quinta-feira, 3 de março de 2016

Caio Blat viverá personagem Homossexual em 'Liberdade, Liberdade'

É deste jeito, refinado e afeminado, que Caio Blat vai aparecer em Liberdade, Liberdade, a nova novela das 11.  Na trama, ele será André, filho de Raposo (Dalton Vigh) e o grande confidente da irmã, Joaquina (Andreia Horta).
 Com o retorno de Joaquina e sua família ao Brasil, André vai temer pela vida da irmã, afinal  Joaquina é a filha de Tiradentes e todos os descendentes dele foram condenados.  Em Vila Rica, ele vai despertar nas mães o desejo de casamento para suas filhas ainda solteiras.
No entanto, o grande drama de André será a sua homossexualidade reprimida. Ele quer agradar o pai e tenta acompanhar seus hábitos, mas sua sensibilidade o mantém distante da brutalidade dos homens da época. O jovem terá que lidar com o preconceito e com o inesperado amor de Mimi (Yanna Lavigne), linda prostituta que se apaixonará por ele.

Liberdade, Liberdade é uma novela de Mario Teixeira baseada em argumento de Marcia Prates. A direção artística é de Vinicius Coimbra. A estreia é prevista para abril de 2016.

Como se preparou para o papel?
Estudei a Inconfidência Mineira e a vinda da família real para o Brasil, em 1808. Uma época violenta, de um país ainda selvagem. Até os nobres comiam com as mãos e não tomavam banho. Nesse contexto, André é desajustado, pois cresceu na corte europeia, lê os iluministas, tem hábitos finos, e é obrigado a fugir para um país onde 99% da população é analfabeta. Ele é sensível, virgem, numa época em que a homossexualidade era punida com a fogueira pela inquisição.
Então é um gay contido?
É reprimido. Vejo o personagem como um peixe fora d'água, uma pessoa no corpo errado, no lugar errado, na época errada. Basta olhar para suas roupas, com rendas e lã, para ver que ele está fora do contexto. Por isso, pretendo atuar com o máximo de discrição. Mas ele é engraçado e faz comentários geniais.
Faria cena de beijo gay? 
Eu teria muito cuidado com o tema, com a cena, seria tenso, mas nada diferente de uma cena difícil com uma mulher.
Ainda existe preconceito com personagens gays na TV?
O público já se acostumou, personagens gays já são frequentes, e com muito sucesso. Nem confundem mais ator e personagem. Os gays representam parte importante da sociedade. Acho que humanizá-los e evitar estereótipos ajuda a educar e reduzir a intolerância, que é próxima da desinformação.

20 comentários:

  1. Ele fala em evitar esteriótipos mas está fazendo um personagem afeminado. Vai entender...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra não ser esteriótipo tem que ser um não afeminado? Vai entender...

      Excluir
    2. Significado de estereótipo. O que é estereótipo: -Ideia, conceito ou modelo que se estabelece como padrão. (Se desejar, pesquise um pouco mais).

      Excluir
    3. Não perguntei o significado, querido Aurélio!
      Continue com o esterEótipo que o senhor tem por seguir uma sociedade machista.

      Excluir
    4. So espero q não seja igual outras dezenas de personagens gays q circulam por outras novelas... Eh sempre o gay afeminado e engraçado, q na maioria das vezes serve apenas pra dar um toque cômico na trama. Pior, nos personagens globais, eh quase certeza q ele será convertido para a heterossexualidade da metade da novela para o final.Independente dele ser afeminado ou n, q pelo menos a historia seja um pouquinho mais trabalhada.

      Excluir
  2. A história parece ser bem interessante!

    Mas de qualquer forma não faria mal umas cenas parecidas com de CAMA DE GATO

    ResponderExcluir
  3. Essa novela promete. Vai ser como verdades secretas so que vintage co escravos e senhores. Muita nudez

    ResponderExcluir
  4. Imagina que delícia ser gay no Brasil no século 17.

    ResponderExcluir
  5. Ah sim, o personagem gay da TV Aberta. Afeminado e engraçado. Nasce 20 páginas no facebook com nomes "[Nome dor Personagem] + [Adjetivos agressivos]" onde reutilizam frases baratas por curtidas. O personagem fica numa de enrustido e sofrimento por pouca coisa até a casa cair pra ele na novela.

