terça-feira, 20 de setembro de 2011

Bissexuais reclamam que são discriminados por héteros e gays

Em tempos de discussão sobre orgulho gay e orgulho hétero, 3% da população brasileira diz sofrer preconceito de ambos os lados.

São os bissexuais --mais de 5 milhões no país, segundo pesquisa Datafolha de 2009. Na próxima sexta, dia 23, eles vão comemorar o Dia do Orgulho Bissexual.Um deles é Fábio*, 17. "Sinto atração pela beleza dos dois", diz. "As mulheres são mais meigas e suaves, já os homens têm pegada forte, são mais rústicos."

Como ele, a estudante de ciências sociais Maraiza Adami, 23, também é bi. Ela reclama: "Os héteros acham que ser bi é transitório ou promíscuo. Já os gays, principalmente dentro do movimento LGBT, acham quase uma agressão você ficar com alguém do sexo oposto."

Especialistas em sexualidade tentam entender as razões do duplo preconceito. O psiquiatra Alexandre Saadeh, especialista em identidade sexual do Hospital das Clínicas, lembra que é muito comum que a bissexualidade seja vista como uma fase anterior à confirmação da homossexualidade.

Esse mito incomoda tanto Ilana Falci, 21, de Belo Horizonte, que ela quer editar um vídeo com vários bissexuais dando o seu depoimento. "O bi não é uma pessoa em dúvida", diz ela. "Não precisa decidir se gosta mais de homens ou de mulheres."

O projeto de Ilana se chama "Sou Visível". É possível encontrar mais informação sobre ele em bisides.com.

Esse site foi criado por outra bissexual, a estudante de secretariado executivo Daniela Furtado, 24. Um dos seus objetivos é utilizar a página para discutir como lutar contra o que ela chama de "bifobia".

Os participantes do site reclamam que, apesar da sigla LGBT incluir os bissexuais, gays e lésbicas "negam lugar" a eles no movimento. "Eles se sentem no direito de nos olhar com desconfiança", diz um dos textos. "Então eu pergunto: o que gays e lésbicas propõem que nós façamos quando o sexo de quem amamos é diferente do nosso?"

Daniela já namorou tanto meninas quanto meninos. Atualmente, está há três anos com Danilo Milhiorança, 25, que é heterossexual.

"Ela foi muito honesta comigo e sempre me fez sentir seguro, então está tudo certo", diz o rapaz.

Entre os bissexuais famosos, estão os cantores David Bowie e Lady Gaga, o vocalista do Green Day, Billie Joe Armstrong, e as atrizes Megan Fox e Angelina Jolie.
ALGO CURIOSO

Nem todo mundo, porém, é tão convicto da sua bissexualidade quanto esses famosos. E não há nada de errado nisso, diz Maria Helena Vilela, educadora sexual e diretora do instituto Kaplan, que faz estudos sobre sexualidade.

Na adolescência, afirma, é comum a confusão entre admiração e tesão. Muitos jovens, então, acabam tendo experiências com o mesmo sexo, com amigos, por exemplo.

Mas isso não necessariamente os faz homo ou bissexuais, já que a identidade só é completamente estabelecida na fase adulta.

"Os adolescentes têm hormônios saindo pelos ouvidos e maior disponibilidade para o sexo, então é mais complicado separar a curiosidade", explica Saadeh.

Lúcia*, 18, por exemplo, só transou com garotos, mas, desde o começo do ano, tem experimentado ficar com algumas amigas. "Nunca tinha cruzado minha mente a ideia de ficar com meninas, mas rolou um dia e eu gostei, então estou vendo o que realmente quero", diz.

