sexta-feira, 11 de março de 2011

Chanceler do Mackenzie argumenta que pode continuar se posicionando contra gays


Quatro meses depois de ter condenado o projeto de lei que torna crime a homofobia no Brasil, o PLC 122/06, e se tornado alvo de protestos por isto, a Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo publicou nesta semana sua Carta de Princípios 2011, um documento onde defende que “o direito individual de pensar livremente e de expressar tais pensamentos é garantido em todas as democracias do mundo ocidental”.

A carta “Liberdade de Consciência e de Expressão” é assinada pelo chanceler da instituição, o reverendo Dr. Augustus Nicodemus Lopes (o mesmo da condenção ao PLC), e defende que “em sociedades multiculturais e plurais, pensamentos, crenças e convicções que são livremente expressos podem contrariar ou contraditar outros pensamentos, crenças e convicções quanto aos valores morais, crenças religiosas e preferências pessoais”.

Ainda na carta, o Mackenzie alega que “tais discordâncias, todavia, não podem ser vistas como formas de se denegrir a honra e a imagem dos indivíduos de quem se discorda. Se assim fosse, seria impossível a discussão de ideias e a apresentação do contraditório, especialmente no ambiente da Universidade”. A íntegra da Carta de Princípios 2011 você confere clicando aqui.

Fonte: MixBrasil



Gostaria de ver essa pessoa falando que é contra negros, judeus, velhos, deficientes... Ah, esqueci! Ele enquadrou a homossexualidade como preferência pessoal, ou seja, é a nossa preferência amar uma pessoa do mesmo sexo e receber o preconceito de uma sociedade machista. As vezes um diploma e estudo não ajuda alguém ter uma mente aberta.

9 comentários:

  1. O que esperar do chanceler de uma instituição que apoiou a ditadura militar? Ah, e esqueci, é evangélico também, ou seja, um verme completo.

    ResponderExcluir
  2. È por causa de gente dessa especie como esse tal "chanceler" que a homofobia tem que ser criminalizada! Ele so nao critica negros, judeus etc por que sabe que iria responder criminalmente por isso. E um infeliz desse ainda se diz cristão.

    ResponderExcluir
  3. tenho vários amigos gays q estudam na mackenzie... na hora d receber a mensalidade eles naum tem preconceito nenhum...

    ResponderExcluir
  4. E - só exemplificando o absurdo - se alguém disser que os judeus, os polacos, os nordestinos, os chineses, os russos, os motoristas de táxi, os caminhoneiros, os cariocas, os garçons, etc., etc. são nojentos, pecaminosos, etc., etc. não estará expressando seu pensamento? A questão é que a liberdade de expressão PÚBLICA do pensamento, como todo direito, têm limite, NÃO SENDO LÍCITA USÁ-LA PARA AGREDIR PUBLICAMENTE PESSOAS. Nesse caso, é abuso de direito e como todo abuso deve ser punido.

    ResponderExcluir
  5. A primeira coisa que eu faria antes de escolher uma instituição de ensino, é ter certeza que ela não tenha nenhum vínculo religioso. Posição pessoal...

    ResponderExcluir
  6. Mackenzie? hahahahaha senta lá Claudia, não dou crédito algum. O diploma dele só serve pra limpar a bunda, olha as merdas que ele fala. Se a liberdade de expressão não interferisse nos direitos básicos das outras pessoas, sejam elas homossexuais, negras, judias ou palestinas, não teria problema algum. Só que a expressão da repúdia dessas "pessoas" são humilhações e lampadas na cabeça dos contradiados. Nada demais, né? Viva a liberdade de expressão!

    ResponderExcluir
  7. concordo plenamente com a ideia expressa na carta. O livre pensamento, a livre opinião, enfim, a liberdade de ser quem se quer ser, ou quem nasceu para ser não se limita às minorias que sofrem preconceito. Tanto um gay deve ter a liberdade de viver como um ser humano, cidadão com plenos direitos e ser respeitado por toda a comunidade como esse senhor deve ter a liberdade de discordar, não simpatizar e privar-se da convivencia de qualquer que seja a espécie de diferença. racismo, preconceito e violência vão muito além da não concordancia, a qual é de pleno direito de todos: tanto a ele quanto a nós que discordamos de sua opinião e estamos aqui, livremente, expondo nossos ideais.
    "evangélico também, ou seja, um verme completo."
    "Mackenzie? hahahahaha senta lá Claudia, não dou crédito algum. O diploma dele só serve pra limpar a bunda, olha as merdas que ele fala."
    Belos exemplos do moral que têm tais criticas e do bom uso da livre expressão.

    ResponderExcluir
  8. O anõnimo deve ser evangélico e estudar na Mackenzie...

    ResponderExcluir