sexta-feira, 1 de julho de 2011

“Beijo gay” em novela do SBT não passou de peça de marketing

Novelas são obras abertas e sofrem influencias variadas ao longo do tempo que permanecem no ar. O papel dos espectadores costuma ser decisivo. Manifestando seus humores em relação a aspectos das tramas e dos personagens, colaboram diretamente, obrigando os autores a mudar o rumo das histórias que planejaram.

De todas as novelas hoje no ar, em pelo menos duas as alterações provocadas por pressão da audiência são muito visíveis e têm sido discutidas publicamente.

“Morde & Assopra”, na Globo, como escreveu nesta sexta-feira o colunista Flavio Ricco, no UOL, é uma delas. Núcleos originalmente importantes perderam espaço e atores viram seus papéis minguarem, enquanto outros ganharam espaço não previsto.

Em “Amor e Revolução”, no SBT, a submissão aos humores do público parece ser ainda mais determinante. Com dificuldades no Ibope desde que foi ao ar, a novela de Tiago Santiago transformou efetivamente o espectador em coautor. Centrais na trama, que se passa durante a ditadura militar, as cenas de tortura foram drasticamente reduzidas em função do incômodo que provocaram.
A novela surpreendeu ao mostrar um beijo entre duas mulheres, o primeiro numa telenovela brasileira, e o autor se animou a prometer que estenderia a ousadia, apresentando um beijo entre dois homens.

Em comunicado divulgado na quinta-feira, a emissora informou, porém, que desistiu da ideia. Diz o texto: “O SBT realizou uma pesquisa para avaliar o desempenho de ‘Amor e Revolução’. A pesquisa apontou a insatisfação do público em geral em relação as cenas de violência demasiada e beijo gay explícito.”

Ao dar ao público o poder, de fato, de reescrever a sua novela, o SBT torna secundário o papel do autor que assina a novela. E reforça a impressão de que o tal beijo entre as duas personagens femininas não passou de uma estratégia de marketing, mal-sucedida

por Mauricio Stycer

4 comentários:

  1. Queridos, odeio parecer realista em demasia, mas a humanidade não revê os seus conceitos a troco de nada.
    Nós, homossexuais, representamos uma parcela economicamente influente na roda do capitalismo. Em geral, os gays são pessoas com um bom emprego e que não precisam sustentar uma família. São as pessoas que mais gastam em viagens e supérfluos, porque só gastam o dinheiro consigo mesmas.
    Então, do ponto de vista político e econômico, vem se tornando cada vez mais desvantajoso discriminar essa parcela da população mundial.
    Em relação ao Brasil, isso explica a crescente luta pelos direitos dos homossexuais e o apoio entusiasmado de figuras como Eduardo Paes, prefeito de uma das principais cidades turísticas no país.
    É uma grande ingenuidade pensarmos que a sociedade, de um momento para o outro, passou a achar-nos "normais".
    Falando francamente, embora seja preconceituosa e moralista, pelo menos a opinião dos religiosos é franca e aberta.

    ResponderExcluir
  2. Entao ta, mas as duas se beijando foi ao ar né? É sempre assim, mulher com mulher pode, agora homem com homem nem pensar. Vao todos pra p**** que p****!!!!!

    ResponderExcluir
  3. QUANDO SÃO DUIAS MULHERES PODE POIS REALIZA A FANTASIA DOS HETEROS MACHISTAS AGORA QUANDO SÃO DOIS HOMENS É NOJENTO... ACHO QUE A PROGRAMAÇÃO DEVIA ATENDER A TODOS OS PUBLICOS ASSIMCOMO A SÉRIE "GLEE" QUE MOSTRA O QUE TEM QUE MOSTRAR SEM EXITAR.

    AGORA QUE GLEE TA PASSANDO NA GLOBO ELES TIRARAM AS REFERENCIAS HOMO.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Max, adooooro Glee, acho incrível como eles abordam todos os assuntos polêmicos para a sociedade, tipo preconceito racial, preconceito com aparência, falam abertamente até de religião. E claro, falam de homossexuais sem nenhuma censura, até beijo gay já rolou. Glee é contra qualquer preconceito e está aí para quebrar barreiras. A série tem feito a diferença!!E com certeza a Globo vai retalhar os episódios enchendo eles de corte. Eu não pretendo assistir aquilo, eu acompanho Glee pelos dvd's e pela tv a cabo, e legendado claro. Agora é ridiculo essa atitude do SBT, aposto que a audiencia nem vai aumentar. Eles estão dando o braço a torcer para aqueles telespectadores mesquinhos e preconceituosos. E uma emissora que volta atrás em uma decisão assim tão importante como a de exibir os tais beijos, não tem credibilidade alguma. Uma atitude como essa que eu caracterizo de censura e que tem tudo a ver com a época da novela, ou seja, isso praticamente não mudou nada de lá pra cá. Esse é o Brasil, é a tv brasileira, deixando-se dominar pelos preconceituosos e homofóbicos. O Brasil não vai mudar, não vai pra frente enquanto essa gente não evoluir!!

    ResponderExcluir