domingo, 28 de março de 2010

Discurso de Bial tenta remediar problema criado pelo programa

Ao montar o elenco do BBB10 com três gays assumidos entre 17 participantes – quase 20% do total – a Globo deu um passo ousado. Lembre-se que estamos falando de uma emissora cuja direção jamais permitiu a exibição de um beijo entre dois homossexuais numa novela, clássica obra de ficção.

Dicesar, Serginho e Angélica entraram na casa dando show, conscientes que não estavam ali por acaso. Formavam um núcleo, que o diretor Boninho fez questão de sublinhar, chamando-os de “coloridos”. Ou seja, eram diferentes dos demais, tinham consciência disso e, para não restar dúvidas, foram claramente carimbados.

O que poderia resultar dessa “inclusão”, para usar uma palavra politicamente correta, num ambiente de guerra? Num jogo em que todos os participantes, em busca da cumplicidade do público, são inimigos uns dos outros e apenas um vence a batalha final? Evidentemente, “a questão homossexual” seria um tema presente – e foi, do primeiro ao 75º dia do BBB10.

Especialmente com a ajuda de Cacau, que encarou o assédio de Angélica de forma gaiata; de Michel, que estabeleceu uma cumplicidade com Serginho; de Dourado, que abertamente entrou em confronto com o trio “colorido”; e do trio Boninho-Bial-Mr. Edição, que realçou o assunto de todas as formas, inúmeras questões ligadas à homossexualidade foram discutidas abertamente, de forma inédita, que eu lembre, no horário nobre da tevê brasileira.

Em público, o diretor Boninho, como de hábito, fingiu ignorar o que acontecia e, tanto em diferentes entrevistas quanto no seu Twitter, bateu insistentemente numa mesma tecla: o BBB é um jogo, não é um programa cultural, não é lugar para ensinar nada, estamos aqui apenas pela audiência e pelo dinheiro.

O problema é que, desta vez, a criatura foi maior que o criador. E uma parcela do público chiou. Surgiu na Internet e ganhou o mundo a palavra “heterofobia” – como se aqueles três homossexuais do programa tivessem a capacidade e o poder de simbolizar a opressão de uma minoria sobre uma maioria.

Para complicar um pouco mais o enredo, as marionetes do genial titereiro do BBB10 fizeram alguns movimentos não previstos. Dourado falou que homens heterossexuais não pegam Aids, trazendo de volta o fantasma da “peste gay”. Disse que perdeu o apetite ao ouvir uma conversa de Serginho sobre baladas gays no almoço. Lamentou que Angélica não fosse homem, pois, então, poderia quebrar os seus dedos. E cobrou de Dicesar que ele agisse como homem, “apesar de ser veado”.

A rivalidade que sempre existe entre torcidas de candidatos do BBB, estabeleceu-se, desta vez, em torno da questão sexual. Em alguns ambientes, como Twitter, blogs e fóruns, o diabo calçou Kichute, enviou ameaças a blogueiros e comentários pesados, como este, registrado sexta-feira neste espaço: “O grande problema desse BBB10 foi juntar gays a seres humanos! Força & Honra Mestre do Universo, Força Mestre Dourado!”

É difícil acreditar que o “boss” possa ter previsto isto. Mas ele insistiu em dizer que não estava nem aí. Há uma semana, fazendo sua conhecida pose de mau, voltou a afirmar, em entrevista à “Folha”: “Não colocamos ninguém no BBB para discutir homo ou heterofobia, minorias... Não escolhemos um personagem representando coisas. O fato de ser ou não homossexual não é para interagir no jogo. Não estou preocupado se o cara é gay ou não. Ele não vai entrar por ser gay, mas pelo que traz para a competição.”

Tamanha falta de seriedade teve um contrapeso neste sábado, no discurso que Pedro Bial preparou para a eliminação de Dicesar. Sem piadas de mau gosto, sem metáforas constrangedoras, sem psicologia de botequim, o apresentador foi direto ao ponto: “O BBB deturpa, deforma o retrato. Depois de tanta exposição, vocês se tornam caricatura”.

Em vez de mencionar os vários preconceitos de Dourado e as respostas sem pé nem cabeça de Dicesar, Bial lembrou uma rara “declaração de amor” de cada um dirigida ao outro no programa. “Aqui fora vocês têm que encontrar um meio de conviver, compartilhar”, disse aos dois, mirando, na verdade, as respectivas torcidas dos candidatos. “Vocês sabem que violência não é a solução”, disse o nosso Gandhi, conclamando os dois a darem as mãos.

Soou piegas? Soou. Pareceu ridículo? Pareceu. Deu vontade de rir? Deu. É assim que vai se educar a população a compreender e respeitar as diferenças? Lógico que não. Mas é impossível não reconhecer que Bial tentou remediar uma situação criada pelo programa. Já é alguma coisa.

