quarta-feira, 17 de julho de 2013

Ronald, a patrulha e o Brasil que não acordou

“Fora, Feliciano!”. “Vem, vem pra rua vem contra o machismo o racismo e a homofobia!”, os gritos das ruas, nas manifestações que viraram moda no Brasil, às vezes parecem ser da boca para fora. Um exemplo, banal, mas gritante, pulou ontem na nossa cara. Ronald, 14, filho de Ronaldo Fenômeno, foi fotografado saindo de férias com a família. As fotos foram tiradas por um jornal carioca e fizeram sucesso na internet. Motivo: o garoto estava com um amigo, tinha corte de cabelo “sei lá o que” e carregava uma mochila infantil rosa. Pronto. “Bicha, viado, se não dá empresta”, na rede, na mesa do bar e no supermercado depois de ver fotos do menino.


Vamos combinar. Ir à manifestação contra homofobia e depois chamar um adolescente de 14 anos de viado na Internet NÃO VALE. Regredimos 30 anos depois de ver as fotos do garoto. Menino não pode usar rosa. Nem viajar com amigo. Tem que ser machão. Se não, a gente corre para a internet e xinga de viado. Como se ser gay fosse xingamento. Como se a gente tivesse algo a ver com a orientação sexual de um menino de 14 anos. Parabéns.

Não é de hoje que a família de Ronald enfrenta preconceito. As fotos dos “Nazário” saindo de férias, em si, já parecem uma afronta. E sabe por quê? Porque eles estão felizes. A família, cheia de crianças e com a avó indo para a Espanha, parece uma família normal, como a nossa. Todo mundo rindo, uma bagunça. Mas famoso tem que ser blasé e chique. E postar fotos no instagram com o filtro certo. Se não, nossa, “que cafonalha”, grita o cafona. “Narciso acha feio o que É espelho”.

Já chamamos o pai de Ronald de pai de balofo, Gornaldo e patrulhamos cada centímetro da sua barriga. Agora, é a vez de xingar seu filho. “O Brasil mudou”. Sei. Sei. Conta outra. Free, Ronald! Tamo junto, família Nazário!

Por Nina Lemos

_______________________________________________________________

Sexualidade de filho de Ronaldo Fenômeno faz gays vomitarem homofobia internalizada


 Foi só descer a timeline do Facebook nesta quarta-feira [17], que me deparei com comentários de conhecidos gays acerca da sexualidade de Ronald, o filho mais velho do ex-jogador Ronaldo Fenômeno. Tudo porque o garoto, que está com 13 anos, atualmente ostenta cabelos alisados, mechas loiras e foi visto ao lado de um amigo no aeroporto, que vai passar as férias junto com a família em Ibiza, na Espanha.

As fofocas davam conta que o visual era semelhante ao de Maria Gadú, que o tal amigo era muito “suspeito” e que logo ele estaria “confundindo” mulher com travesti assim como o pai.

Porém, mais que especular a vida sexual de Ronald [que sinceramente ficou muito mais moderno com o novo visu], me surpreendi com tal discurso tortuoso de LGBTs. Afinal, será que dá para considerar alguém qualquer coisa que seja somente pela aparência? Será que somos tão retrógrados ao ponto de achar que um hétero não pode ter um amigo mais próximo? Ou alisar o cabelo? Será que ainda achamos que as travestis enganam as pessoas?


E, o pior, será que ainda vemos a homossexualidade como uma ofensa ou uma maneira de desqualificar o outro?

Essa reprodução impensada é fruto da homofobia internalizada – sim, palavrinha tão utilizada e desgastada, a qual muitos de nós reproduzimos cotidianamente. Claro! O gay nasceu e foi criado em uma sociedade heteronormativa e machista, logo está carregado de pensamentos do tipo! Ele aparece quando desqualificamos alguém da roda por “ser muito gay”, quando rejeitamos LGBTs no Facebook, quando dissemos não gostar de ver um beijo gay em público, quando assumimos preferir ser héteros, quando gritamos “Feliciano, sua passiva” em uma manifestação. Ou quando chamamos um galã de gay para tirar a virilidade dele. 

Quanto aos que “apenas” tinham a intenção de tirar uma com a cara de Ronaldo, que em 2008 se envolveu em um barraco com a travesti Andreia Albertini, saiba que a história teve um fim trágico. Quantos aqueles que acham que as pessoas devem sair do armário, talvez devam respeitar o espaço e o tempo de cada um. Afinal, que diferença faz se Ronald é gay ou não? Já para quem procura uma solução mágica para não cometer tais deslizes, pense um pouco antes das piadinhas e reflita se não está tentando combater a homofobia na via da própria homofobia.


