sábado, 21 de setembro de 2013

Papa Francisco critica obsessão da Igreja com aborto e casamento gay


Em uma longa entrevista sobre o pontificado, o Papa Francisco criticou a obsessão da Igreja Católica com o aborto, o casamento gay e a contracepção.

Em entrevista corajosa à revista La Civiltá Católica, publicada pelos jesuítas desde 1850, Francisco defendeu que a Igreja deve ser uma casa para todos, não uma capela concentrada na ortodoxia e em uma agenda limitada de ensinamentos morais.

Pode parecer uma revolução principalmente depois do papado de Bento 16, que preferia um número reduzido de fieis que seguissem com rigor os dogmas da igreja. Os comentários do Papa Francisco não rompem com a doutrina católica, apenas mostram uma nova abordagem.

 Em 29 páginas de entrevista, o Papa Francisco falou um pouco das suas paixões, temperamento e personalidade. Ele afirmou que moral e dogma não devem ser impostos de forma obsessiva, mas que a mensagem missionária tem que se concentrar no essencial.

Para o Papa Francisco, a proclamação do amor salvador de Deus vem antes de imposições morais e religiosas. Ele declarou ainda que a Igreja Católica não deve interferir espiritualmente na vida de gays e lésbicas. O Papa também propôs um papel maior para as mulheres nas decisões da Igreja.

Fonte: Globo

16 comentários:

  1. desde aquela entrevista da globo, percebi que ele é muito inteligente, e pra min o que ele quis dizer é que a igreja deveria se preocupar com assuntos que realmente são negativos para a humanidade, como guerra, pobreza e fome. claro que não é pra comemorar, mas quando foi a última vez que ouvimos algo do tipo, vindo de um líder religioso?

    ResponderExcluir
  2. Desculpem-me, mas uma instituição como a Igreja Católica abrir mão de opiniões retrógradas, só se ganhar algo em troca.

    Com esse tipo de discurso, o futuro - que para alguns teóricos, será anotado por uma sociedade bissexual - talvez seja mais receptivo aos dogmas católicos.

    ResponderExcluir
  3. Não sei não! Tá liberal demais esse papa, eu nao to gostando disso! Até pra quem é gay esse excesso de tolerância está passando dos limites. Daqui a pouco padre vai poder casar com homem mas nao vai poder casar com mulher. Não que eu seja contra padre gay, desde que mantenha sua homossexualidade no armário. Padre hétero tb não deveria, em teoria, viver sua sexualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comeu chumbo ?

      Por favor né, quando era aquele papa João Paulo todo mundo reclamava que ele era homofóbico demais, que como um papa deveria amar a todos etc. Dai vem um papa que prega q todos devem se considerar iguais vcs tbm reclamam! Se decidam... Aqui no mesmo no bananas ja vi muita gente falando mal do João Paulo e do Bento por causa dessa relação da Igreja Católica com homossexuais. Pelamor né gente.

      Excluir
  4. Qual o problema de padre casar? claro os filhos podem exigir bens ou no divorcio a mulher ficar com parte do dinheiro da igreja, que besteira. Sinceramente acredito em Deus e sou contra a religião apesar de frequentar a igreja, achava que muitas instituições religiosas ofereciam para seus fieis manuais hipócritas de comportamento ou maneiras de melhorar de vida do que falar sobre o que realmente interessa DEUS. Agora estou um pouco mais contente acho que daqui para frente a igreja católica está tomando um passo que não pode voltar atrás e que vai caminhar para evolução de muitas coisas só que não acredito que minha geração os jovens de 20 e poucos anos vão ver um padre ou papa dizer que casamento gay não é pecado mais que sabe a geração do meu filho tudo caminha para que isso aconteça

    ResponderExcluir
  5. Que doidice esse anônimo da 15:07h. Tem gente com cada coisa na cabeça!!!

    ResponderExcluir
  6. Leio certos comentarios, como esse feito as 15:07 e tenho até medo

    ResponderExcluir
  7. denison kkkkkkkkkkkkkkk rachei o anonimo 15:07 ta bem loco só isso explica

    ResponderExcluir
  8. As coisas estao melhorando, ficando menos cinza, vai sendo aos poucos, mas vai sendo.Tambem acredito que no futuro todos serao bissexuais

    ResponderExcluir
  9. Papa do Bem,e tudo que poderiamos pedir, depois da era das Sombrs espero que o papado e seus seguidores nos deixeem viver as nossas vidas simples diurnas e baladeirs noturnas em paz, quanto mais mente aberta e tolerancia com as diferencas melhor para nos. Anon da 15:07, merecem uma boa neonzada na cabeca para veres se acordas.Beijos do anjo caido

    ResponderExcluir
  10. Acho ele apenas lógico e simpático.A Igreja Católica é só uma instituição, poderosa, claro, mas uma UMA entre tantas.Esse costume que temos de dar importância pra tudo que um papa diz já deveria ter sido ultrapassado.

    ResponderExcluir
  11. se a igreja estiver querendo arrebanhar fiéis, ela já ganhou os gays. mas pelo que se nota, este não é o ponto, pelo menos ainda. o texto da notícia apenas vem dizer que Deus , o amor a ele e ao próximo, vem antes do que dogmas.mostra uma vertente mais sensata. nada mais coerente do que tentar achar soluções para problemas reais, ao invés de tentar excluir algum tipo de minoria, ou mesmo procurar uma forma de involuir.

    PS: parabéns a Igreja Católica, principalmente, ao Papa...

    ResponderExcluir
  12. Padres não podem casar por 1 Motivo : Para seguir no clero como padre ele têm que abdicar de tudo e principalmente do seu local , Para onde os superiores mandarem ele ir , ele vai. Se ele mora no brasil , o clero pode mandar ele para outro país e nessa hora como ficariam filhos e a mulher ? Seriam sustentadas pela igreja ? Existem oque pode-se chamar de "quase padres" que são os Diáconos , estes podem casar e ter filhos e podem rezar uma missa do mesmo modo , porém não pode consagrar hóstia e por possuir uma familia ativa obviamente ele não pode se locomover para grandes distâncias :)

    ResponderExcluir
  13. As pessoas estão se passando pra esse papa. É LÓGICO QUE ELE AGIRIA DIFERENTE DO PAPA QUE FOI DEPOSTO DO CARGO POR PERSEGUIR DESCRENTES, GAYS E ETC. DEIXEM DE SER IDIOTAS!!

    ResponderExcluir
  14. Eh gentchyy, a igreja sempre vai precisar de dizimo ... independente de quem vem.

    ResponderExcluir