quinta-feira, 9 de maio de 2013

Thiago Fragoso sobre papel gay: 'Por que tem que ser uma bichinha?'

Thiago Fragoso levou seu filho Benjamin para assistir ao espetáculo Disney on Ice nesta quinta-feira, 9, no Maracanãzinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O ator comentou sobre seu papel na nova novela do Walcyr Carrasco, "Amor à vida", em que irá viver um personagem gay, casado com Marcello Antony, e que não pretende fazer nada muito afetado.


"Por que eu vou fazer um gay, tem que ser uma bichinha? Não é uma coisa para colocar o estereotipo e afastar todo mundo".

 Thiago contou mais detalhes de seu papel na nova novela nas nove: "Sei que é um casal, que meu personagem será dono de um sushi bar, um cara moderno, para cima e eles querem ter um filho juntos. Vão misturar o material genético, o sêmen de um com o outro, e vão fazer uma inseminação artificial com uma barriga de aluguel e não vão saber quem é o pai. A ideia é que os dois sejam os pais. É uma história maravilhosa que será tratada com muita maturidade. A ideia é mostrar uma família que não é uma família usual e acho muito propício isso no Brasil num momento em que o casamento gay foi legalizado na França, que a corte suprema dos Estados Unidos está discutindo isso, então é um momento muito propício no mundo", disse.

 Ele explicou que o visual do personagem ainda não está definido. "Não comecei a gravar ainda. Ainda não estou nem com o look do personagem. Não posso contar sobre a mudança de visual. É segredo", brincou, fazendo suspense. E completou: "Vou mudar, mas não vai ser nada demais não".



 “A gente quer fazer o relacionamento do dia a dia. Mostrar aquela coisa morma, a rotina, o afeto de duas pessoas que se amam e se cuidam. Vai ser da mesma forma que a gente mostra um casal heterossexual em uma novela”, explicou.

 Thiago comentou ainda que não tem receio que o personagem algum tipo de polêmico: "Não, nunca tive o menor problema com isdo. Acho que a coisa da polêmica é porque é um assunto que precisa ser discutido. E isso pensando na função social do ator é maravilhoso. Faz você se sentir completo na sua profissão, faz você sentir que você está fazendo o que deveria dentro da profissão. É uma oportunidade única. Tenho muita sorte de pegar bons personagens e eu não tenho medo de encarar porque nem me passa pela cabeça o medo e, sim, o prazer".

 Thiago falou também que não está preocupado com a questão do beijo gay: "Se vier beijo, veio. Mas se não vier, não tem problema. A intenção não é romper o tabu do beijo gay e sim mostrar um casal homossexual. Quando a gente começa a discutir beijo gay meio que banaliza um pouco, torna superficial. Porque o beijo é uma coisa meio escapista, meio sexual, são dois homens que estão tendo atração física. Ai fica aquela coisa 'meu Deus, vão se beijar'".

 Fonte: Globo

17 comentários:

  1. Concordo quando ele diz que o estereótipo do gay (ou bichinha) afasta o público (ainda mais em tempos em que Felicianos, Malafaias e afins pregam a intolerância ao invés do diálogo), a menos que esse gay seja uma figura dramaticamente calcada na comédia, como o Crô, de "Fina Estampa". Existem homens de várias formas e mulheres de várias formas e o que deve prevalecer entre todos é o respeito.
    Quanto ao beijo gay, desistam de vê-lo na Globo. Procurem no Youtube por "beijo gay mãe de santo rede manchete". O beijo gay na TV já foi exibido. Foi em 1990 na extinta TV Manchete.

    ResponderExcluir
  2. É ótimo querer se afastar do esteriótipo e eu definitivamente apoio a iniciativa, mas eu acho importante lembrar que essas "bichinhas", como ele diz, são parte da comunidade LGBQT, sofrem preconceito de todos os lados (dos héteros por serem gays, da própria comunidade gay por não se adequarem a um certo padrão de masculinidade) e também merecem respeito.