Fonte: Texto do Jornalista Mauricio Stycer(É repórter especial e crítico do UOL. Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha de S. Paulo" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o "Lance!" e a "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor de “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo”)

*****

DOURADO É PEGO USANDO DROGAS EM FESTA RAVE!
E você acha que essa pessoa merece ser o ganhador escolhido por milhares de brasileiros? Você torce para essa pessoa? Eu não! "Segundo a polícia, um grupo, sentado no chão, faz uso de entorpecentes. Jovens inalam produtos químicos. Vinte e oito pessoas foram presas em flagrante e levadas de ônibus para a delegacia. Entre eles, Marcelo Dourado, ex-participante do Big Brother Brasil."
Leia a matéria completa sobre o dia que Marcelo Dourado foi pego usando drogas e foi parar na delegacia, basta clicar aqui

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. votem na lia para sair gente por favor!

    ResponderExcluir
  3. Excelente o texto, faço questão de repassar para quem tenha capacidade de entender o conteúdo. Fala daquilo que alguns aqui tentaram explicar: é preciso ver o jogo sob uma perspectiva mais ampla, e não ficar na dúvida se votaria pro Dourado sair pq o Dicesar é isso e aquilo. Agora já era, de qq forma Parabéns por postar esse texto aqui!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Carlucci muito bom o texto mesmo e uma realidade que me dói o coração de ler e saber que eu sou dessa minoria mas enfim , vamus em frente né! Também queria muuito que o Dourado tivesse saido e que a Lia fosse embora hoje mas isso parece impossivel!

    ResponderExcluir
  5. gostei muito do texto,espero q lia vá embora!

    ResponderExcluir
  6. Essa matéria falando do Dourando sendo pêgo pela polícia por consumo de drogas numa rave em 2005é só MAIS UMA confirmação que ele não é esse "herói nacional" (???) que o povão tá pintando. Mas nem precisava disso, bastava ver e ouvir ele falando várias asneiras no BBB.

    Um dia, quando tava rolando um clima entre o Serginho e a Fernanda numa festa, o Dourado falou pra Lia "mulher tem que pegar assim ó, puxar a cabeça com força pra trás, pelos cabelos da nuca e cuspir na boca dela, aí ela apaixona!". A Lia deixou passar pq puxa o saco dele, só riu e falou sem graça "ah Dourado, que horror, não fala um negócio desse pra mim, rsrsr".

    Era pras mulheres ficarem indignadas com um comentário desse, e tá CHEIO de mulher que gosta dele. VC ENTENDE UMA COISA DESSA? EU NÃO...

    ResponderExcluir
  7. continuo achando que tudo ali no bbb é manipulado, sendo assim, será que o tal Boninho vai ter a cara de pau de colocar esse péssimo exemplo como vencedor? Quanto as mulheres que torcem para esse fulano, sao aqueles que gostam de homens tirados a machoes, gayfobicos, acham lindo, só que esse tipo de homem tambem mete a mao na cara da mulher dele, aí elas se fazem de coitadas, mas elas sao iguais a eles.

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, dona cretina foi eliminada, agora vamos votar na Fernanda, vamos dificultar a vitória do Dourado e do Kadu, vamos gente não percam as esperanças, nos podemos conseguir se unirmos forças, vamos, votem, votem, votem na Fê, por nossa causa, pelo nosso respeito.

    ResponderExcluir
  9. Achava essa guria (Fernanda) muito sem sal e volúvel, mas sáo pra não votar no marginal e no bundão que acobertou o marginal, vou votar nela. E USEM O PROGRAMA QUE O BANANA IS MY BUSINESS DIVULGOU, É EXCELENTE, A VOTAÇÃO FICA MUUUITO ACELERADA. TEMOS QUE JOGAR COM AS MESMAS ARMAS DO MARGINAL!

    ResponderExcluir
  10. Se ser legal é ser autêntico, então os nardone também mereciam um milhão e meio, as pessoas pedem justiça para o caso Isabella e endeusam Dourado, francamente não entendo, para mim, claro em proporções diferentes mas os dois Alexandre Nardone e Marcelo Dourado, são iguais, se o BBB é capaz de quebrar o dedo de uma mulher, matar, espancar para ele é fichinha, quem dirá a grama, coitada que também não se livrou das garras deste ogro.
    Mas infelizmente o povo brasileiro, adora um anti heroi, um monstro burro quem nem sabe por onde se contamina com HIV. Fazer o que, eta povinho bunda.

    ResponderExcluir
  11. DOURADO CALOU A BOCA DE VCS.... AEEEEE MÁFIA DOURADA!

    ResponderExcluir