    Caiu a casa? Agora tem duas rotas:
    1. Ele se transforma hétero e fica com outra personagem engraçadinha ou de menos importância na trama, e fica por isso mesmo até a novela acabar, uma vez que não existe mais conflito pra ele depois de se assumir. (O único conflito que a TV tem para personagens gays: AIDS, Morte e Aceitação).
    2. Ele descobre outro gay (que também não tem importância nenhuma na trama (No máximo é primo/tio de algum personagem que seja só um pouco mais relevante), eles se pegam escondido até nas ultimas semanas da novela darem um longo selinho pra poder dizer que foram "ousados". Bonus se a garota que gostava dele se torna a BFF dele.

    Não estou críticando a novela, pois acredito (e gosto) que mais personagens gays devem aparecer em tramas sim. Mas sempre são escritos da mesma forma. Todos os personagens gays homens que vimos até agora nas novelas são afeminados e tem estória super razas. Poxa, bota um gay que lida com traição! Um que cobiça o personagem principal da mocinha! Um que seja um líder de alguma coisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso, cara. Concordo plenamente.

      Excluir
  6. O gay na TV sempre é afeminado e/ou engraçado. Todo gay que tu conheces é assim? Eu não sou. Eu sou o tipo de gay "masculinizado" (é assim que fala?) e não tenho o menor orgulho disso. É uma característica minha, da minha personalidade, como homem gay. E é óbvio que eu não me sinto representado na mídia.

    Sou muito a favor da quebra de preconceitos contra quem é afeminado (amo caras de TODAS as formas, antes que alguém venha dizer que eu sou contra ou "discreto e fora do meio", eu curto homem, afeminado ou não), mas estão quebrando um preconceito criando outro preconceito.

    Acho que todas as formas de ser gay deveriam ser representadas. O gay que não é afeminado, o que é afeminado, o gay que é vilão e o que é herói. Uma trama elaborada com uma história humana, onde ser gay passe de fator protagonista na vida/personalidade do personagem para algo secundário e sem tanta importância.

    "Pra não ser estereótipo tem que ser um não afeminado? Vai entender..."

    Não sou o cara do comentário, mas respondo. Pra não ser estereótipo tem que ser DIVERSIFICADO. Diferente, humano. Pra quebrar barreiras temos que diversificar, não padronizar.

    Meu comentário ficou muito longo, mas é porque eu raramente comento. E eu amo teu blog, Bananas! Leio regularmente, bom conteúdo.

    * se alguém quiser falar sobre isso, só responde ae. Mais tarde dou uma olhada aqui. Flw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo demais! O tal do personagem gay é que ele se resume em: Ser Gay kkkkkkk. O tal daquele lá Felix pelo menos tinha algo na estória principal, mas pecou na interpretação estilo "zorra-total", onde só falava cuspindo bordões e agindo de forma muuuito "Olha pra mim, sou uma gay afeminadíssima e perigosa".

      Mas enfim né, já é milagre termos personagens gays agora com frequência. Só falta parar de baterem na mesma tecla e criarem gays mais humanos.

      Excluir
  7. Meu crush de toda a vida. <3

    ResponderExcluir
  8. O diretor falou que vai ter muita nudez feminina e masculina!!

    Ass.: Cas!!

    ResponderExcluir
  9. Ai gente, cadê a lei contra homofobia? Devíamos lutar, poxa, um cara por ter aparência com o feminino e cabelo crescido ser alvo de buzina e comentário de desocupados a plena luz do dia? Até quando? Pelamor, sei que não tem muito relacionado a não ser o pensamento de época de uma capital tradicional. Olhei com piedade para esses, eles merecem isso e uma lei. Imagino como é com muitos gays por aí, sempre pensei. Uma pena que isso ocorre.

    ResponderExcluir
  10. "O público já se acostumou, personagens gays já são frequentes, e com muito sucesso. Nem confundem mais ator e personagem."
    Tá desinformado migo, tá passando vergonha, melhor ficar calado.

    ResponderExcluir