sábado, 11 de janeiro de 2014

Solano, Fragoso e Antony falam dos gays de "Amor à Vida" e Walcyr Carrasco rebate

Quando não está dando vida ao altivo personagem Félix de "Amor à Vida", Mateus Solano é um homem prostrado pelo cansaço. Praticamente protagonista da trama de Walcyr Carrasco, o ator suporta a pesada rotina de gravações com a ajuda de massagens e energético. Quando termina as cenas, no entanto, os ombros se arcam, os pés se arrastam e a voz sai enfastiada.

"É assim todo dia", diz Solano (sem tirar o sorriso do rosto) à reportagem do UOL, que acompanhou com exclusividade as gravações de uma sequência de cenas entre ele e Thiago Fragoso, nesta terça (7), na Central Globo de Produção, no Rio de Janeiro.


Em um dos ensaios para uma cena em que Niko dá banho no pequeno Fabrício, Solano faz graça com o fato de seu personagem ter jogado a sobrinha em uma caçamba e começa a socar a cabeça do boneco cenográfico usado para representar o bebê.


E mesmo com o sucesso dos personagens, nem Solano nem Fragoso nem o diretor Mauro Mendonça Filho consideram o jogo ganho. No cenário da casa de Niko, discutem a intenção de cada fala, o gestual, os toques.


"Acho que o sucesso e a aceitação dos personagens é fruto do trabalho do Walcyr, que não colocou a emoção em primeiro plano no texto. Por não ir tão claramente direto ao assunto. Se ele colocasse com tinta forte, com palavras como 'eu te amo', talvez não tivesse mais para onde ir a essa altura da trama. A grande dificuldade do brasileiro mediano, quando se trata de personagens homossexuais, é a aceitação de que existe afeto. Porque as pessoas sempre gostaram do gay cômico, mas quando é o gay amoroso, as pessoas não aceitam. O fundamentalismo antigay sempre pregou que isso 'não é Deus', mas o afeto é divino. A gente está conseguindo mudar isso somente agora e, para mim, isso aconteceu porque eles [Félix e Niko] primeiro foram amados [pelo público] antes de se amarem", diz Mauro Mendonça Filho.


Mais disposto que o colega e tão sorridente quanto seu personagem, Thiago Fragoso também comenta como sua construção do personagem fez com que Niko se tornasse o mocinho da novela na reta final.


"Tive que tomar muitos cuidados desde o início. Queria que a humanidade dele fosse sua primeira característica, assim como sua bondade, solidariedade, compaixão, seu bom coração e a vontade de ser pai. Queria que tudo isso fosse mais forte que o fato de ele ser homossexual, justamente para que a gente pudesse trazer as pessoas para dentro desse universo e mostrar que a sexualidade faz parte do homem, mas que não nos escraviza. O que afasta uma pessoa conservadora, tradicional, é quando ela vê uma relação sexualizada entre dois homens. E o meu desejo quando comecei essa novela foi justamente trazer essas pessoas para dentro desse universo mostrando o que elas têm em comum com esses personagens."


Os três também não dizem se Félix e Niko terminarão a novela juntos e tampouco se vai sair o tão esperado beijo gay. "Quem torce muito por esse beijo é a minha mulher", diz Fragoso. "Ela fica lá em casa dizendo: 'É, você se diverte fazendo cena de beijo com as atrizes, agora eu vou à forra. Vai ser a minha vingança.'", conta aos risos.


"Se for acontecer, será algo decidido aos 45 do segundo tempo", diz o diretor, que complementa: "Acho que a novela já quebrou tantos paradigmas que esse vai ser o de menos. Se acontecer, vai ser lucro."




O sofrimento de Antony 


Enquanto Solano e Fragoso gravavam uma cena em que Niko insinua, entre carícias, que Félix deveria vir morar com ele, Marcello Antony, que interpreta o "banana" Eron, decorava seu texto em uma sala à parte.
Ele comentou com a reportagem o que os amigos e familiares gays falam sobre seu personagem. "Querem bater nele. E sempre digo que quero ser o primeiro a bater nele. Porque o que as pessoas não entendem é como ele, sendo um advogado renomado, caiu em uma lábia tão rasa quanto à da Amarylis [Danielle Winits]."


O ator também não acha que a discussão proposta pela novela tenha aumentado a tolerância com os homossexuais. "Acho que para se discutir os gays em uma novela no horário nobre, você tem que inserir os gays na sociedade. Eu abordaria outros temas. Por exemplo, eu inseriria a minha mãe achando ele muito fofo e vice versa. Eu vejo uma trama mais preocupada com a comédia, em vez de mostrar gays que têm família. Os personagens ainda são muito órfãos. Eu sofro para dizer aquele texto, porque é algo que eu nunca diria, mas eu sou apenas um veículo para expressar o que o autor escreve. Com todas suas coerências e incoerências."
Sobre o desfechos dos personagens gays, Antony acha que nenhum deles deveria terminar juntos. "Acho que Niko, Eron e Félix deveriam terminar cada um seguindo seu caminho. O Félix, por exemplo, não vejo maneira de ele se redimir. Mas o público não está nem aí para as maldades que ele fez. A gente vive em uma sociedade que não tem cultura de combater o corrupto, o ladrão."



