sábado, 4 de maio de 2013

Alunos usam Saias na USP


Recém-chegado ao curso de têxtil e moda da Universidade de São Paulo (USP), o calouro Vitor Pereira, de 20 anos, decidiu experimentar uma sensação pouco comum entre os homens de hoje: o hábito de vestir saias. "Sempre gostei muito de androginia na moda, nunca pensei que existe roupa de mulher e roupa de homem", contou o estudante ao G1. No mês passado, ele comprou uma saia xadrez e passou a vesti-la para ir à Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), no campus da Zona Leste da USP. "Sempre quis vestir saia, acho que é mais confortável e libertador."


Defensor da hipótese de que a moda transcende os gêneros, ele afirma ter colocado em prática pesquisas feitas na faculdade feitas sobre o tema e seguido os passos de alguns colegas veteranos. Na manhã de sexta-feira (3), ele combinou a saia com um par de coturnos e uma camiseta da faculdade.


A atitude do estudante desafia o preconceito contra homens de saia. Três dias após vestir a saia na USP pela primeira vez, Vitor recebeu ofensas anônimas pelo Facebook e criou uma página para defender a causa e divulgar imagens de outros homens que usam saia pelo mundo. "Achei que fosse haver alguns olhares, porque é uma coisa incomum, mas não a ponto de receber ofensa", afirmou Vitor. "Se você posta um comentário assim é porque você reprime alguma coisa. E se você reprime, isso ou escapa por meio de palavras ou de violência. Sempre tive uma outra visão da USP, de que o pessoal tinha a mente mais aberta."


Em nota, a assessoria de imprensa da Each afirmou na sexta-feira (3) que a unidade "repudia qualquer tipo de discriminação racial, religiosa, sexual, por gênero e etnia, praticada dentro do ambiente acadêmico ou fora dele", e que "qualquer manifestação preconceituosa, seja ela qual for, destoa completamente do cotidiano universitário, que apresenta a diversidade em suas mais variadas formas".

Para ler o resto click aqui

14 comentários:

  1. Ele é gatinho, mas não ficou bem de saia. Ele ficou parecendo uma evangélica. Acho bonito homens mais maduros e másculos de saia. Repito, só falta uma bíblia no sovaco dele.

    ResponderExcluir
  2. Acho brochante certas coisas em homens: saia, cabelo comprido (tipo rabo de cavalo), maquiagem...porque aludem à mulher, hehe. Um brinquinho, alguma coisa assim ainda passa. Só minha opinião.

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa que ele citou foi o fato de "achar estranho ter gente preconceituosa na USP". Infelizmente, o meio acadêmico não está imune a este tipo de gente. Neste meio, pessoas são, sim, discriminadas por serem negras, gordas, gays, lésbicas, pobres, por serem "aqueles da cota", por serem "aqueles que tem bolsa do governo" ou por serem tachados de "diferentes", o que é uma pena.

    ResponderExcluir
  4. Acho cool, não pela saia em sim, mas pela ousadia. Sonho no dia em que o ser humano se tornará totalmente livre, podendo se vestir da maneira como bem entender, sem ser julgado por isso.

    ResponderExcluir
  5. Vergonhosa essa atitude preconceituosa dos anônimos. Bela atitude do rapaz e admiro a ousadia dele em adotar esse estilo das mulheres nos homens. Pessoal pensem uma coisa: MODA É OUSADIA e ele como estilista quer se destacar por ser ousado e diferente.
    A-D-O-R-E-I!

    ResponderExcluir
  6. ridiculo começa assim depois vem o salto alto ...

    ResponderExcluir
  7. ridículo! Depois não quer ser motivo de briga.
    Moda é uma coisa, exibicionismo sem moção é outra!
    #PUSSY ON FIRE!

    ResponderExcluir
  8. Isso que foi na EACH, se fosse na EESC ,onde eu estudo, aí sim ele seria lixado. Acho que devido a esse menino que vai ter um dia do homem com saia aqui na usp de são carlos.

    ResponderExcluir
  9. Acho bonito homens de kilt, já saia é um pouco estranho.
    Estava mexendo em um blog de moda e vi que o dono no blog usava kilt normalmente para sair. Achei bem legal. (google: armário masculino)

    ResponderExcluir
  10. Depois apanha e reclama!

    ResponderExcluir
  11. Estou lendo comentário de gays conservadores, é isso ?

    Não bastou a vida lhe presentear com a homossexualidade, para perceber que o preconceito e a discriminação não levam à nada ?

    Libertem suas mentes dos conceitos culturais pré-estabelecidos. O mundo muda, o mundo evolui.

    No passado era um escândalo grotesco mulheres usarem calças e hoje é a coisa mais normal do mundo.

    O gregos antigos usavam aqueles "vestidões"; soldados espartanos aquelas saias de couro; etc.

    Tudo é uma questão de ponto de vista.

    ResponderExcluir
  12. O anônimo das 5 de maio de 2013 09:32 disse tudo. Não sei como esses gays conseguem ter uma cabecinha de alfinete nos dias de hoje e ainda sendo gays. O outro falando: "Depois apanha e reclama!" Meu, vai se ferrar (embora vc já faça isso, rs).

    Queria conviver com pessoas ousadas assim, não por causa da moda, pois acho o mundo da moda fútil demais, mas sim pela ousadia em si. O mundo precisa de pessoas ousadas.

    ResponderExcluir
  13. Estes estilos mais ousados mais modernos ainda não é para o Brasil onde todo mundo se mete na vida de todo o mundo, ninguém respeita a individualidade e jeito de cada um de ser. Acho bem complicado para quem resolve ser mais ousado.

    ResponderExcluir
  14. ... e eu dou o maior apoio pra esse pessoal mais descolado... eles sabem que correm riscos, mas mesmo assim, dão a cara a tapa nessa sociedade atrasada, que é a brasileira - diz-se muito moderna, mas é uma sociedade repressora e invejosa...

    ResponderExcluir