quarta-feira, 10 de julho de 2013

Projeto proíbe família gay em publicidade

A família de margarina, tão criticada por muitos profissionais da publicidade, pode se tornar uma regra da propaganda brasileira. Está em análise na Câmara dos Deputados um projeto de lei (5921/2001) que regulamenta a publicidade infantil e obriga que as marcas utilizem apenas modelos tradicionais de núcleo familiar. A norma foi incluída pelo deputado federal Salvador Zimbaldi (PDT/SP) em um texto substitutivo ao projeto original, apresentado há 12 anos, pelo então deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB/PR), hoje licenciado.

De acordo com o parágrafo 4º do artigo 6º do projeto, “a família é a base da sociedade e, quando exibida na propaganda comercial, institucional ou governamental, deverá observar a unidade familiar prevista no artigo 226, §3º da Constituição Federal”. Isso significa que só poderão aparecer em propagandas famílias formadas por homem e mulher. Estariam excluídas, portanto, famílias de pais solteiros, que criam seus filhos sozinhos, ou de homossexuais, formadas por dois homens ou duas mulheres.

Segundo o relatório apresentado pelo deputado Zimbaldi, “hoje, os meios de comunicação, como a televisão, rádio e a internet representam cada vez mais um relevante papel na formação, não somente de conhecimento, como também moral das crianças” e, por isso, “é necessário que haja uma legislação específica que regule a publicidade dirigida ao público infantil”.

Entre outros aspectos, o projeto trata da linguagem da publicidade para crianças, os produtos que podem ou não ser anunciados, a veiculação em mídia, a proibição do uso de animações ou canções cantadas por crianças, ou personagens com vozes infantis.

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL/RJ) se manifestou, via Twitter, na tarde desta terça-feira, 9, contrário ao projeto. Para ele, o projeto quer transformar aqueles que não têm “família de margarina” em sujeitos “sem família alguma”. “Será que esta é a forma de tornar as pessoas mais tolerantes com o próximo e menos preconceituosas? Ou será que é apenas uma forma de reforçar os preconceitos e a intolerância contra crianças sem o nome do pai ou da mãe no documento? Ou criar uma consequência futura para crianças registradas com o nome de dois pais ou de duas mães, amparada em lei?”, perguntou Wyllys, na rede social.

Segundo o projeto – que deve entrar em tramitação na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), de acordo com o Câmara dos Deputados – podem ser penalizados caso não cumpram a lei tanto o anunciante, quanto as agências de publicidade e os veículos de comunicação. A punição prevê advertência, multa de R$ 5 mil a R$ 100 mil e imposição de contrapropaganda.

Fonte: meioemensagem




A Prioridade Máxima do Brasil ultimamente é fiscalizar Ânus, Pênis e Vagina alheia! 

Pois no Brasil não tem pobreza e nem fome que precisa ser combatida de imediato.

Mais importante é proteger a Moral e os Bons Costumes preservando a família brasileira, mesmo que ela esteja morrendo na miséria, vivendo sem dignidade nenhuma......


16 comentários:

  1. E o pior que isso é que dá ibope. A familia brasileira é formada por varios filhos, uma avó que cuida, um pai ausente e uma mãe que trabalha o dia todo...sem querer fazer juizos de valor.

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  2. Ao invés de melhorar essa por*4 só piora. daqui a pouco vão querer impedir que novelas tenham personagens homossexuais

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  3. Que projeto ridículo! E os argumentos são sempre os mesmo "proteger a moral e os bons costumes", como se exibir um casal gay na televisão fosse "transformar" as crianças em pessoas que gostem do mesmo sexo. Isso não tem sentido!

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  4. o comercial do ze brites com o namorado dele achei fofo , tem gente q se choca com qualquer coisa , cuidar do proprio rabo q é bom nada

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  5. è simples boicotar os produtos estilo família margarina e só comprar o que precisar porém produtos que sejam baratos no supermercado.Nem precisa olhar comercial algum de qualquer produto.Hoje em dia o pessoal da publicidade tem se virar em 70 para poder agradar um bom consumidor devido a tamanha variedades de produtos que se encontram disponíveis em pratilheiras. Um exemplo é a própria margarina mesmo existem várias marcas e promoções de alguns supermercados. Antigamente que só tinha uma daí sim tinha aquele tradicional discurso da propaganda da família nos tempos atuais isso já era.

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  6. Paiseco..tem os deputados que merece mesmo...

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  7. Gente entrei só pra falar - Que lindos os herdeiros do Rick!!
    Da notícia falo depois, quando tiver mais paciência

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  8. hoje em dia não existe mais familia, pai, mãe e filho. hoje em dia as crianças são criadas por pais solteiros, mães solteiras, avós e casal gay. a publicidade precisa evoluir juntamente com os modelos de familia. eles querer colocar na propaganda esse mundinho perfeito que não existe mais. são ridiculos. por que eles não colocam as famílias como na foto acima. famílias que não tem o que comer, vestir e vivem mal.

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  9. Esses velhos deputados querem melhorar a família brasileira? Melhorem as escolas publicas, os hospitais... mas $$$$$ eles não querem gastar né, só blá, blá, blá!

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  10. Por que que esses deputados nao mudam a constituicao e tirar a livre liberdade de expressao de la ? Quem sabe assim comecamos a fechar essas igrejas do demonio que se intitula " evagelicas "!

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  11. atualmente esse modelo de família de margarina representa apenas 50% dos lares e diminuindo ano a ano.

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  12. Que nojo!!! Nao sei porque a homossexualidade incomoda tanto!
    Mas ver duas mulheres se pegando eles gostam ne? HIPOCRITAS!!!! Sao uns depravados com essa conversinha de defender a moral e os bons costumes!

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  13. Q comercial é esse do Zé Brites e o namorado? quero ver p/ ONTEM.

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  14. a maioria dos publicitários e das equipes de publicidade são gays e são justamente OS MAIS PRECONCEITUOSOS, são os primeiros a JAMAIS pensar em colocar um casal gay em comercial de tv.

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  15. Freud já dizia que a família (tradicional) é a principal causa das nossas neuroses,portanto...

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  16. Vao se fuder politicos fdp's precinceituosos esses sao os q mas imploram por um vara --

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