terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Madonna L.O.V.E. Banana

Coincidência ou plágio? Na semana passada, logo após que o clipe de "Give me all your luvin'", novo single de Madonna, foi divulgado, começaram a surgir nas redes sociais comentários sobre a semelhança com “L.O.V.E. Banana”, faixa do brasileiro João Brasil que tem participação da vocalista do Cansei de Ser Sexy, Lovefoxxx.

Nesta semana, após a apresentação de Madonna no intervalo do Superbowl 2012, evento que bateu recordes de audiência nos EUA, o burburinho se espalhou.



“A turma não para de me bombardear no Twitter. E depois que a Madonna cantou no Superbowl tomou uma proporção gigante. Começaram a surgir [comentários] de vários lugares do Brasil e até da Alemanha. Acho que existe a chance [de ser plágio], mas não sei ainda”, desconversa João em entrevista ao G1.

No novo clipe de Madonna, um grupo de líderes de torcida canta uma espécie de grito de guerra “L.U.V. Madonna”, enquanto a faixa de João, lançada em abril de 2011, traz o refrão “L.O.V.E. Banana”



Ele mesmo conhecido pelos seus mashups, sobreposição de faixas que misturam de Banda Calypso a Lady Gaga e até discursos do falecido presidente da Apple, Steve Jobs, João diferencia o mashup do que seria uma simples cópia.
“Claro que se a Madonna tivesse me dado o crédito, os caras da gravadora já tinham me chamado na Alemanha para tomar champanhe (risos). Eu faço mashups, mas não vendo, sempre dou os créditos e disponibilizo gratuitamente na internet. Tem artista que até me liga para agradecer a divulgação do trabalho”, conta João, que vive em Londres.

Pronunciar as letras que formam a palavra “love”, mesmo na forma abreviada “luv” é um grito comum de líderes de torcida, diz João. Ele disse já ter se surpreendido antes com o lançamento de outra cantora, Nicola Roberts, que no clipe de “Beat of my Drum”, lançado em junho do ano passado, também entoa o “L.O.V.E.” e até ensaia passos semelhantes aos do funk brasileiro.

Segundo o carioca, a gravadora que lançou “L.O.V.E. Banana”, a alemã Man Recordings, o procurou para saber o que tinha achado da semelhança com o novo single de Madonna e está avaliando que providência tomar.

Na conta que mantém no Twitter, a própria gravadora ironizou a “coincidência”: “Ok Madonna, por favor seja gentil e cite isso quando cantar sua nova música hoje à noite no Superbowl”, postou na sexta (3), seguido do link para o clipe da faixa brasileira.

Fonte: G1

4 comentários:

  1. Se fosse a pobre da Lady Gaga, coitada estavam todo jogando pedras... dizendo que foi plágio.

    =/

    ResponderExcluir
  2. não vi plagio nehum.
    muito diferente uma da outra.

    ResponderExcluir
  3. Me desculpem, mas isso não é plágio coisa alguma!
    Não gosto da Madonna, por isso, deixo claro que não quero sequer defendê -la.
    Pra começar foi nos USA, em 1877, que surgiu o Cheerleading. Sendo assim cultura AMERICANA e não brasileira!
    Desse modo não podemos apontar como plágio algo que já é da cultura deles, uma vez que toda música/ritmo dessas torcidas americas começam exatamente da forma que ambos vídeos apresentam (tanto o do João não sei das quantas ou o da satânica madonna).

    O tal João Brasil desde o início de seu vídeo (L.O.V.E Banana) usa o ritmo do Cheerleading (dos USA) e para completar a musica é cantada em inglês. Mostrando que ele sim se inspirou na cultura americana para executar o seu trabalho.

    O mais engraçado é que o João ainda acredita que essa bobagem toda possa ser plágio. Já eu, acredito que a Madonna não tenha a menor ideia de quem seja João Brasil.

    O Brasil - por falta de identidade própria - sempre se apoiou em muletas internacionais.
    Antes das pessoas falarem de plágio, cópia e toda essa futilidade da mídia, acho que deveriam se informar! Cultura é o que falta no brasil.

    ResponderExcluir
  4. Gente,
    a DEMO da música da Madonna vazou em novembro do ano passado! Porém só agora foi lançada oficialmente!
    Claro que ele pode ter pegado isso da musica!

    ResponderExcluir