segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Bananas History - A Homossexualidade através da História

 

Linha do tempo, traçando um pouco da história da homossexualidade desde o início dos tempos.
Pois sim, homossexuais estão aqui desde que o mundo é mundo, e nem sempre as coisas foram como são hoje:
PRÉ-HISTÓRIA – A antropologia mostra que as relações homossexuais eram permitidas, desempenhando um papel importante nos rituais de passagem masculinos (em Pápua – Nova Guiné; nas ilhas Fuji e Salomão, na Melanésia e Oceano Pacífico).
500 ANOS ANTES DE ABRAÃO – Documentos egípcios revelam que a homossexualidade existia não somente entre os homens, mas também entre deuses, como Horus e Seth. A bissexualidade dos homens era naturalmente aceita nesse período, no entanto a homossexualidade passiva deixava-os incomodados.
GRÉCIA 3.000-1.400 a.c – Não havia discriminação das relações homossexuais, era uma pratica recomendável, que envolvia aquisição e transmissão de sabedoria, sendo vastamente considerada mais nobre que o relacionamento hétero. O casamento hétero era visto como uma maneira de assegurar uma descendência legítima e adquirir poder, não o objeto de convergência para o amor, afeto ou emoção.




ILHA DE LESBOS Séc. VI a.c – Safo, poetisa, passional e austera concebe uma escola para moças onde leciona a poesia, a dança e a música e é aclamada por Platão como a décima musa.  Hoje a palavra lésbica que referia-se apenas aquela que habitava a ilha de lesbos, representa alguém que como sapho de Lesbos e suas seguidoras  amam e se relacionam com outras mulheres. Pouco se tem alem de safo ao pesquisarmos o lesbianismo na história, apenas nos tempos modernos ele retorna a visibilidade.
1.700 a.c - Código de Hamurábi, em sues 282 artigos não faz menção á homossexualidade.
CHINA 1.122-156 a.c - Relatos encontrados, propagam uma impressão clara de uma homossexualidade aberta na vida da corte, o casamento heterossexual era um elo de classe social e o amor romântico era vivido fora deste fosse com homens ou mulheres.
ROMA meados de 69 a.c – A homossexualidade era tolerada, o Imperador Júlio Cesar era conhecido como “omnium virorum mulier, omnium mulierum virum” – mulher de todos os homens e homem de todas as mulheres. A passividade na relação era rechaçada sendo que o pólo passivo da relação não possuía qualquer relevo social, sendo equiparados aos escravos.
ROMA meados de 533 a.c – Com o advento do Cristianismo em Roma, Justiniano edita uma lei que pune com a fogueira e a castração os homossexuais, caminho que se segue durante as Idades média e Moderna.

IDADE MÉDIA – A homossexualidade toma força nos mosteiros e acampamentos militares, e é a igreja a maior perseguidora dos pares do mesmo sexo. Qualquer ato sexual desprovido de função procriativa é caracterizado pecado. As relações homossexuais recebem o sufixo “ismo” e são consideradas pela ciência e religião como uma anomalia da natureza, uma doença.
PERÍODO RENASCENTISTA – Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Shakespeare, Caravaggio, entre outros tiveram notórias paixões homossexuais. Porem a homossexualidade continua na obscuridade.
1.670 d.c - Segundo o antropólogo Luiz Mott, Zumbi, líder do Quilombo das Palmeiras e guerreiro da resistência negra ao escravismo, teve tendências homossexuais.
ALEMANHA, entre 1865 e 1875 – Karl Heinrich Ulrichs, um dos pioneiros dos movimento por justiça e humanidade para casais do mesmo sexo defende que os instintos denominados “anormais” são inatos, e assim, naturais.
1869 d.c – O médico húngaro Karoly Benkert utiliza o termo homossexual (formulado pela união do prefixo grego homós “semelhante/ a mesmo”, e pelo sufixo sexual do latim sexus “relativo ao sexo”.
1893 – Médicos que acreditavam que a homossexualidade era uma moléstia física ou psíquica tentam “curá-la” com choques elétricos, lobotomias, injeções hormonais e até mesmo castração.


ALEMANHA NAZISTA, aproximadamente entre 1933 e 1945 – Depois da Primeira Guerra Mundial na Alemanha a homossexualidade masculina, particularmente em Berlim, gozava de maior liberdade e aceitação do que em qualquer outra parte do mundo. Contudo, a partir da tomada de poder por Hitler, os gays e, em menor grau, as lésbicas, passaram a ser dois entre vários grupos sociais a serem atacados pelo Partido Nazi, acabando também vítimas do Holocausto.  As estimativas sobre o número de homossexuais mortos nos campos de concentração varia muito, entre 5 e 15 mil, consoante os autores consultados.
NOVA IORQUE 28 de junho de 1969 – no bairro de Greenwich Village, explode uma rebelião de travestis e gays denominada “motim de stonewall” onde durante uma semana estes protestaram e enfrentaram a força policial, dando início ao “Dia do Orgulho Gay”.
1993 – A homossexualidade deixa de ser classificada como doença pois após anos de pesquisa nada que comprovasse não ser ela natural é cientificamente encontrado e a OMS (organização mundial da saúde) a  insere no capítulo “Dos sintomas decorrentes de circunstâncias psicossociais”.
1995 – as relações homossexuais passam a ser consideradas “ transtornos de preferência sexual”, o sufixo ismo é substituído por dade – “modo de ser”  dando maior “leveza” ao termo afastando a idéia de moléstia até então dominante.

