sexta-feira, 8 de julho de 2016

Homossexualidade na visão Espiritualista

Sei lá, já ouvi tantas teorias diferentes dos Espíritas!
Cada um tem a sua!
Várias correntes!



36 comentários:

  1. A religião espírita é fabulosa, aliás não é religião é filosofia de vida, não crítica ninguém pois não é dona da verdade, temos o livre arbítrio em todos os sentidos, e só a espiritualidade para explicar sobre a homossexualidade de forma coerente, quem acredita acredita, quem não acredita e tem outra religião a espiritualidade respeita o conhecimento e crença de cada um.

    ResponderExcluir
  2. Minha tia materna é espírita, eu nunca perguntei a ela sobre isso, mas ja ouvi ela dizer que enquanto estamos encarnando nós escolhemos nossa sexualidade (ja sabendo qual foi a da encarnaçao anterior).

    ResponderExcluir
  3. Muitas explicações espíritas são baseadas em conceitos arcaicos escritos por pessoas que não acompanharam a evolução do conhecimento das ciências sociais, humanas e biológicas. Na maioria das vezes, as explicações são rasas, misturando os conceitos de sexo, gênero e sexualidade. Essas três coisas não são diretamente proporcionais, nem tampouco que sigam uma regra "isso é assim por causa disso". Costumam dizer que se é gay em uma vida, foi mulher na outra. Esse exemplo é a explicação mais burra de gente que nunca estudou nada nessa área da ciência, pois estão confundindo sexo, sexualidade com gênero... já ouvi espírita dizer que lésbica é masculina porque foi homem militar na vida anterior. Enquanto a religiao espírita não estudar, se aprofundar nos estudos culturais, estudos de gêneros, sexos e sexualidade, continuarão com explicações baratas, heteronormatizadoras e muito católicas ainda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus, nunca li tanta BESTEIRA em minha vida!
      Querido, os espíritas são os que MAIS ESTUDAM nessa vida, não fale bobagem. Explicações 'baratas' e 'heteronormatizadoras'? Só pode ser um católico fanático metido nesse site.

      Excluir
    2. Wanda, também ja ouvi todas essas asneiras. Espírita acha que estuda lendo texto raso cheio de figura... mas no fundo são menos preconceituosos que evangélicos e católicos.

      Excluir
    3. ah ta..acho engraçado os gays que vivem querendo ser chamados no feminino vem agora dizer que confundem sexualidade com gênero..é obvio que tem alguma ligação com ..existem gays afeminados, gays não afeminados, existem transsexuais..que pode , ou não estar relacionado com alguma coisa...

      Excluir
    4. Nunca vi tanta asneira feita em um só comentário.

      Excluir
  4. Me encaixei na religião espírita. Não fui julgado, aprendi que minha orientação sexual é apenas mais uma características de meu espírito, natural e saudável. Soube de várias vidas na qual fui gay, todas muito difíceis, claro, dada a época de cada uma. Amo essa religião linda que tanto me ensinou e continua a me ajudar em minha evolução espiritual .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, porque ser gay é castigo e, se é gay hoje, nunca foi hetero homem antes... voltando às banalizações das explicações espíritas que não se baseiam no que as ciências humanas mais do que estudam e explicam...

      Excluir
  5. Há um romance espirita maravilhoso chamado A Última Chance, autor Marcelo Cezar. Trata da homossexualidade e com uns protagonistas encantadores. Não é merchan não galera, mas vale a pena ler, é lindo o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser muito interessante, obrigado pela dica.

      Excluir
    2. garanto que diz que homossexualidade é obsessão, ou praga ou que os caras foram mulheres ou um deles foi homem hetero e o outro mulher hetero na outra vida, não se amavam, daí vieram pagar ...

      Excluir
  6. Tudo aqui tem que virar barraco?????
    Se existem gays que não respeitam o credo alheio, como podem esperar respeito por sua orientação sexual?
    Chega de intolerância, de preconceitos.

    ResponderExcluir
  7. Realmente o espiritismo tem uma visão ampla da homossexualidade. Mas dentro do que eu já ouvi em palestras e estudos, o vídeo não está sendo incoerente. Mas com certeza poderia ser mais profundo trazendo até mesmo a questão da formação reencarnatoria de cada espírito. O contexto de evolução e construção de cada um. E como isso pode influenciar na orientação sexual de cada um.

    ResponderExcluir
  8. Eu de certa forma acredito que seja um tipo de expiação (talvez não para todos). Desde que tomei consciência disso, tenho me reservado quanto à questão sexual, é só tem me feito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao encaro como expiacao nao. Deus e amor, meu caro. E o preconceito e a intolerancia vem de espiritos problematicos. Pesquise mais, leia mais, pergunte mais e vera que a homossexualidade nao é uma expiacao.

      Excluir
    2. Nao encaro como expiacao nao. Deus e amor, meu caro. E o preconceito e a intolerancia vem de espiritos problematicos. Pesquise mais, leia mais, pergunte mais e vera que a homossexualidade nao é uma expiacao.

      Excluir
    3. Não preciso pesquisar, não. Eu SEI que é.