Fonte: NLucon

33 comentários:

  1. Concordo plenamente, pior é o preconceito que vem do próprio meio, com coisas que parecem mínimas como se tratar com tempos femininos (passiva e afins).

    ResponderExcluir
  2. pois é...tb acho q esse Brasil nao acordou coisa nenhuma... muito bom o site ter postado isso!!...Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Depois vai reclamar que apanhou na rua.... Pior que homofobia é a homofobia vindo de um próprio homossexual, que ironia, não?

    ResponderExcluir
  4. Depois vai reclamar que apanhou na rua.... Pior que homofobia é a homofobia vindo de um próprio homossexual, que ironia, não?

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente, parabéns para vocês Bananas, por ter publicado isso.
    Sobre o assunto, quanta besteira!!
    Grandes problemas tem um menino ( feito o Ronald , com 14 anos) viajar com um amigo... como é fácil falar das pessoas, baseado apenas em aparência, em "achismos"...
    E aos hipócritas, depois vão pra rua,em manifestações, gritar
    " fora Feliciano ".

    ResponderExcluir
  6. Depois ficam chorando porque sofrem preconceito. A sociedade nunca vai encarar a homossexualidade como algo "normal” se a própria comunidade LGBT não tratá-la como tal.

    ResponderExcluir
  7. Não vejo nenhum problema no Ronald viajar para Ibiza com o namorado dele.

    E quem começou essa polêmica toda foi o Jormal Extra que ao invés de colocar na chamada da matéria que os filhos de Ronaldo iam para Iziba, preferiu escrever que Ronald estava levando um amigo.

    Depois, na matéria coloca as fotos dos dois numa desmunhecação total.

    Pronto! O recado já estava dado para os entendedores do assunto!

    ResponderExcluir



  8. Esse caso mostra o quanto a homofobia é grave pois até entre os gays ela se faz presente,vi muito gays usarem os mesmo xingamentos que desaprovam e tanto reclamam#TristeRealidade

    ResponderExcluir



  9. Esse caso mostra o quanto a homofobia é grave pois até entre os gays ela se faz presente,vi muito gays usarem os mesmo xingamentos que desaprovam e tanto reclamam#TristeRealidade

    ResponderExcluir
  10. Isso é uma doença normatizada. Quero saber até quando. Dá vontade de ter um filho ou adotar, só pra ver se o educo, e assim tenho menos um machista e heterosexista no mundo.

    ResponderExcluir
  11. KKKKKKKK, "menino" de 14 anos? E outra, nas fotos ele e o "amiguinho" estavam bem bibinhas mesmo, qual o problema de brincar com isso? Politicamente correto é o mal desse século 21, não pode falar "viado", não pode nada! Me poupem!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns mesmo, muito legal o texto e deve servir prá muita gente pensar um pouco antes de falar bobagem e jogar pedra no telhado dos outros. Deixa o menino, seja lá o que ele for.

    ResponderExcluir
  13. Gente, que idiotisse! Fiquei horas vendo a foto proucurando algum motivo pra tanto auê e não achei exatamente nada. Quando vi as pessoas comentando eu já imaginava que tinha vazado foto do menino dando o cú. Aí só pq ele abraçou o amigo pra foto significa que ele é gay? Isso pra mim passou de homofobia, é falta de o que fazer mesmo, bando de desocupados.

    ResponderExcluir
  14. engraçado, se fosse com uma gostosa as pessoas podiam falar a vontade, mas como foi com um amigo, não pode? isso não foi uma notícia, foi uma fofoca pra promover subcelebridade. quem a leva sério é que não tem o que fazer

    ResponderExcluir
  15. é por isso que não tenho orgulho nenhum de ser gay,odeio essa condição. Se eu fosse hétero não sofreria preconceito,tanto quanto, de outro hétero. Os próprios gays não se respeitam. Me dá nojo isso.

    ResponderExcluir
  16. Ao anônimo das 2:01 o problema não é ele ser ou não gay,mas sim os próprios gays falar como se fosse errado ser gay,chamando de maricona,bichona,chupa Ronaldo,meu os gays reclamam tanto disso e agem com o menino das mesma forma.Me poupe isso é bullying e homofobia internalizada.E fazem isso tbm com o Serginho BBB,não aceitam as nuances da homossexualidade,nós temos que respeitar a forma e o direito de cada um ser quem é.Depois não poderemos reclamar de Feliciano's da vida.

    ResponderExcluir
  17. E cadê a surpresa? Se for avaliar por comentários, o próprio bananas dá pra servir de termômetro. Tá cheio de gente estúpida, metida e sem a mínima noção da sua condição.

