quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Carta de Sigmund Freud para uma Mãe que procurava tratamento para seu Filho Gay



"Homosexuality is assuredly no advantage, but it is nothing to be ashamed of, no vice, no degradation; it cannot be classified as an illness; we consider it to be a variation of the sexual function, produced by a certain arrest of sexual development. Many highly respectable individuals of ancient and modern times have been homosexuals, several of the greatest men among them. (Plato, Michelangelo, Leonardo da Vinci, etc). It is a great injustice to persecute homosexuality as a crime - and a cruelty, too."

-- Sigmund Freud in a letter he wrote in 1935 to a mother seeking treatment for her gay son



Uma tradução meio piegas feito pelo Google

"A homossexualidade é, seguramente, nenhuma vantagem, mas não é nada de que se envergonhar, nenhum vício, nenhuma degradação, não pode ser classificada como uma doença; consideramos que seja uma variação da função sexual, produzida por uma parada certa do desenvolvimento sexual . Muitos indivíduos altamente respeitáveis ​​de tempos antigos e modernos foram homossexuais, vários dos maiores homens entre eles (Platão, Michelangelo, Leonardo da Vinci, etc) É uma grande injustiça perseguir a homossexualidade como crime -.. e uma crueldade, também ".

- Sigmund Freud em uma carta que ele escreveu em 1935, para uma mãe que procuram tratamento para seu filho gay

9 comentários:

  1. Sempre fui fã de Freud pelo cientista que foi, agora então... o idolatro!

    ResponderExcluir
  2. Ele é um dos gays mais ilustre do século passado, dificilmente um pscanalista hétero daquela época falaria dessa forma: p/ aqueles que duvidaram saiu semana passada um reportagem dos gays mais ilustres na Super Interessante!

    ResponderExcluir
  3. Isso é o que uma pessoa sensata, culta e com o mínimo de bom senso diria...não precisaria ser nem psicanalista. Parabens ao senhor Freud pela coragem de escrever belas palavras numa época mais preconceituosa que é hoje.

    ResponderExcluir
  4. Superinteressante não é parametro pra informações, biba. Só uma dica.

    ResponderExcluir
  5. de fato homossexualidade e heterossexualidade e bissexualida são variantes da SEXUALIDADE de qualquer ser que tenha vida. nenhuma é superior a outra. nenhuma deveria ser considerado padrão. a bíblia colocou esse carma perpétuo para a sociedade. deus não escreveu a bíblia. o homem escreveu.

    ResponderExcluir
  6. Uma tradução feita por mim. Podem usar:

    "A homossexualidade não é uma qualidade, certamente, mas tampouco é algo do qual deve-se envergonhar, não é um defeito, ou algo degradante; não pode ser considerada uma doença; nós consideramos uma variação da sexualidade, produzida por algum bloqueio da evolução sexual. Vários indivíduos altamente respeitáveis, em tempos mais distantes ou modernos, foram homossexuais, alguns, dentre eles, os maiores homens. (lato, Michelangelo, Leonardo da Vinci, etc). É de uma injustiça sem tamanho apontar a homossexualidade como um crime - e de uma crueldade, igualmente."

    - Sigmund Freud em uma carta escrita em 1935 para uma mãe à procura de tratamento para o seu filho gay.

    ResponderExcluir
  7. homofobia realmente é coisa de gente burra com preguiça de pensar

    ResponderExcluir
  8. Ponderada a resposta do Srº. Freud, mas completamente imbecil a declaração de um "anônimo" ao dizer que, segundo uma revista, Freud era gay. Se o mesmo não assumiu sua orientação sexual, baseado em quê uma revista vai se assumir por outra pessoa? Leviano o tal "anônimo" e a tal revista.
    Ps.: Sou gay, mas acho ridícula essa mania de "converterem" todo mundo que tem uma visão sensata quanto a homossexualidade em gays.

    ResponderExcluir
  9. Por essas e outras que admiro Freud!

    ResponderExcluir