quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Gays ganham espaço na TV, mas continuam Estereotipados, segundo estudo

A organização não-governamental norte-americana Glaad (Aliança Gay e Lésbica Contra a Difamação) divulgou hoje (27) seu relatório anual sobre a representatividade da comunidade LGBT na TV dos Estados Unidos. Apesar de gays, lésbicas e transgêneros terem 4% dos personagens das séries que estão no ar, mesma proporção dessa população entre os norte-americanos, o estudo mostra que a representação ainda é estereotipada e que assuntos de interesse da comunidade, como soropositivos, são ignorados.

"Nós estamos presenciando um tremendo progresso da representatividade de comunidade LGBT em séries de TV", disse Sarah Kate Ellis, presidente da Glaad, no relatório, o 20º da organização. "Mas há ainda muito a ser feito. Não basta apenas incluir personagens LGBT nas atrações. Os roteiristas têm de cuidar deles com mais carinho. Precisam rejeitar qualquer negatividade e evitar estereótipos ultrapassados. Caso sejam aplicados, [pontos de vista equivocados] podem manchar todo um grupo de pessoas”, completou Sarah.

Pela primeira vez, a Glaad contabilizou séries de plataformas online como Hulu, Amazon e Netflix. Considerando-se também as produções da TV aberta e de canais pagos, são 271 personagens gays, lésbicas, bissexuais e transgênero na atual temporada de séries norte-americanas. Desse total, 162 são protagonistas.

O estudo destaca a série Empire (Fox) como uma das mais inclusivas da TV. O ator Jussie Smollett, que é gay assumido, interpreta um dos personagens mais importantes do drama, Jamal Lyon, o herdeiro e mais novo presidente da gravadora Empire. A história do personagem é contada desde a infância, com flashbacks mostrando como ele era maltratado pelo pai, Lucious (Terrence Howard). Certa vez, Lucious flagrou o garoto vestido de menina e o jogou na lata do lixo.

Outra produção que merece menção da Glaad foi The Fosters (Sony), comédia que conta como um casal de lésbicas cria um filho biológico e três crianças adotivas. No total, são sete personagens LGBTs na série.


Assuntos mais sérios

A Glaad ressalta no relatório a importância de abordar temas polêmicos que afetam a comunidade LGBT. A organização pontuou um caso específico, visto em How to Get Away with Murder (Sony). Na série, há o único personagem gay HIV positivo na TV, Oliver Hampton, interpretado por Conrad Ricamora. Ele é o namorado de um dos protagonistas, Connor Walsh (Jack Falahee).


"Esperamos que os roteiristas, produtores e criadores de séries compartilhem, com imparcialidade e precisão, mais histórias de pessoas com HIV positivo", diz o estudo.

Jack Falahee e Conrad Ricamora em How to Get Away with Murder; série traz gay com HIV


Fonte: Noticias da Tv

23 comentários:

  1. Nossa, partiu ver Empire depois desse texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisto Empire desde quando estreou no Brasil pelo Fox Life, logo no primeiro episodio teve beijo gay e no segundo teve uma cena do Jamal e Michell na cama se beijando nus. A serie é boa vale a pena assistir.

      Excluir
  2. O tal de glee era o mais esteriotipado possivel..
    A tal profa de EF parecia ser a pessoa mais masculina na escola td

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glee estereotipado? Não. Glee tinha diversos tipos de Gay. Tinha enrustidos, afeminados e inclusive Gays que não aparentavam serem Gays. Tinha Gays que eram líderes do time de futebol. Sorry, mas Glee não era estereotipado era diversificado.

      Excluir
    2. pelo contrario, tinha gay afeminado (kurt), gay mais contido (blaine), gay ljogador de futebol enrustido, gay que se traveste (unique), entre outro

      Excluir
  3. Se vissem os gays daqui iriam ficar com os cabelos em pé! Gays mal resolvidos que vao pra cama com mulher.Exceto Gilberto Braga que cria gays bem resolvidos sexualmente e sem serem caricaturas, os outros autores mais deturpam a imagem dos gays do que ajudam.

    ResponderExcluir
  4. Sense 8 pode ser classificada como série gay... hehehe

    ResponderExcluir
  5. indiquem mais algumas séries gay, galera...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso idicar um curta metragem chamado "Prora". É um filme de 30min lindo lindo lindo ganhou varios premios e bla bla bla.

      Pode procurar no Youtube e ativar as legendas vc n vai se arrepender kkkk. E n n tem final triste depressivo. assita volte aqui e me fale o q achou

      Excluir
    2. Não sou o mesmo "anônimo", mas muito obrigado pela recomendação, bastante leve e sem final tristd. Muito bom. Ultimamente tenho assistido alguns longa, principalmente os tailandeses, que me fizeram chorar rios... valeu!

      Excluir
    3. obrigado pelas indicações

      Excluir
    4. Cara q bom q tu gostou do curta . É tao bom qnd vc ve um filme e quer q todo mundo veja tbm .
      Sem falar nos atores (lindos demais, pode mandar aqui pra casa inclusive) a historia e a tensao sexual e quimica dos dois é mt boa
      Ps: n curto esses tailandes de jeito nehum kkkk

      Excluir
  6. Please Like Me,é uma serie de comedia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é norte-americana, por isso não consta na lista.

      Excluir
  7. Em Sense 8, a mulher chega a ser voyeur da transa do casal gay e acham isso o máximo, se fosse um homem que assistisse e filmasse uma transa entre lésbicas o classificariam como escroto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Balela sua e de preconceituosos. Desde que o casal curta eu não vejo problema de um homem ver a mulher com outra mulher ou vice e versa. Na minha opinião isso só é escroto se o homem for homofóbico e gostar de ver duas mulheres fazendo sexo. Se não houver preconceito não vejo o problema.

      Excluir
    2. porque na realidade acontece exatamente isso homens que põem a propira namorada ou esposa pra transar com outra na frente dele, já mulheres como são extremamente machistas e egocêntricas jamais aceitariam ver seu macho se pegando com outro homem

      Excluir
    3. Me referi à série. Nela a mulher assiste e filma sem o consentimento deles e não vi um único comentário condenado isso, mas se fosse um homem que fizesse isso com um casal de lésbicas o tachariam de escroto.

      Excluir
  8. The Fosters!! #ComoNaoAmar?

    ResponderExcluir
  9. No Brasil qualquer coisa que tenha um gay lá vem os evanenosa pra querer boicotar, mais ainda creio que vou acompanhar uma serie com um romance serio gay

    ResponderExcluir
  10. Eu conheço todos os personagens de todas as fotos pq assisto todas essas séries... não sei o que sentir nesse momento. Orgulho ou vergonha?

    ResponderExcluir
  11. How To Get Away With Murder melhor série de todas. Com a fucking Viola Davis. Das séries que eu assisto que tem Gays como personagens principais ou antagonistas são Grey's Anatomy, HTGAWM, Scandal, Scream Queens, Modern Family e até Family Guy, The Simpsons, South Park e American Dad que apesar de fazerem muitas piadas tbm trazem tramas com intuito de divertir e educar sobre a comunidade LGBT.


    Eu indico How To Get Away with Murder pra qual ser vivo dessa terra. Melhor série do planeta <3

    ResponderExcluir