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chocado com a quantidade de gay que desvalorizar a luta alheia!!, pessoas que n fazem absolutamente nd pra mudar as condições de opressão, só se conformam e deixam a homofobia acontecer. Leiam o texto do garoto, vejam se ele n está sendo razoavel. as forças armadas são extremamente machistas e homofobias são sim é fato, não é um ambiente agradavel para gays, eai?? deixa pra lá pq é assim e td bem?? não gente não ninguem deve ser discriminado, abusado ou ser oprimido em nenhum lugar!!! o garoto fez algo q ninguem teve coragem de fazer, por causa de gente como ele vcs podem sair agora na rua sem ser preso. bjs

      Excluir
  11. quantos comentários homofóbicos!!! É assustador gays pensando assim.

    ResponderExcluir
  12. Só lembrando que existem países onde os homossexuais são aceitos e respeitados dentro das forças armadas... acho que cada um merece respeito onde quer que esteja.. Parabéns pelo protesto.. e que depois dele outros façam também...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So ressaltando que nesses mesmos países, a atitude dele seria recriminada. Não por ser um ato contra a homofobia, mas por ser um ato de insubordinação (algo inaceitável no meio militar).
      Acho q a militância confunde muito essas coisas. Não é uma questão de liberdade, é uma questão de entender onde você está. Entender que no contexto militar o foco é no grupo e não no indivíduo.

      Excluir
  13. Engenharia é um meio bem preconceituoso, porém tem melhorado muito... Meio militar dispensa comentários. Sobre o protesto, eu já disse que acho válido esse tipo de protesto (caso o indivíduo esteja a fim), mas não creio que agregue algo relevante para a causa LGBT.

    ResponderExcluir
  14. por favor, ne... o cara escolhe ser militar mas resolve transgredir as normas internas. por isso é dificil ser gay, muitos nao sabem manter os limites.

    ResponderExcluir
  15. Sou gay e achei extremamente desnecessário, uma falta de respeito com a instituição e com as outras pessoas, não é assim que os homossexuais conquistarão o seu espaço, na base da insistência, isso só faz com que as pessoas sintam ainda mais repulsa pela nossa condição sexual.

    ResponderExcluir
  16. Aposto minha pequena fortuna que ele achou que fosse ser o jantar dos heteros militares, mas quebrou a cara porque ninguém o quis! Já vi muito disso, gays atraídos por machões heteros de verdade é depois do fora se revoltam. Acredito que tenha hora e momento para tudo!

    ResponderExcluir
  17. Adoro! Essa gay é corajosa mesmo!
    Ao contrário de certas que só sabem reclamar atrás da tela do PC.

    ResponderExcluir
  18. Bom já que a maioria gosta de seguir regras e blá bla bla, queria ver se fosse proibido acessar sites GAYS quem não fosse cem por cento homossexual e assumido.Sim pq
    vemos muitos não assumidos e muitos
    "gays" babando por mulheres em sites gays,
    queria ver se aceitariam caladinhos ou se
    iriam espernear.Aposto com a maioria dos q
    comentaram reprovando o rapaz, não são
    assumidos e tem namoradA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem cala consente.São exatamente como descrevi.

      Excluir
  19. Interessante ver que muitos comentaristas entendem o lado da instituição, e engraçado ver os que não conseguem entender que ser militar é diferente de ser civil.
    Sou militar da Marinha ha 2 anos, no armário ainda por questões familiares mais do que profissionais, mas posso dizer que, pelo menos na instituição que estudei, o homossexual é tratado como todos são tratados e é cobrado como todos são cobrados, isso é IGUALDADE, não só nos direitos como nos DEVERES, e pra um militar, os deveres são muito mais latentes, pois servimos à pátria Brasil.
    A atitude do colega foi corajosa, não duvido que ele deve ter sofrido preconceito sim, mas é inegável que ele procurou também. Lutar contra a homofobia no meio militar DEVE ser diferente de lutar no meio civil, pois são ambientes diferentes, onde tudo é padronizado. Como o amigo disse ali em cima, o importante é o GRUPO e não o individuo. Há padrões de comportamento, de porte de vestimenta, de cabelo, de barba, e se o desejo da pessoa é ser parte desse meio, ela deve aceitar as regras. NÃO, não é heteronormatividade, disciplina, é padronização. Só quem é militar ou tem contato com o meio sabe como é.
    Não vou negar que p militarismo ainda é muito fechado para nós aqui no Brasil, e que a aceitação tem que melhorar, mas é só isso, questão de aceitação da condição sexual, e só. Lutar para ter o direito de andar feito drag queen em uma instituição militar é de mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O importante é o grupo", então vc concordaria que sites gays e casas noturnas gays, so aceitacem homens totoamente homossexuais (nada de "gostar" de mulher, nem um pouco) e além disso que fossem assumidos, e dissessem que estão fazendo isso pelo GRUPO, pois outros "tipos de gays" estão atrapalhando e confundindo a causa?

      Excluir
    2. Quando falei "o importante é o GRUPO" eu me referi ao meio militar. Na verdade todo o meu comentário foi justamente pra diferenciar o meio militar do civil e deixar claro que certas atitudes que parecem ser viáveis na vida civil não funcionam no meio militar justamente pela padronização.

      Excluir
  20. Usam o fato do rapaz ter feito isso em um colégio molitar para critica-lo, mas essas criticas seriam feitas mesmo se ele fizesse isso em um colégio "civil".

    ResponderExcluir