    ResponderExcluir
  3. Fazer o tipo"bichinha" é quase um atestado de inferioridade e anormalidade.Todo gay é igual a qualquer pessoa,não se deve se diferenciar dessa forma.Já foi o tempo em que os gays tinham que fazer tipos pra sobreviver,hoje a gente pode se igualar a qualquer pessoa,só se desvaloriza quem quer.

    ResponderExcluir
  4. Se a globo levar a história desse casal á sério vai ficar uma história maravilhosa. O ruim é que eu vou ter que ficar ouvindo comentários preconceituosos dos meus parentes toda vez que mostrar os homossexuais dessa novela. Se em Salve Jorge, naquela pequena participação dos homossexuais traficados, eu já ouvi um monte de asneira, imagine nessa novela onde tem personagens fixos.
    Enfim, ansioso pra ver essa novela.

    ResponderExcluir
  5. sabia q os politicamente corretos iriam começar a cacarejar reclamdno dele teer chamando as bixinhas de bixinhas ... kkkkkkkkkkkkkk falou tudo o Thiago, verei a novela

    ResponderExcluir
  6. Politicamente corretos que me julguem, mas.... concordei demais com a fala, inclusive com a parte do 'estereotipo" bixinha afetada'.

    Digo isso pelo fato que, esses dias atrás, um afetado (não sei se é palavra certa), me disse em uma conversa para me libertar, porque eu me comportava como hétero. Nem discuti. Sou gay, e assumo.

    Sou gay sim, mas ainda sou homem. Gosto das coisas de homem. Me visto como homem. Não preciso de gírias e assuntos que me deem "características" desse estereotipo falso de gay comum, taxado pela mídia de forma incorreta.

    Temos que mudar isso.

    ResponderExcluir
  7. Isso de misturar o sêmen e não saber quem é o pai me lembrou de Rachel Berry de Glee, que tem dois pais gays e não sabe qual é o verdadeiro.

    ResponderExcluir
  8. bichinha é bichinha mesmo , tbm prefiro um tipo mais masculo mas nada contra as bibas

    ResponderExcluir
  9. "Bixinha" é um termo pejorativo. Assim como "tição" para negros.

    O problema é que a própria comunidade (maioria) aceita certos apelidos impostos durante anos, e pior, os agregam a sua própria cultura.

    ResponderExcluir
  10. Por que não "bichinhas"!Só pq sou gay tenho que ser igual a todos os outros.Existe vários tipos de heterossexual e pq os gays é que tem que ser todos iguais? Acho que os diferentes podem e devem viver juntos. A globo agora quer "higienizar" os gays formando o padrão gay, assim como os personagens de Carlos Casagrande e Sérgio Abreu em Paraíso Tropical. É um modelo e todos devem ser seguir cegamente para ser aceito. Não sou "bichinha" mas aceito o direito de cada um ser o que é.

    ResponderExcluir
  11. Ele está certo, quase todos os personagens gays representados em novelas ou seriados cairam no caricato da bixa afetada, e nem todos são assim.

    ResponderExcluir
  12. Chega de poc - poc e pão com ovo!!! Já chega as caricatas que tem nos big brothers e novelas da globo. Tá na hora de gays mais discretos na TV tbm...

    ResponderExcluir
  13. A história desse casal da novela vai ser bem parecida com as de Kevin & Scotty em Brothers & Sisters e Brian & David em The New Normal. Mas tudo bem, o que importa é que será brasileira e espero que seja tratada tão fielmente como as duas citadas.

    ResponderExcluir
  14. The New Normal FLOP , parecida nada o bryan era bichinha

    ResponderExcluir
  15. Acho que cada gay tem que agir como se sentir melhor.Tem gay muito efeminado, meio efeminado, muito discreto, uns que não dão pinta nenhuma.
    Eu sou um pouco efeminado, mas não muito, diria que sou meio delicado, mas é de mim, não consigo evitar. E sou assim e pronto...

    ResponderExcluir