segunda-feira, 23 de abril de 2012

'Deus é gay' e outras frases foram pichadas em igreja

Três frases escritas de vermelho na parede da Matriz da Igreja Católica chamaram a atenção da população de Santa Helena, cidade localizada na região Oeste do Paraná e que tem pouco mais de 23 mil habitantes: “Deus é gay”, “Pequenas Igrejas, Grandes Negócios” e “fuck the religions”. As pichações foram feitas na porta de entrada, o local onde centenas de católicos do município celebram e fazem suas orações. Os vândalos também fizeram o símbolo da cruz de ponta cabeça, e um símbolo do anarquismo.
A ação dos vândalos ocorreu na noite da última quinta-feira (19). Com a ajuda da população, a Polícia Militar local agiu rápido e prendeu os três suspeitos de terem praticado o ato de vandalismo.

Segundo o Portal Correio do Lago, "L.A.S., 19 anos, foi o primeiro detido e depois foram detidos M.J.O. e E.R.S. Segundo informou o sargento Botini, comandante local da PM, no depoimento eles alegaram consumo de bebida alcoólica, influência disso e insatisfação com a vida para praticar o ato de blasfêmia contra a igreja", publicou o site. Os três foram ouvidos e liberados, pois responderão a acusação em liberdade.
A Paróquia Santo Antônio se manifestou através de uma carta pública.

Leia a carta pública na íntegra.
“Ame o Senhor, seu Deus, com todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda a sua força e com toda a sua mente; e ao seu próximo como a si mesmo”. (Lc 10,27)

A legislação brasileira dá o direito de expressão a todos os cidadãos, mas também exige respeito pelo patrimônio alheio, inclusive criminalizando atos de vandalismo e pichação.

Nesta manhã de sexta-feira os católicos de Santa Helena e porque não dizer, todas as pessoas de boa vontade, ao passarem pela Igreja Matriz Santo Antonio manifestam profunda indignação, reprovação e sentem-se ofendidos pelos atos de vandalismo que aconteceram ao longo desta noite de quinta para sexta, quando alguns elementos picharam a parede lateral da Igreja com ofensas à religião e a Deus.

Esses atos são considerados uma blasfêmia (do dicionário):

1. Ultraje a algo considerado sagrado, a uma divindade ou religião;
2. Palavras ofensivas e insultantes contra uma pessoa ou um objeto dignos de respeito).

Portanto, como Igreja Católica afirmamos:

1. A atitude dessas pessoas foi uma blasfêmia contra Deus, o criador de todas as coisas, e contra os católicos que usam este templo sagrado para as celebrações sagradas da comunidade e para seu encontro pessoal com Deus;

2. Como crime previsto na legislação, exigimos que as autoridades competentes investiguem o caso e dêem respostas a toda comunidade santa-helenense;

3. Esses fatos, como vários outros que tem sido corriqueiros em nossa cidade, são as consequências de uma sociedade que deixou os valores fundamentais de lado: valores da vida, do respeito ao próximo, da família, do amor a Deus;

4. Quando o ser humano é desumanizado naquilo que lhe é mais precioso – “ser imagem e semelhança de Deus” (Gn 1,26) qualquer ideologia: do poder, do dinheiro, da vaidade, do anárquico se avultam;

5.Por isso é urgente que a sociedade, a igreja, as famílias, os responsáveis pelos poderes públicos, os educadores de nossas instituições assumam esse papel de formadores da vida e das pessoas no cuidado dos valores que são fundamentais a todos: a vida, o ser humano em todas as suas dimensões, a liberdade religiosa e o respeito às manifestações de fé.

Fonte: Uol

10 comentários:

  1. O que tem o primeiro de bonitinho tem os outros dois de monstros.

    ResponderExcluir
  2. Bom, a falta de respeito mandou olá... Além de já estar vendo vários evangélicos usando isso como exemplo.

    ResponderExcluir
  3. eu acho muita falta do q fazer desses caras q fizeram isso.
    Mas o engraçado é q pichar isso nas igrejas é crime mas humilhar e ofender os gays(o q algumas igrejas fazem) não é.

    ResponderExcluir
  4. Quando as pessoas ofendem os religiosos eles correm pra justiça, quando uma pessoa ofende um gay,acontece oque? NADA. Não sou a favor desses atos ai,na verdade achei vergonhoso, por mais que eu não goste de religião eu não abro a boca pra falar nada de mal dela, e oque vai ter de católico/crente usando a pixação "Deus é gay" como motivo da não criminalização da homofobia....

    ResponderExcluir
  5. Aqui na minha cidade a igreja fechou com grades a cobertura do salão paroquial que fica ao lado por que moradores de rua costumavam passar a noite ali.

    O dízimo que está na bíblia é para ajudar os necessitados, não é?

    ResponderExcluir
  6. Gays ou não, só deram mais motivos pra raça religiosa nos discriminar.

    ResponderExcluir
  7. que horror ,cada um no seu cada qual,eu acho que são atitudes assim que gay de honra se irritam .esses ai não sao gays sao pessoas que querem confusão . ai as igrejas caem de pau nos gays , e os gays na igreja , sem separar os bons e ruins , assim fazem guerras por um grupo.

    ResponderExcluir
  8. Deveriam atear fogo em todas as igrejas.

    ResponderExcluir
  9. Na verdade eles nem sao gays.

    Quando eles dizem Deus é gay, acredito que no pensamento deles, estao ofedendo Deus.

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkkkk MORTOOOOO AQUI NA MINHA CITY GENTEEEEE

    ResponderExcluir