terça-feira, 22 de maio de 2012

Psiquiatra que criou terapia para conversão de gays diz que ela não funciona e pede desculpas

O psiquiatra Robert Spitzer publicou em 2001 um estudo científico que pressupunha a conversão de gays em heterossexuais como tratamento possível. Até hoje esse estudo é usado neste tipo de "terapia" e serve de bandeira para grupos religiosos e conservadores quando querem defender a ideia de que gays estão desviados.

Agora, aos 80 anos, sofrendo de Parkinson, o psiquiatra pediu desculpas a todos os gays, em especial aos "que gastaram tempo tentanto se converter" e afirma que seu estudo tinha falhas enormes. “Meu estudo que mostrava a eficácia da terapia reparativa, de conversão de homossexuais em heterossexuais, era um gigantesco erro, com falhas fatais”.

“Eu acredito que eu deva desculpas à comunidade gay. Eu também devo desculpas a todo gay que gastou tempo e energia submetendo-se a alguma forma de terapia reparativa porque ele acreditou que eu tivesse provado a eficácia desse método.” As informações são do jornal The Guardian. É sempre tempo de se arrepender de algo errado. Mas as implicações que esse ato leviano causou na vida de inúmeros homossexuais vai permancer por muitos anos.

Fonte: UOl

Um comentário:

  1. Ao menos ele não morreu levando a verdade para o túmulo e deixando a munição para certas psicólogas evangélicas.

    A comunidade gay, e não somente a comunidade gay mas a sociedade brasileira precisa acordar e tomar cuidado contra a DITADURA EVANGÉLICA que está se instaurando no país. Não queremos que o Brasil seja um nojo Irã sendo governado pela bíblia Alcorão ou qualquer outra livro Religioso.

    ResponderExcluir