Os encontros e desencontros de André (Caio Blat) e Tolentino (Ricardo Pereira) em Liberdade, Liberdade têm mexido com o público. E a expectativa para o grande momento em que os dois se entregam completamente ao sentimento reprimido que nutrem um pelo outro tem tudo para emocionar os que torcem pelo casal.
Cheias de sutilezas e com o extremo refinamento do diretor artístico Vinícius Coimbra, as sequências gravadas na terça-feira, dia 28 de junho, emocionaram todos os que estavam presentes no estúdio. Os atores Letícia Isnard, Bruno Ferrari e Mateus Solano, por exemplo, acompanhavam a movimentação e não escondiam a curiosidade de ver o resultado do que estava sendo gravado. Todos sabiam que aquele era um grande momento!
Para Vinícius Coimbra, o drama retratado pelos dois personagens vai além deles dois. “Eu sempre me pergunto como deve ser difícil você não poder ser quem você é e, de alguma forma, você ter que se reprimir perante a sociedade ou pela sua cor, ou pela escolha sexual, ou pela religião. Eu acho que em diversas partes do mundo as pessoas sofrem com isso."
Foi através deste sentimento tão comum ainda hoje em dia que veio a inspiração para dirigir a sequência: "Eu tentei buscar nesta cena a identificação com o público para que o próprio público pensasse sobre o tipo de repressão que sente”. Vinícius quis sensibilizar as pessoas, dando a elas a oportunidade de questionarem seus próprios conceitos em uma linda sequência cheia de romantismo e paixão.
O que se viu durante a gravação foi um cuidado imenso, muita sutileza e total entrega dos dois atores. “Acho que a gente tem a tendência de falar e pensar muito sobre a cena. Ali na gravação, no entanto, o que menos interessava era a gente pensar no texto ou na marcação. A gente queria viver aquele momento e tentar mostrar este conflito de, na época, eles não poderem viver isso publicamente. A intenção foi mostrar a força do amor que explodiu ali, mas que já estava quase explodindo há muito tempo”, pondera o ator Ricardo Pereira.
O desenvolvimento da história de amor entre Tolentino e André discute o preconceito, debate as intolerâncias e terá um fechamento surpreendente, adianta o autor Mario Teixeira. “Trazemos a história de duas pessoas que têm sentimentos, mas não podem vivê-los, pois este é um período em que as relações do mesmo gênero eram proibidas por lei. São dois homens solitários, que vivem seus próprios – e diferentes – conflitos. Com o tempo, a atração começa a existir, mas os dois resistem muito a ceder ao que sentem um pelo outro, pois nesse período esse tipo de relação era chamada sodomia, crime passível de morte. Até que o amor entre eles fala mais alto”, afirma o autor.
Eu parei de assistir a novela, só volto a assistir depois do beijo. Não vivo de promessas.
ResponderExcluirNaquela época sem chuca devia ter muito cheque sem fundo.
ResponderExcluirKkkkk
ExcluirSerá que a meia noite a família brasileira estará assistindo?
ResponderExcluirAcho q um Deles (creio q o
ResponderExcluirAndre) vai casar com uma mulher que vai saber , aceitar e ajudar eles a viverem a relação. Pensei na mimi ... Mas enfim !!
Não eles vão transar, depois o coronel vai ficar maluco com isso,e pra reprimir o que ele sente ele vai dizer que vai casar com a gironda(prostituta que roubou o ouro) ai o André vai tentar conversar com o Tolentino sobre o que aconteceu, nesse momento eles acabam se beijando de novo,só que dessa vez a prostituta flagra os dois mais ela ta espiando escondida,dai ela vai ate o rubiao e denuncia o André, mas não denuncia o coronel pq ela quer casar com ele, dai o André e preso e condenado a morte.
Excluirwat...? Esse spoiler é verdade mesmo? Aff! Não creio! Paro de assistir se o André morrer!
ExcluirSim e verdade, mas eu não disse que ele vai morrer, ele vai ser preso e condenado a morte, mas e claro que a Rosa/Joaquina vai dar um jeito de salvar ele, acho que pra salvar ele ela vai aceitar se casar com o Rubião.
ExcluirBom a cena ta gravada, vamos ver se a rede Globo vai ter peito, ou vai arregar por pressão da familia tradicional brasileira...
ResponderExcluiracho que nao vai ter final feliz,, nao sei..pelo fato da época..e do preconceito que eles podem sentir com relação a isso, principalmente o Tolentino..que é do estilo machao fora do meio..kkk
ResponderExcluirNão eles vão transar, depois o coronel vai ficar maluco com isso,e pra reprimir o que ele sente ele vai dizer que vai casar com a gironda(prostituta que roubou o ouro) ai o André vai tentar conversar com o Tolentino sobre o que aconteceu, nesse momento eles acabam se beijando de novo,só que dessa vez a prostituta flagra os dois mais ela ta espiando escondida,dai ela vai ate o rubiao e denuncia o André, mas não denuncia o coronel pq ela quer casar com ele, dai o André e preso e condenado a morte.
Excluir