sábado, 9 de janeiro de 2016

Homem faz TCC sobre Pegação de Homens em Banheiros Públicos !

A pegação entre homens em espaços públicos faz parte das relações urbanas em qualquer cidade, principalmente entre homens que fazem sexo com homens (HSH), homossexuais e bissexuais não assumidos. Seja em trilhas, bosques ou em banheiros públicos - o famoso “banheirão existe em qualquer cidade. A prática de sexo casual e pegação entre homens nestes espaços não é mais segredo e com a dissertação de Mestrado de Tedson da Silva Souza, pela Universidade Federal da Bahia, é jogada luz sobre este tabu conhecido da comunidade LGBTQ. 

 Em tempo, o trabalho "Fazer Banheirão: As dinâmicas das interações homoeróticas nos sanitários públicos da estação da Lapa e adjacências", que é de 2012, traz uma perspectiva antropológica sobre a construção da sexualidade e a interação sexual nesses espaços, que são resignificados através da prática. Para isso, Tedson usa a Estação da Lapa, terminal de transporte de Salvador como ponto de partida. Ele coletou referências históricas e relatos de personagens que frequentam o local, seja para fazer o gang bang (sexo coletivo), ou para aliviar com apenas uma bronha. 

 Homem negro, morador do Subúrbio Ferroviário de Salvador, Tedson é adepto e praticante do “banheirão” e, por isso, usou o método autoetnográfico para a sua pesquisa. O que quer dizer que ela foi construída não só através da percepção do outro, mas da participação do pesquisador no fenômeno analisado. Ou seja, Tedson relacionou a memória e a experiência pessoal com os depoimentos de outros homens que compartilham do mesmo desejo sexual.

Para ler o TCC, click aqui!


 

33 comentários:

  1. Quando acho q já vi de tudo com meus 25 anos de vida, vem mais notícias surpreendentes

    ResponderExcluir
  2. Fazem o "banheirao" e depois criticam a parada gay! Atitude típica de gente hipócrita!

    ResponderExcluir
  3. Se isso for para as autoridades, acabou as brincadeiras das pessoas!!!! Vai ter guarda em cada lugar...infelizmente este ato denomina-se atentado ao pudor ou AVP, mas claro que ninguém vê, mas agora assim divulgado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade já tem.

      Aqui na minha cidade a maioria acabou porque colocaram guardas à paisana.E não tem nada a ver com isso, TCC, artigos acadêmicos, etc.é a vulgaridade de alguns frequentadores que acabou chamando atenção.

      O problema do sexo em público é esse, existe um limite, um código de comportamento, mas sempre vai ter gente que ultrapassa o bom senso e estraga tudo.

      Excluir
    2. tudo verdade! agora n sabia dessa de guardas a paisana n! #chocado

      Excluir
    3. AVP (atentado violento ao pudor) era um crime consistente na prática mediante violência ou grave ameaça diversa da conjunção carnal (= penetração vaginal) antes de 2009, quando se reformou por lei o Código Penal e passou a haver a figura única do crime de estupro. Isso não é AVP, pode configurar o crime de ato obsceno, contudo.

      Excluir
    4. Eu chuparia um desses guardas a paisana kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    5. cheio de gente cheia de pudor q nunca viu e n sabe o q é pica! so tem os inocentes!

      Excluir
  4. Tenho 28 anos e detesto banheirão. Mas fiz muito na adolescência. Quando estava me descobrindo ia muito no Shopping Center Lapa, lá em Salvador. E rola de tudo! Ainda mais que, na época (2002) não tinha segurança. Então a putaria rolava solta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gente q luxo! sou de feira de santana! n sabia disso! teria ido mais vezes a ssa!

      Excluir
    2. Gente, sou Vitória da Conquista e o shopping daqui tá rolando muito banheirão, eu já fiz uma vez.

      Excluir
  5. Já fui ao banheiro do shopping aqui na cidade, e quando estava de frente pro espelho um homem entrou e me encarou por um tempão. Depois de pesquisar mais e ler esse TCC, as coisas fazem mais sentido, lá era um lugar de pegação e talvez o cara me paquerando tava louco pra começar, já que estávamos à sós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu muito comigo faz uns anos, eu simplesmente não sabia que existia isso (eu era bem ingênuo) e quando entrava no banheiro do hipermercado aqui da minha cidade percebia uma movimentação estranha mas ficava sem entender.

