terça-feira, 4 de setembro de 2012

Anúncio em jornal gera polêmica ao defender que Pernambuco não que quer “homossexualismo”

Desde a noite de segunda-feira, 3, as redes sociais estão agitadas com um anúncio publicado no jornal “Folha de Pernambuco” que lista o que o estado nordestino não quer. Entre elas está o “homossexualismo”, palavra pouco usada atualmente por se referir a um período que os gays sofriam tratamentos abusivos por serem considerados doentes por psicólogos e médicos. Hoje, ela é substituída por homossexualidade.

O Fórum Pernambucano Permanente Pró Vida (FPPPV) é o responsável pelo anúncio. É um grupo cristão que defende os bons costumes. Além da homossexualidade, foi listada também a pedofilia, exploração sexual de menores e o turismo sexual, isto é, a mensagem sugere que o amor entre duas pessoas do mesmo sexo é crime para esta entidade.

Na manhã desta terça-feira, 4, a palavra Recife permaneceu nos trending topics do Twitter e muito se referia a este assunto. No Facebook, internautas entraram na página da Pró Vida para reclamar da postura da entidade, além de diversos grupos dos direitos humanos e LGBTs colocarem links para denúncia do anúncio na Polícia Federal.

Em tempo: Recife tem uma legislação anti-homofobia. A lei Nº 17.025/04 diz: “Art. 2º – Consideram-se atos atentatórios e discriminatórios aos direitos individuais e coletivos dos cidadãos homossexuais, bissexuais ou transgêneros, para os efeitos desta Lei:

I – submeter o cidadão homossexual, bissexual ou transgênero a qualquer tipo de ação violenta, constrangedora, intimidatória ou vexatória, de ordem moral, ética, filosófica ou psicológica;”

Fonte: Vitor Angelo

7 comentários:

  1. vergonha o jornal publicar isso

    ResponderExcluir
  2. Isso é ridículo. Sou de Pernambuco e tô chocado em ver uma notícia dessas... Eu sinceramente achava que éramos até moderninhos nesse sentido, porque tem lugares públicos por aqui (tipo a UFPE e o Paço Alfândega) em que há milhares de gays se pegando ao ar livre e ninguém faz nada. Mas parece que não, que vergonha :x

    Quanto ao homossexualismo e homossexualidade, pra mim é uma besteira a denominação. Duvido que alguém REALMENTE pense em homofobia quando ouve homossexualismo.

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm achei uma falta de consideração, tbm sou pernambucano e acho que isso foi muio injusto, ate por que, Deus ama todo mundo, por que nós tbm não podemos amar uns aos outros? e aqui tbm tem muito gay,capaz do homem que publicou isso gosta de gay, e que manter a fama de machão.

    ResponderExcluir
  4. Homossexualimos antigamento era defenido como: Desvio de conduta = Doença da cabeça (para os mais diretos). Chegou-se a conclusão que não é isso. Por isso se faz necessário a troca.

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que eu não moro nesse fim de mundo onde o preconceito ultrapassa barreiras! Aqui não é um mar de rosas mas da ´pra se viver!

    ResponderExcluir
  6. Ah vai? Quer dizer que é só nesse "fim de mundo" que tem preconceito? Não é aqui que um toma uma lampadada toda semana, nem que o silas malafaia faz passeata para falar besteira pra um monte de alienados ignorantes...

    ResponderExcluir
  7. Fico triste pela publicação,mas o que nao falta é homosexuais no estado para lutar pelos seus e nossos direitos,não samos marginais,essas pesouas que publicarm esta infeliz propaganda deve ter no seu interior o desejo pelo mesmo sexo porem tem medo de se expressar

    ResponderExcluir