 

BRASIL 1999 – Justiça do Rio Grande do Sul, em decisão pioneira fixa competência às varas de família para julgar ações decorrentes de uniões homoafetivas, até então julgadas pelas varas cíveis, dando assim o passo inicial para que estas conquistassem o status de família.
HOLANDA 21 de abril de 2001 – entra em vigor pela primeira vez na modernidade uma PL de abertura do casamento à pares do mesmo sexo, dentre as alterações passa vigorar o Código Civil em seu art. 30 “o matrimonio pode ser celebrado por duas pessoas de diferente sexo ou de mesmo sexo”.
BRASIL 2002 - Maria Berenice Dias utiliza o termo homoafetividade buscando demonstrar que como entre os casais heterossexuais as relações homossexuais se baseiam no afeto entre duas pessoas e se trata de uma ligação muito mais forte que a atração sexual.
BRASIL 07 de agosto de 2006 – Lei Maria da Penha entra em vigor dispondo em seu art. 2oque independente orientação sexual, etnia, classe, etc toda mulher goza dos direitos fundamentais inerentes a pessoa humana. Ainda com base em seu Art 5o percebe-se que a lei aplica-se a Travestis e Transexuais abrangendo toda e qualquer violência domestica independente da sexualidade dos integrantes da família. Estende-se assim o conceito de família aos casais homossexuais.
BRASIL 05 A 08 DE JUNHO DE 2008 – Ocorre a 1a Conferência Nacional GLBT em Brasília onde decide-se a inclusão do “L” frente ao “G” da sigla do movimento gay. Tal ocorre pelo crescimento do movimento lésbico e como manifestação de apoio por parte da comunidade gay, buscando-se assim mais visibilidade para as mulheres do movimento que passa a ser denominado LGBT.
 BRASIL 05 de maio de 2011 – STF ao julgar a ADI 4277 e ADPF 132 em decisão história reconhece união estável para casais do mesmo sexo e cria jurisprudência inédita pressionando o legislativo Brasileiro a quebrar seu silêncio frente às relações homoafetivas.
BRASIL entre os dias 15 e 18 de dezembro de 2011 – ocorre em Brasília a 2a Conferencia nacional de políticas públicas e direitos humanos de LGBTTT, onde afirma o Professor e Pesquisador da Universidade Federal de Goiás, Luiz Melo: “nunca se teve tanto, mas o que se tem é praticamente nada”.
Após séculos de luta contra o preconceito, a omissão legislativa e a marginalização a impressão que a mídia nos passa hoje é a de que em fim o preconceito está cedendo e a lei está ao nosso lado.
A realidade, no entanto é outra, pois, apesar dos acalorados debates e promessas políticas, continuamos sem segurança jurídica alguma ao tratamos do direito homoafetivo.
Por isso cada novo espaço conquistado é uma vitória daqueles que cansaram de viver á margem da sociedade e decidiram erguer suas vozes.


Fonte: Jurisway

15 comentários:

  1. as relações passivas os deixavam incomodados..então. eram adeptos do Gouinages desde aquela época? kkkk isso ai ja mostra o machismo que existia mesmo sendo ''tolerável''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha
      Eu gosto de gouinages!!
      Lembro que uma vez, escutei de um professor de História, que ls soldados Romanos se amavam enquanto mantinham suas esposas apenas para a procriação...
      Imagina a delícia hahaha

      Excluir
  2. Volta e meia ouço aqui em casa, dos meus pais, que no tempo deles "isso" não existia. Sim, ainda há muita ignorância por aí.

    ResponderExcluir
  3. 1a. Conferência,2a. Conferência nos governos do PT... Vamos ver qual governo coxinha vai realizar conferencia LGBT ! A história mostrará !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso nao é prioridade....

      na sua cidade da pra andar nas ruas de noite?? com seguranc,a???

      na sua cidade o povo vive bem, nao tem desemprego???

      Excluir
    2. Na minha cidade de 20 mil habitantes saiu na rua tranquilamente seja qual hora for! Aqui o povo só morre de velhice ou acidente.

      Excluir
    3. Desculpa, mas não tem nada a ver com o PT, mas sim com a democracia e com o crescimento do movimento LGBT no país e no mundo; com o apoio dos acadêmicos, psicólogos, entidades civis, empresas, etc

      Excluir
  4. Parabens pelo post sr.Bananas

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente há muitos ignorantes e preconceituosos que acreditam que a homossexualidade é algo recente, e que antigamente não existia isto...
    PQP, fala sério, aquele tempo as coisas eram mais escondidas né, óbvio!!!!

    ResponderExcluir
  6. Tudo isto já vem de longe muito longe, o dia que tudo isto for natural não estaremos mais aqui, outras gerações verão isto!

    ResponderExcluir
  7. Sempre existiu, e na mesma proporção. Imagine a quantidade de avôs e avós que morreram sem nunca terem feito sexo com quem desejavam

    ResponderExcluir
  8. Muito bom sr Bananas.
    Pesquisem "gay vintage couple" no google imagens, é divertido ver os casais do começo do século passado.

    ResponderExcluir
  9. Bom, os passivos continuam mal vistos e sendo discriminados, ate entre gays, que preferem se dizer ativos e pegadores de mulher de vez em quando (jamais assumem que são bissexuais) e os religiosos de merda deturparam as palavras de Cristo, e usaram o pseudocristinianismo para discriminarem os homens homossexuais ( não vejo lesbicas serem tao discriminadas assim não).Ou seja tudo continua igual como sempre foi.

    ResponderExcluir