      Excluir
    4. expiação? Ser gay é castigo?

      Excluir
    5. Tem um autor espírita famoso, que é da Bahia e nos seus livros, ele usa vocabulários mega rebuscados para passar a mensagem católica de que se é gay, tem que praticar o celibato.

      Excluir
    6. Eu assisti a uma palestra desse dito médium e enquanto ele falava, eu e minhas amigas abordamos essa situação e cada um deu sua opinião sobre. Além de todas as histórias que lembramos, todos disseram que a promiscuidade tanto heterossexual, bissexual, homossexual deve ser combatida. Apenas isso. Agora, vale lembrar que cada um tem um grau de entendimento. Abraços.

      Excluir
  9. Espiritismo, e um termo criado por Allan Kardec, para nomear sua doutrina nascente. No Espiritismo, não há condenação na questão da homossexualidade como em todas as questões. Somos espíritos imortais vivendo experiencias na terra buscando a evolução para Deus, com Jesus como nosso modelo e guia. Outras vertentes são denominadas espiritualistas e cada um segue o que lhe aprouver. Na doutrina dos Espíritos Kardec deixa claro que fora da Caridade não há salvação, não importa portanto a religião e sim o bem que vc consegue fazer por meio dela. Por isso sou Espirita! livros bons: O amor é para os fortes e o preço de ser diferente, entre outros...

    ResponderExcluir
  10. Espiritismo, e um termo criado por Allan Kardec, para nomear sua doutrina nascente. No Espiritismo, não há condenação na questão da homossexualidade como em todas as questões. Somos espíritos imortais vivendo experiencias na terra buscando a evolução para Deus, com Jesus como nosso modelo e guia. Outras vertentes são denominadas espiritualistas e cada um segue o que lhe aprouver. Na doutrina dos Espíritos Kardec deixa claro que fora da Caridade não há salvação, não importa portanto a religião e sim o bem que vc consegue fazer por meio dela. Por isso sou Espirita! livros bons: O amor é para os fortes e o preço de ser diferente, entre outros... Ah e o termo ESPIRITA é pra quem segue Allan Kardec o resto o correto é o termo espiritualista.

    ResponderExcluir
  11. Não é verdade que o Espiritismo não condena a homossexualidade. Frequentei e fui simpatizante por muito tempo. Todas as religiões de alguma forma condenam, umas de forma mais velada e outras explicitamente. O Espiritismo sutilmente sugere que é um desajuste na alma, uma penação de vidas passadas, que deve ser ajustada em vidas futuras e meio que indica o celibato para quem é homossexual. Isso não é uma questão de religião, é uma questão de evolução da humanidade. Há pouco tempo, todas as religiões justificavam o tratamento dos negros como escravos se utilizando dos textos sagrados, sendo que a própria introdução do Livro dos Espíritos sugere que o negro pertence a uma sub-raça (os espíritas pedem para desconsiderar esse ponto que dizem que estava condicionado ao contexto da época, que foi ultrapassado, evoluiu). O fato é que a base das mudanças do mundo está cravada em lugares bem distantes da religião, o mundo muda apesar delas. Vendo os vídeos do Caio Fábio no Youtube e lendo direto na fonte dos evangelhos do novo testamento, você começa a entender que a lógica do evangelho de Jesus é muito diferente da lógica espírita, católica ou evangélica, o que não invalida nenhuma delas, mas faz você decidir entre ser um cristão e pertencer ao cristianismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. livros do Divaldo Franco, por exemplo, pregam que gays devem ser celibatários. Por que alguém recomendaria isso? Por que ser gay é tão castigo que a pessoa deve ser proibida de viver sua sexualidade!

      Excluir
    2. você falou em sexualidade que deve ser ajustada... você percebe que isso é discurso fascista? Não estou dizendo que seja a SUA intenção ao dizer isso. Mas, exponho esse fato para que a gente questione os termos usados nos livros espíritas, pois não é raro de se observar esse tipo de comentário e, ao propagá-lo, estamos assinando embaixo de que ser gay é uma coisa errada, um castigo, algo que vem para ser punido.

      Só esclareço que esses conceitos foram totalmente ultrapassados pelos estudos culturais, estudos de gênero, sexo, sexualidade e que, na verdade, os espíritas ou não querem estudar para avançarem nos conhecimentos contemporâneos, ou são apenas católicos "diferentes".

      Excluir
    3. Na verdade são os HOMENS quem interpõem seus preconceitos. Não há nada de errado com homessexuais, de acordo com o Espiritismo. Se deseja conhecer mais sobre o viés verdadeiramente espiritual da doutrina, aconselho o livro "Homossexualidade sob a ótica do espírito imortal", de Andrei Moreira. Ali vai descobrir que há casos de mensagens truncadas por conta do preconceito dos médiuns que as transmitiram, por exemplo.
      Vale muito a pena a leitura e ajuda a ter uma visão muito mais ampla que restrita a só um ou dois médiuns que pregam isso ou aquilo de acordo com o que creem ou com o que foi passado a eles por espíritos que, como não são perfeitos, podem não saber lidar com a situação da sexualidade.
      Emmanuel e Chico Xavier já diziam que não há nada de errado com a sexualidade em suas inúmeras manifestações, desde que praticadas de forma saudável (e isso vale para os héteros também).
      Julgar toda a doutrina por 1 ou 2 exemplos vai inclusive contra o que disse Alan Kardec, há mais de 150 anos: na dúvida, passe pelo crivo da razão.