Fonte: Folha

13 comentários:

  1. Eu particularmente não gosto de ficar com bi's
    São todos bonitos
    A maioria só quer sexo e curtição
    E faz a gente sofrer.
    Ano passado dizia que nunca ficaria com Bi's por causa desta coisas mesmo.
    Esse ano ja tive duas experiencias com dois,digo me apaixonei pelos dois e me magoei duas vezes.
    Acho se você é Bi
    Pode esconde que fica com garotos
    Pega menina só para pagar de Hetero
    Se você é Bi seja igual os Gay
    Assuma
    Diga para tudo mundo que vc é Bi
    ai sim vo levar em conta bi assim
    Outro talvez existe um Bi no mundo que queria algo serio.
    + isso com certeza é muito raro
    A maioria não quer
    Espero encontrar um assim um dia
    que queria namorar
    sem se importar se vão chamar ele de gay ou bi

    ResponderExcluir
  2. Ai grande problema gostar dos dois!
    Me poupe ¬¬

    ResponderExcluir
  3. É verdade
    Grande problema mesmo
    eh tao comodo
    conveniente
    eu que queria ser bi
    seria tudo mais facil
    poderia ate me casar e ter filhos
    ou sei lah
    morar com um kra
    ou pior
    trai minha esposa com um kra
    rsrs

    ResponderExcluir
  4. sou muito bem resolvido e posso afirmar de certeza que eu sou bi e nem por isso preciso escrever isso na minha testa. as minhas qualidades estão todas lá para quem quiser descobri-las e desfrutá-las. Uns assumem e outros não. É uma escolha pessoal. O certo é que não deve haver pressão, nem entre gays e nem entre o modus padrão. dá para notar pelo tom de alguns comentários aqui que a matéria é bem verdadeira. vão acostumando com a ideia: gays e bissexuais não são a mesma coisa. ser gay é pior, pois há menos opção de escolha. gosto de sexo e não importa o sexo. está aí nosso lema! sou pau para toda obra!

    ResponderExcluir
  5. Primeira vez que comento aqui, neste blog que admiro bastante.

    Bom, sou bissexual e discordo plenamente dos que dizem que é um "caminho para a homossexualidade".
    Lembro do tempo em que eu tinha dúvidas, um ignorante apavorado. Eu gostava de homens - embora negasse por medo do que diriam de mim - e isso era um fato. Eu pensava "E agora? Gosto de homens, sou gay, meus pais me matarão."
    Mas depois de várias discussões com minha própria cabeça e depois de ter descoberto o termo "bissexual", pensei "Muito bem, gosto de homens, sou gay, mas por que fico excitado quando vejo mulheres? Não entendo, agora que sei que sou gay tenho que negar a mim mesmo que gosto de mulheres? Tenho que me segurar pra não ficar excitado se vir alguma pelada na minha frente?". Eu era bem novo, mas então percebi que não tinha razão para ficar surtando com isso, simplesmente eu gostava dos dois. Descobri o termo bissexual e vi que se aplicava perfeitamente a mim. Eu até falava que talvez gostasse mais de mulher ou mais de homem, mas não é verdade, gosto dos dois igualmente e sou sincero quanto a isso. Então, posso afirmar que bissexualidade é outra "classe" assim como heteros e gays, sem problemas. É algo tão natural, cada um nasce de um jeito e isso é lindo, não concordam? xD

    @Will Infelizmente é verdade Will, eu percebi que muitos de nós, bis, são assim, preferem mais curtir do que algo muito sério, simplesmente por dificilmente se contentar apenas com um sexo, sempre vão desejar os dois. Eu particulamente não me contentaria apenas com uma mulher, por isso não quero casar e se casar, será um casamento aberto (o que acho super hehe, tudo questão de respeito. Há o seu parceiro que vc ama mesmo e há os affairs para diversão) haha

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Eu sou bissexual e não acho isso problema nenhum =)

    ResponderExcluir
  7. Sou bissexual, hoje aos 26 tenho certeza absoluta disso. Adoro H e M na mesma proporção.Pessoas bonitas, independente do sexo, são meus objetos de desejo.Para quem quer só curtição isso é uma dádiva, mas para alguém que quer algo sério isso é uma farda, armadilha. Nunca revelei isso a ninguém, mas não me sinto completo com ninguém, a necessidade de querer H e M ao mesmo tempo é muito forte e eu realmente queria construir uma história bacana com alguém. Talvez, eu não tenha encontrado o "cara" ou a "mulher" da minha vida. Também não conheço nenhum outro bi, tenho dificuldade de compartilhar a minha vida com um hetero ou homo. Sinceramente ter um amigo bi faz falta. Queria alguém para falar da minha intimidade sem me recliminar.