      Excluir
  6. Aposto como tem um numero muito maior de "heteros" fazendo banheirao do que gays.Mas são justamente os gays é que depois levam a má fama de promíscuos! Enquanto os outros com suas namoradas/esposas falam: " esses viados são todos uns escrotos" e mal sabe a tonta que o namorado/marido dela é "frequentador assíduo de banheiroes".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas é verdade! sao os enrustidos, os q fazem sexo com homens e ainda se dizem heteros!

      Excluir
  7. Nossa, a Dilma tinha que usar esse exemplo para a Patria Educadora dela, quanto tempo e investimento e total falta de outros assuntos relevantes para ter isso de tema de TCC. Lamentável, tinha que ser coisa de humanas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me poupe cada um escreve o q quer! e vc te inteligencia pra escrever algo? Nao é lamentavel, é real, é relevante, é importante, é um problema social, precisa ser discutido, falado! é assim q se resolve os problemas! o brasil é o que é porque sempre há algo mais relevante pra falar sobre ou fazer e no fim nada é feito ou discutido! palavras chaves pra vc: sociedade heteronormativa, estigma, banheirao, sida/virus vih/ dsts!

      Excluir
    2. Pelo seu comentario, ja dizes quem tu es! aproveita a patria educadora e se educa um pouco!

      Excluir
    3. Esse percebe-se que é bem educado! o q a presidencia da republica tem haver com isso?? kkkkkkkk kd a logica?

      Excluir
  8. Fazia banheirão até encontrar o grande amor da minha vida naquele próprio banheiro, nunca mais voltei lá, e estou muito feliz, mesmo que namore com ele escondido.

    ResponderExcluir
  9. Me inclua fora dessa. Esses caras fazem tudo sem nenhuma proteção. Roleta Russa, meus caros.
    A princípio pode te parecer excitante, mas na realidade é um nojo total.
    Um tiro no próprio pé.
    Só recebe respeito quem se dá ao respeito, principalmente por sua integridade física.

    ResponderExcluir
  10. desculpem..mas quem é a letra ''Q'' da sigla? kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q significa "queer"! Queer ou Genderqueer é um termo "guarda-chuva" proveniente do inglês usado para designar pessoas que não seguem o padrão da heterossexualidade ou do binarismo de gênero.

      Excluir
    2. Eu por exemplo sou Q.Não sou homem, não sou mulher, não sou travesti, sou o que eu quiser e no momento me sinto e sou um ursinho de pelúcia bem fofinho
      e sinto tesão por quem o que eu quiser,
      depende do momento.Tenho feito sexo
      com meu Guarda chuva, não sigo
      nenhum padrão imposto por ninguém.

      Excluir
    3. ou seja, CAPS pra vc! tratamento psiquiatrico rapido!

      Excluir
    4. "tempos modernos" kkkkkkkkkkk LGBTQ

      Excluir
  11. meio confuso para mim..a pessoa não se identifica em nada, mas ao mesmo tempo quer ser tudo?

    ResponderExcluir
  12. Desculpa galera mais aqui em Juiz de Fora no banheiro da rodoviária fico constrangido com isso. Antes que eu via video desses banheirão mais n achei que fosse tão frequente assim. As vezes eu so quero mijar e como sou timido so vou no banheiro que tem porta. Quando vou la vários caras de todo tipo e idades já encaram de maneira estranha ai vou ver se tem um banheiro livre e vejo homens de calças arriadas ate embaixo batendo uma. Pra alguns isso pode ate ser excitante mais acho muito sinistro. Se eu vou no mictório nego fica olhando meu pau. Serio sou gay mais isso é muito constrangedor. E nojento esses banheiros sujos e fedorentos. Serio e não é só isso as vezes fica um vigiado. E filmando serio. As vezes você só quer mijar e tem isso. Pago 1,20 pra usar o banheiro privado e não passar por isso.

    ResponderExcluir
  13. Atentado violento ao pudor ja n existe faz tempo!

    Ato obsceno é definido como crime no Art. 233 do Código Penal brasileiro. Consiste na prática de obscenidade em lugar público, ou aberto ou exposto ao público. A pena é de detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.[1]

    A definição do termo obscenidade pode variar mais ou menos, e em certos casos de fato varia grandemente, de comunidade a comunidade, de cultura a cultura, de país a país, de época em época.

    ResponderExcluir
  14. Banheirão é a melhor coisa da vida <3

    ResponderExcluir
  15. Descobri esse TCC ainda na época do Orkut
    e a pegaçao na estação da lapa continua ate hj

    ResponderExcluir