sábado, 9 de abril de 2011

Confronto entre manifestantes pró e contra Bolsonaro

Dois grupos, pró e contra o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), rivalizam no vão do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na avenida Paulista, na manhã deste sábado (9).

De um lado, manifestantes gritam que "ser heterossexual não é ser radical". Eles saem em defesa de Bolsonaro, autor de polêmicas declarações sobre homossexuais e negros.

Outro grupo pede: "Fascistas, morram". Trata-se de uma reação aos simpatizantes de Bolsonaro.
O clima entre os dois pólos espessou em vários momentos. De vez em quando, os gritos param e começa bate-boca entre manifestantes. Quase houve confronto, mas policiais impediram.
Segundo o capitão da PM (Polícia Militar) Accarini, foram encontradas armas (não de fogo) de ambos os lados.

A polícia levou sete defensores de Bolsonaro para a delegacia, suspeitos de ter ficha de crimes de racismo. Alguns dos detidos traziam a palavra "skinhead" na camiseta.
'FORA KIT-GAY'

O grupo pró-Bolsonaro tem cerca de 40 pessoas (algumas mascaradas e de cabeça raspada) e, durante a manifestação, entoou algumas vezes o hino nacional. A certa altura, berravam: "Fora, kit-gay".

Também ostentam faixas em que pedem "fora, Battisti" (contra o ex-militante da extrema-esquerda italiano).

Outras bandeiras do grupo: "Pelo direito de educar nossos filhos" e "defendendo a família". São pleitos que vão de encontro às posições de Bolsonaro, abertamente contra demandas como casamento gay e adoção de filhos por homossexuais.
O grupo anti-Bolsonaro é mais numeroso: reúne em torno de 70 pessoas. "Racistas, fascistas, não passarão" é um dos gritos de guerra.

Os cerca de 100 policiais presentes na área não impedem episódios pontuais de violência. Um manifestante do "time Bolsonaro" foi hostilizado por estar próximo ao grupo contrário ao deputado. Ele tomou um tapa ao tentar fugir. Seu agressor estava mascarado.

Por volta das 11h30, a Folha contou apenas duas mulheres entre os pró-Bolsonaro. Nenhum negro.
Do outro lado, a divisão de gêneros é maior, embora haja pouca participação de negros.

De megafone em mãos, um dos simpatizantes do parlamentar, Eduardo Thomaz, 29, pedia "direitos humanos para humanos direitos". Segundo ele, há respeito à democracia e nenhuma oposição à outra ala da manifestação.

Por volta das 12h30, ele ajudou a organizar a saída "em grupo, pacífica, sem provocações". POLÊMICA

No mês passado, ao humorístico "CQC", Jair Bolsonaro respondeu à cantora Preta Gil como ele reagiria se seu filho se apaixonasse por uma negra.

"Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco e meus filhos foram muito bem educados. E não viveram em ambiente como lamentavelmente é o teu."

No dia seguinte, o parlamentar disse que se confundiu: achou que a pergunta se referia a um hipotético caso homossexual de um de seus filhos, e não a um romance com uma mulher negra.

Depois, voltou à carga contra os gays em várias ocasiões --disse "se lixar para esse pessoal aí".

Fonte: Folha


11 comentários:

  1. Que gente estranha que defende esse tal Bolsonaro! Tb pra gostar e defender um tipinho como ele, so sendo bizarro mesmo, e tendo o cerebro oco.

    ResponderExcluir
  2. Eles defendem a familia, mas qual familia? A familia que cheira cocaina unida? Porque com essas roupas pretas e alguns com o rosto escondido por capuzes....sei nao

    ResponderExcluir
  3. esse bolsonaro é um lixo em forma de gente, nem merece nem um pingo da atenção que está tendo. os seguidores dele são tão honrosos que até escondem a cara. deviam morrer apedrejados junto com ele

    ResponderExcluir
  4. Em tese, concordo com o Bolsonaro...
    Ele defende a tese que ser gay não é ser diferente, e sim que gay adora chamar atenção...
    Homem que nasceu Homem, e que gosta de Homem, não é errado, é o amor... Mas, agora, essas "bichas loucas", que é "homem" que quer ser mulher, isso sim que o Bolsonaro defende...
    Sou gay, tenho meu parceiro, nem por isso chamamos atençao, somos duas pessoas normais, que se gostam... Amor nao tem sexo...
    Se quiser se aparecer, coloca 1Kg de linguiça no pescoço e 1 uma melancia na cabeça...
    Pessoal, reflitam isso, somos uma minoria, e não nos respeitamos, e não teremos valores dignos dentro de uma sociedade, se continuarmos sendo essas pessoas "Travestidas"
    Comentem

    ResponderExcluir
  5. Anonimo do comentario de 00:24 (que horario mais revelador), enfim, se esse tal Bolsonaro te conhecesse garanto que nao iria gostar de vc, muito menos tendo vc um companheiro.Ta na cara que ele nao gosta de gays,e o que é pior, quer nos prejudicar, quer que nao tenhamos direito a nada. Nao se iluda! Realmente acho muito triste que existam gays como vc que ainda o defendam.

    ResponderExcluir
  6. Gays já foram levados a campos de concentração antes, querwm levarde novo!

    só queria poder sumir desse país infeliz!

    ResponderExcluir
  7. Acho até bom esse confronto. Queria estar lá para levantar cartazes : "Vocês não conseguirão acabar com nós , gays!" , "Não adianta, vocês espernearem, a bicharada sairá toda do armário e vocês não poderão fazer nada!!!'
    Assim se faz nos EUA, todos se manifestam!!!!

    ResponderExcluir
  8. É nessas horas que eu tenho cada vez mais certeza de que o mundo está acabando...Cada a Lei que prende e multa pessoas que tem preconceito contra negros, cadê os processos por danos morais???? Pq é uma merda de deputado nao prendem?! Olha gente não são neo-nazistas, nem kinreds (sei lá como escreve) que vao nos exterminar somos cada vez mais e digo e praguejo que os filhos ndessas pessoas ão de se apaixonar por pessoas negras ou de nascer gay pq Deus é tão bom que vai provar pra eles que nós somos criação deles e que a língua é o chicote da vida...

    ResponderExcluir
  9. Reportagem tendenciosa nada, né?

    ResponderExcluir
  10. é muito ruim mesmo quando vc não se aceita como gay e se defende dessa forma... quando atacam os gays dessa forma só mostram o quanto gostariam de ser como muitos que se aceitaram e se assumiram... homofobia é coisa de bichinha enrustida!!!

    ResponderExcluir
  11. Quando é um caso de ódio tão doentio assim, como desses caras, Freud nos explica, colegas: Se sou gay, e o não me aceitar é de forma muito grave, patológica, inconscientemente crio um mecanismo de defesa que diz "como eles ousam ser gays e viverem melhor do que eu? Vamos odiá-los então" O ódio doentio vira válvula de escape.
    Claro, foi uma explicação beeeem grosseira, e não se aplica a todos os casos, mas é basicamente isso, pra quem se interessar..

    ResponderExcluir