    ResponderExcluir
  18. A homofobia começa no próprio homossexual que não se da ao respeito próprio, quem dira dos outros...

    ResponderExcluir
  19. Parabéns Bananas pelo ótimo texto. Estão de parabéns por terem abordado no tema da melhor forma.

    ResponderExcluir
  20. Vi essa foto em várias páginas no Facebook. E por incrível que pareça os que mais xingavam e menosprezavam o menino eram nitidamente gays. Pois as páginas em questão era dominado por cerca de 98% de homossexuais. Fiquei abismado com tamanha homofobia. Tomara que Ronald não
    vejam o comentário desse povo.

    ResponderExcluir
  21. Realmente ridículo.
    Se queremos respeito temos que respeitar também.
    Não é como no caso do Feliciano, que abertamente detesta os gays. O garoto não fez ou disse nada contra nós e ficam zoando com ele assim.

    ResponderExcluir
  22. Aqui mesmo, no blog, temos varias demonstraçoes de preconceito, como por exemplo: se o homem tem o rosto bonito, ele nao é viril, ele tem rosto de mulher e etc.
    Quanto ao garoto, nao deve ter sido so os gays que fizeram comentarios homofobicos, os heteros tb ( a mulherada inclusive), agora se fossem duas mulheres, ninguem iria dizer que sao duas lesbicas, alias, basta postarem na internet foto de duas mulheres ( teoricamente femininas) se beijando e se esfregando, que teremos VARIOS comentarios de homens e mulheres achando lindo a pegaçao das duas.E para terminar, anonimo das 2:01 viado é o seu cu.Aposto como esse sujeito ta no armario, dando uma de machao por ai!

    ResponderExcluir
  23. O problema é que os gays masculinos (principalmente os enrustidos) e os bissexuais, se acham melhor do que todos os outros gays do mundo, so porque se comportam como machoes, mas na verdade sao tao "VIADOS" quanto qualquer Serginho Orgastic da vida!

    ResponderExcluir
  24. Corretíssimo, ACRÔNIMO. Congratulações.

    ResponderExcluir
  25. E daí q o menino é gay ?? E se não for tbm pouco me importa!!! Eu eim ...to mais preocupado é em pagar a fatura do meu cartão do q com o cu desse menino ( q aliás deve.ser uma delícia ...aiai

    ResponderExcluir
  26. A homofobia internalizada começa já no julgamento dos outros pelo gosto musical, quem dirá com fotos de dois garotos desmunhecados?
    O preconceito nunca vai ter fim, de nenhum dos lados.

    ResponderExcluir
  27. Aposto que vários ai de cima, assim como eu, quando viu as fotos pensou "nossa, ele tem jeito mesmo". Eu confesso que pensei sim, mas não fiquei comentando coisas homofobia, aliás eu sou gay também!
    É triste ver que a pior homofobia vem dos próprios gays.

    ResponderExcluir
  28. sinceramente não vi nada de errado na foto pra chamar o outro de gay.. o povinho.

    ResponderExcluir
  29. Falam, falam, mas fazem a mesmíssima coisa contra o Serginho Orgastic.

    Ah, ele é ridículo e só quer aparecer? Pode ser. Opção e problema dele. Porém, mais da metade das críticas são de cunho homofóbico, também partindo dos próprios gays.

    Vai entender!

    ResponderExcluir
  30. na verdade ,de fato o homofico é homosexual,mas nao consegue lidar com a sua sexualidade..entao qndo vc ve uma pessoa homofobica automaticamente ela é homosexual,é caso de terapia para se ter uma melhor aceitaçao de sua condiçao,pq hetero que é hetero nao liga para essas coisas...o que te cutuca é teu,a gente só se relaciona com aquilo que a gente é...

    Gustavo

    ResponderExcluir
  31. ADORO ESSAS QUE VEM FALAR DE HOMOFOBIA E VEM PAGAR DE POLITIZADA AQUI, MAS NA BOITE A LÍNGUA NÃO COÇA PRA CRITICAR A ROUPA DA OUTRA...
    AI UMA COISA É VOCÊ AGREDIR E HUMILHAR A PESSOA E OUTRA É FAZER SIMPLES COMENTÁRIOS

    ResponderExcluir
  32. Pois ele que não se deixa abalar... o cara viveu na Europa, vive num mundo que não é o do dia-a-dia do brasileiro comum, onde todo mundo toma conta da vida de todo mundo e onde ninguém pode ser nada diferente que já é taxado de metido, esnobe, gay... justo o brasileiro que é exibido por natureza - povo hipócrita...

    ResponderExcluir