    ResponderExcluir
  8. eu odeio quando as pessoas se metem na sexualidade da outra... eu sou bi,sou assumido!!!! já namorei com homens e mulheres e era apaixonado pelos dois!!!! vcs gays q já foram iludidos por bissexuais, naum se sintam um caso especial!!!! pq eu tmbm já fui e naum vivo me lamentando por ai!!!!! eu posso dizer q meu coração pode pertencer tanto a uma mulher quanto a um homem!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Sou bissexual com orgulho e concordo com um dos comentários, para quem quer coisa séria é um fardo. Pois as mulheres são mega preconceituosas com homens bis porque pensam que é viadagem e não conseguem se "relacionar" com um cara que já ficou com outro cara... e alguns gays (como vimos em comentários aqui) acham que só queremos usá-los e depois viver uma vida heterozinha. Teve um que disse que adoraria ser bi porque poderia escolher uma vida hétero... me desculpe, mas ser bi não é uma escolha, você está com uma mulher e bate um tesão por um cara ou o contrário, você não consegue controlar isso. A gente deveria procurar esclarecer as coisas, dispor informação como está fazendo esse blog e não gerar mais preconceito e intolerância como vejo nas duas partes. Enfim, adorei o post e sinto falta da abordagem da temática bissexual em séries, blogs e outros meios LGBT . Precisamos falar mais sobre isso. um abraço.

    ResponderExcluir
  10. sou gay e tenho amigos que sao bi,e eles nao quer que ninguem saiba pra nao zuar eles,e pq esconder tanto,gay é quem come e quem dá, ninguem fala que um gay ativo,é homem,pode ser o homem da relaçao mas na sociedade ele é o mesmo gay,ativo ou passivo,vem na hora H,entre 4 paredes,agora os bi,querem pagar de hetero,e tem medo da mascara cair. Acho que deveriam se resolver,descer do muro,''ou é ou nao é''. Bi gosta de ficar entre si,Bi com Bi,nem sempre curte ficar com gay,com medo da sociedade falar,mas falar o que? se eles curtem mesmo. Nada Contra os Bi,longe de mim. mas só que deveriam se decidir. Bjs.

    Orkut: boy_gato55@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Ok, agora vocês vêem que preconceito não é algo exclusivo dos héteros. Sem comentários sobre o de cima.

    ResponderExcluir
  12. Da mesma forma que muitos gays não assumem, muitos bi também não. ninguem tem o direito de dizer pra alguem, como deve tratar a sua sexualidade.
    Um bissexual quer sim algo sério com outro cara, mas não exatamente da mesma maneira que alguns gays querem.
    esse papo de casar e morar junto e tal.
    o ideal é ter um amigo, uma namorada. pode casar com a menina e o cara fica como sendo amigo do casal. ele também pode arranjar uma garota, que vai se tornar amiga da namorada do namorado e fica tudo bem assim.

    ResponderExcluir
  13. Na verdade, encontro mais sinceridade nos héteros e nos gays. O bissexual é o verdadeiro pecador das igrejas. Ele trai a mulher com quem é casado, tendo relações com pessoa do mesmo sexo, depois volta, vai ao padre e se confessa, e pensa que está tudo bem... Mas ele repete sempre o mesmo ciclo. É um eterno insatisfeito e se mascara de santo. Para ser sincero, bastaria revelar sua condição para a mulher e fazer um acordo. Talvez assim consiga viver em paz, e ganhar uma certa nobreza de caráter...

    ResponderExcluir