terça-feira, 3 de janeiro de 2012

'Mulheres Ricas': era para divertir, mas foi constrangedor...


Se há uma lição a ser tirada de Mulheres Ricas, reality show exibido pela Band na noite desta segunda-feira, é a de se tomar cuidado com os excessos. Eles são meio caminho andado para o constrangimento. E foi exatamente o que se viu durante o programa: as cinco mulheres que dão título ao reality, gastando dinheiro a torto e a direito, exibiram um misto de ostentação e cafonice poucas vezes visto na TV brasileira.

Val Marchiori, Brunete Faccaroli, Lydia Sayeg, Narcisa Tamborindeguy e Debora Rodrigues se mostraram por uma hora falando platitudes, comprando roupas, sapatos, sendo paparicadas por assistentes e vendedores, tomando champanhe e espancando a língua portuguesa - com um talento que, revertido em força bruta, serviria para capinar latifúndios inteiros. E este foi apenas o primeiro de uma série de 10 episódios.

Inspirada no programa de TV americano The Real Housewives, que já teve uma brasileira (Adriana de Moura) entre suas participantes, Mulheres Ricas poderia ter sido divertido, mas na maior parte do tempo foi constrangedor.

Muito pela escolha do elenco, caricato em demasia e com pendor para o deslumbre. Vide Brunete, uma distinta senhora com seus alegados 40 e poucos anos e colecionadora de bonecas Barbie - ela, inclusive, tem uma boneca criada em sua homenagem. Ou Val Marchiori, ex-vendedora de cosméticos, incapaz de falar em plural, desprovida de espontaneidade e que a certa altura tentou enfiar marido abaixo, com voz de gatinha manhosa ao telefone, um avião de 30 milhões de reais como quem compra uma bala na esquina.

Direção, roteiro e edição pouco ágeis tornaram o programa maçante em alguns momentos. Nada próximo, por exemplo, do mordaz Um Por Cento, documentário dirigido por Jamie Johnson, herdeiro da Johnson & Johnson, sobre o mundo dos ultra-ricos americanos. Aqueles também são menos assustados com a própria riqueza.

Restou a disposição das participantes em fazer qualquer coisa para aparecer. Nisso se perdeu a naturalidade e muito da graça. Tudo soou falso e exagerado, sem a discrição que geralmente acompanha as grandes fortunas – também por questão de segurança. Das cinco, Débora se mostrou a menos espalhafatosa. Lydia a mais fogosa. E Narcisa, pelo que se esperava e dado o histórico, a mais sensata.

“Ser rico é uma delícia”, “se rico não gastar, o dinheiro não circula”, “ele é meus dois braços direitos” (um polvo, praticamente) e “minha família é muito rafinada (sic)”, foram algumas pérolas soltas pelo elenco. Em torno delas, um séquito de assistentes disponíveis para realizar seus desejos mais extravagantes e se expor tanto quanto suas patroas e clientes.

Do lado de cá da TV, um público que deve ter chegado ao fim do programa pensando o mesmo que a octogenária Alice de Souza Saldanha, mãe de Narcisa, diante da inabalável expansividade da filha: contenham-se, por favor.

No Ibope, o programa até que não fez feio. Marcou 5 pontos de audiência, com picos de 7. Pouco depois do início da atração, seis dos dez temas mais comentados no Twitter diziam respeito às participantes. Inclusive com epítetos pouco nobres, como a hashtag Valdirene do Frango, em referência ao ex-marido de Val Marchiori, um conhecido empresário do setor alimentício, mantenedor dos seus luxos.

Fonte: Veja


14 comentários:

  1. não gostéi como vcs falaram da série, eu amei aquela série e vcs do blog veem dizendo que são exageradas, vcs não sabém o que e bóm ou figem que sabém.

    ResponderExcluir
  2. esse programa só tem 1 nome: Narcisa!
    BJKS haters

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei, só achei a Val muito fake, de resto, é algo para divertir e nada mais que isso.

    ResponderExcluir
  4. Quem acha que ser rico é o que esse programa mostrou, nunca foi rico, nem nunca teve amigos ricos de verdade.

    Aquilo é um bando de mulheres LOUCAS pra aparecer... A mais rica de todas, Narcisa - que é um doce de pessoa, apesar de louca - foi a que menos esbanjou!

    Aquela Val, meu Deus... Patética... Dinheiro tem de sobre, mas o resto, tadinha...

    Ser milionário deve ser maravilhoso, eu adoraria ser e fico feliz por quem é, mas o que aquele programa mostrou dá nojo!

    ResponderExcluir
  5. Narciza o Brasil já conhece e ama. Débora foi uma mulher que subiu na vida pilotando, tirando a roupa e apresentando o fantasia (era sem terra) a arquiteta e a joalheira eu não conhecia. A Val conheci ano passado, ela é muito fake mas é mt divertida. Eu adorei o programa e ri muito. Agora tem mta gente que tem inveja de nós ricos e falam essas coisas. Vi minha mãe em muitas dessas cenas...

    ResponderExcluir
  6. Cara, a VAL e a BRUNETTE são ridiculas demais...

    O resto é apenas isso: RESTO...

    ResponderExcluir
  7. Eu ADOREI,AMEI, ACHEI TUDOOOO... Estou esperando a proxima segunda pra assistir... por mim seria igual ao BBB TODO DIA!!! MUITO ENGRAÇADO!!! _marcosgentem

    ResponderExcluir
  8. Aff eu gostei do negocio siim achei que a val é muitoo Papo amis do resto Adoreei e voces tambem para de criticar se fosse da globo estariam elogiando amo o blog mais agora pegou pesado

    ResponderExcluir
  9. Parece que esse povo não sabe ler. Isso nem é a opinião do blog aqui, é a opinião da Veja.

    Bananas, começa a colocar a fonte logo no início da matéria, e bem grande, pro povo ver melhor. Porque eu, que sou apenas um leitor, me incomodo com as pessoas criticando o ótimo trabalho de vocês só por não se dar ao trabalho de prestar atenção, fico só imaginando como deve ser pra quem posta, que se esforça pra trazer diversidade de assunto e aí vem esse povo e só reclama e culpa o blog.

    ResponderExcluir
  10. Não assisti ainda mas só de ter a Narcisa tá valendo kkkkkk. É a pancadona mais divertida que já ví na minha vida.

    ResponderExcluir
  11. A mais sensata de todas eh a Debora!
    (tirando o fato da casa cor turquesa)

    COloco o filho de pe pra vida, cuida dos carros (fonte de renda) da palpite em tudo e assim como eu achou um absurdo as outras irem tomar champagne as 9am...

    Sou rica mas tenho classe...

    ResponderExcluir
  12. Eu achei R I D I C U L O! Não tenho outra palava para definir. Tudo foi ( como a materia disse) falso.

    ResponderExcluir
  13. Narcisa é mil...a the face of the rio...the best! chiquérrima, Refinada e poliglota.. e não engola nem sapo, nem frangos..engole essa val direne fake que foi p itália e voltou montando empresa...o que será que ea fazia na itália hein? kkkkkkkkk
    e ela tentando arrumar um namorado p brunette..cafetina é pouco né? que bitch!

    ResponderExcluir
  14. Eu achei R I D I C U L O! Não tenho outra palava para definir. Tudo foi ( como a materia disse) falso.

    5 de janeiro de 2012 02:29
    tanta coisa pra se mostrar e mostram essas sem mentes na tv?
    quem esta ligando para a vida futil que elas levao?o brasil sofrendo e eles mostrando elas cagando dinheiro?
    #mepolpe

    ResponderExcluir