sexta-feira, 17 de julho de 2015

Tieta do Agreste educa contra a Homofobia e o Preconceito


14 comentários:

  1. Uma lição de humanidade. Parabéns ao autor dessa aula. Amo Tieta!

    ResponderExcluir
  2. Incrível como a sociedade regrediu em alguns pontos, nessa novela inclusive ter a Isadora Ribeiro nua na abertura, algo que provavelmente não aconteceria atualmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, mas discordo. O fato de não ter mais mulheres nuas em aberturas de programas de TV não é uma regressão, mas sim um sinal de que a sociedade tem mais dificuldade em aceitar a mulher sendo tratada como mero objeto de satisfação sexual do homem, além de rejeitar a vulgarização da nudez.

      Excluir
    2. Eu discordo de você, acredito que tenha sido uma regressão sim já que a sociedade passou a tratar a nudez como algo somente erótico e não artístico.

      Excluir
  3. Detalhe: essa novela foi exibida em 1989/90. E, na época, falar de homossexualidade - mesmo de forma implícita - era um tabu ainda maior do que "voltou a ser" hoje em dia. E quanto a cena, foi simplesmente um show de interpretação de Betty Faria e Cássio Gabus Mendes.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, tudo tão atual ... Não avançamos NADA

    ResponderExcluir
  5. Esse foi um belo exemplo de como muita gente é hipócrita. Muitas pessoas cometem adultério, fazem coisas horríveis, aí depois se acham corretas perante as pessoas, justamente pelo fato de serem heterossexuais. Nossa, eu chego a ter nojo dessas pessoas, mas eu tento de verdade não julgá las, pq estaria fazendo o mesmo que elas.

    ResponderExcluir
  6. Fantástica cena...lembro de tê-la assistido aos12 anos, quando passou na TV. Algo muito raro para a época, falar de homofobia no horário nobre. Gay era algo que para a sociedade hipócrita daquele tempo não existia...
    Discordo dos que dizem que não avançamos. Avançamos sim...é só ver que o assunto agora está em todo lugar: tem casamento gay, festival de cinema gay, parada gay, balada gay, cruzeiro gay, etc. algo que era insignificante ou nem existia naquela época.
    O que acontece hoje em dia é que o conflito é muito mais acirrado. Não foram só os gays que saíram do armário, os homofóbicos também. Por isso, há a impressão de que a sociedade regrediu, mas não é verdade: só estão mais evidentes os conflitos envolvendo a sexualidade.
    Na minha opinião, só conseguiremos o verdadeiro respeito quando conseguirmos convencer a maioria heterossexual de que a questão não é somente de garantir direitos de uma minoria, mas sim de assegurar a liberdade de ser como bem entender de todos, independentemente da sexualidade. Exatamente o que o autor da novela conseguiu resumir muito bem nas falas da Tieta nessa cena da novela...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato e preciso em todas suas colocações, sr. anônimo!

      Excluir
  7. Isso la em 1989...como nós regredimos, meu Deus...

    ResponderExcluir
  8. Sei não, as pessoas são extremamente hipócritas e incoerentes.Todo dia temos na mídia "gostosas" dizendo que gostam de homens e mulheres, a maioria casadas com homens, e não são rejeitadas.Agora vai aparecer um bando de "gostosos" falando que gostam de homens e mulheres pra ver o que acontece.Serao trucidados e mulher nenhuma vai querer saber deles! Eu tenho nojo,muito nojo de gente hipócrita e incoerente!!!!

    ResponderExcluir
  9. gente. Fantástico isso.
    não lembrava dessa cena.
    temos que compartilhar esse vídeo em todos os canais possíveis.
    Beth Faria / Autor, você ARRASOU.

    ResponderExcluir
  10. Lembro como hoje! Quando a abertura começou meu pai veio como um foguete desligar a televisão do nosso quarto! Eu tinha uns 8 anos de idade! Foi assim por umas duas semanas...acabava o jornal, era a hora de dormir! Quando meu pai passava a noite trabalhando minha mãe fazia a egípcia e deixava a gente ver a novela!!! Cansei de brincar de Tieta!!!

    ResponderExcluir