      Excluir
  12. Bom, sobre a vida deixo para Allan Kardec: "Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.". Estamos aqui para isso, evoluir. Nunca estivemos tão bem quanto estamos. Falo isso considerando tanto prova como expiação. O espiritismo, terceira revelação que não é somente para um ou outro e que veio para afirmar o evangelho deixado por Jesus (através do lema: "Fora da Caridade não há salvação"), nunca opôs-se a nada, a não ser ao materialismo que condena o homem a viver escravo da matéria. E o Espiritismo, esta Doutrina de amor e caridade que baseia-se na nossa experiência enquanto espíritos imortais, diz a todos que tudo o que passamos tem a razão de ser e de acontecer, sempre embasada em um plano reencarnatório feito por nós,com a bênção de Deus, e ajuda de outros espíritos antes de reencarnarmos (claro que tem mais detalhes). Então ame sempre e, sempre e sempre. Pessoas, do movimento espírita ou não, podem ser falhas (por diversos motivos), mas a Doutrina Espírita, não. Ciência, filosofia e moral. O vídeo explica de uma maneira bem acessível e atual, até onde pude ver. Vale a pena. E, ah, o que um de nossos amigos aí de cima disse é verdade. Espíritas ou espiritistas são aqueles que acreditam no que a Doutrina Espírita diz e espiritualistas são aqueles acreditam na espiritualidade (vida após a morte), inclusive os espíritas. Isso está na introdução do Livro Dos Espíritos. Abraços e mil beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembre-se que o sexo também é considerado coisa materialista.

      Excluir
    2. Materialismo é considerar somente o lado físico, apego ao material, por isso sempre temos que refletir sobre o resultado de nossas ações/psiquísmo. A cada encarnação tornamo-nos menos dependentes da matéria.

      Excluir
  13. Ah, e Espiritismo ou Doutrina Espírita só existe uma, não existe "correntes". Existem centros vinculados à FEB e unidades federadas ou federativas (estudo focado nas três áreas: ciência, filosofia e moral; e centros não vinculados.

    ResponderExcluir
  14. tem um livro do Divaldo Franco, chamado "Loucura e Obsessão" que chega a ser um crime, pois trata a transexualidade com terminologias absurdamente depreciativas. Além disso, os discursos homofóbicos são disfarsados em floreios linguísticos que esse autor usa para estabelecer os preconceitos contra os gays. Se os evangélicos lessem, pegariam esse livro como justificativa para todos os seus argumentos homofóbicos e ainda diriam que não são eles quem dizem, que são os espíritas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho ciência desses pensamentos de Divaldo e sou terminantemente em contra, pois sei que ele pode estar olhando de maneira errada através do prisma. Notei isso em "Perguntas e Respostas". Cada um vai aprendendo isso é o que temos que entender. Apesar disso ele tem muitos projetos maravilhosos. Se quiserem saber de alguém que já vi falando com clareza do tema, foi Raul Teixeira, elucidou de maneira tal que tive mais certeza de mim mesmo. Há livros que temos que ler com muita calma e cuidado. Abraços :)

      Excluir
    2. o problema é que esses livros com descrições depreciativas do Divaldo são pegos como cartilha pelos espíritas nos seus cursos, daí, esses preconceitos se legitimam por meio de um discurso ilustrado... mas, no final das contas, é tudo homofobia

      Excluir
  15. Espíritas não pregam o celibato pra gays coisa nenhuma! Eles apenas não aprovam a promiscuidade, e não é por moralismo não, mas por causa da questão vibratoria e da
    troca de energias com outras pessoas.

    ResponderExcluir
  16. Quanto aos que dizem que o espiritismo também condena, vale dizer que na verdade são os HOMENS quem interpõem seus preconceitos. Não há nada de errado com homossexuais, de acordo com o Espiritismo. Se deseja conhecer mais sobre o viés verdadeiramente espiritual da doutrina, aconselho o livro "Homossexualidade sob a ótica do espírito imortal", de Andrei Moreira. Ali vai descobrir que há casos de mensagens truncadas por conta do preconceito dos médiuns que as transmitiram, por exemplo.
    Vale muito a pena a leitura e ajuda a ter uma visão muito mais ampla que restrita a só um ou dois médiuns que pregam isso ou aquilo de acordo com o que creem ou com o que foi passado a eles por espíritos que, como não são perfeitos, podem não saber lidar com a situação da sexualidade.
    Emmanuel e Chico Xavier já diziam que não há nada de errado com a sexualidade em suas inúmeras manifestações, desde que praticadas de forma saudável (e isso vale para os héteros também).
    Julgar toda a doutrina por 1 ou 2 exemplos vai inclusive contra o que disse Alan Kardec, há mais de 150 anos: na dúvida, passe pelo crivo da razão.

    ResponderExcluir