Carrasco  se manifesta...


Carrasco respondeu: "É óbvio que um ator diz textos que nunca diria, caso contrário só representaria a ele mesmo. A não ser quando o ator cria uma própria história na sua cabeça. Aí, o que ele acha incoerente é apenas a frustração de seus desejos".


Fonte: Uol/Folha

28 comentários:

  1. o antony foi mt realista em dizer que o fato de ter persoagens na novela nao significa que a "sociedade" se tornou mais tolerante ao homossexuais, e cara, convenhamos o texto de todos os personagens são mt ruins, as vzs me sinto constrangido com aquelas conversas de bigodinho etc pelamor. qto a felix e niko, sinceramente eu refiro que o niko fique com o eron, pq acho essa "bondade" do felix apenas uma forma de supervalorizar o personagem que cometeu crimes horríveis, e agora ta aí,rico, livre e fazendo o que quer, deixandos os crimes passarem batido.

    ResponderExcluir
  2. O que não gosto é que os personagens se tratam como lacraia, bicha, bixa burra, tudo bem vulgar, bem de acordo com a realidade dos gays de tentar rebaixar o outro chamando pelo feminino como "passiva" por exemplo, enfim tudo bem vulgar.

    ResponderExcluir
  3. O Antony tá certo so colocam gays estereotipados e se preocupam apenas em fazer comedia como se nossa vida fosse assim. Nem todo gay é afeminado como eles mostram

    ResponderExcluir
  4. Anthony só disse a verdade.

    ResponderExcluir
  5. concordo com o walcyr. acho mt legal o papel do eron, pq mostra aquele gay imbecil q acha q pode construir uma vida d papelão com mulher.

    ResponderExcluir
  6. O Anthony só disse verdade. E esses autores de novela da Globo estao cada vez mais fracos diga-se de passagem. Os caras parecem funcionários públicos, podem fazer um monte de cagada e nunca vao ser demitidos. Aquele Agnaldo Silva entao! Cada vez mais esclerosado! Aquela Tereza Cristina matar gente numa escada de 1 metro e meio de altura era uma ofensa ao intelecto do povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  7. Eu nem assisto essas novelas a tempos, não posso comentar a respeito do conteúdo, mas quanto a aceitação dos gays, aqui em casa pelo menos a novela so faz desserviço, o preconceito fica maior ainda. O gay ja não é bem aceito pela sociedade ainda, e ainda me colocam gays ou futeis/esteriotipados ou vilão que faz todas maldades?

    ResponderExcluir
  8. Novela é ridículo e essa pelo jeito prova isso.
    E quem é esse Walcyr Carrasco pra julgar os outros... Ele mesmo deu uma entrevista em que se intitula "bi"... Me poupe!

    ResponderExcluir
  9. Concordo com Antony.

    Essa bicha velha pelancuda da Carrasca, não sabe escrever uma novela boa, muito menos retratar homossexuais fora do estereótipo propagado por preconceitos.

    Difícil um autor de novela brasileira realmente bom.

    ResponderExcluir
  10. É incrível como a própria novela se mostra desesperada por audiência , quase todos personagens terminam a novela sendo vilões , barracos são feitos em quantidade excessiva . Acreditar que um dia , vamos ver o beijo gay na novela é uma perda de tempo . A Globo ( sua equipe) é tão neurótica em perder a liderança que prefere sucumbir aos absurdos que a maioria gosta de ver . Pena do nosso povo ...

    ResponderExcluir
  11. Walcyr é um mala! começou bem, mas desandou todo o enredo da novela, pode voltar pro horário das 6.

    ResponderExcluir
  12. O Walcyr Carrasco deixou muito a desejar nessa novela. Acho que o horário dele é mesmo o das seis horas.
    O Marcelo Anthony falou verdade. Acho que a trama do Niko e do Eron foi muito mal conduzida. E o Félix mudou de destino para agradar o público e para tapar o buraco deixado pelos dois protagonistas sem talento.

    ResponderExcluir
  13. Antony tem toda razão... essas novelas de hoje em dia não prestam, e esses gays? nem todo gay é afeminado.. deveriam assistir os filmes norte-americanos pra depois tratar sobre o assunto nessa novela patética.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns, Antony! Que mesmo sem assistir essa palhaçada dessa novela vejo as besteiras compartilhadas via facebook. O Carrasco, gay que nunca conseguiu disfarçar, conseguiu superar o ridículo nessa novela, embora adore algumas de suas novelas (admito com certa vergonha, pois as teledramaturgias não enriqueceram meu intelecto, pelo contrário, retardaram-no.).

    No Brasil, mesmo não querendo estar chafurdado no pessimismo, dificilmente um desse lixos novelescos tratará a homossexualidade do jeito que ela é: DOLOROSA, sofrendo com longo período de aotoaceitação, sofrendo, e em muitos casos resultando em tragédias, durante o período da aceitação familiar, que infelizmente ainda é muito importante pra um ser naturalmente social e isso não é nada engraçado, como enfatizou o caro ator.

    ResponderExcluir
  15. As pessoas não sabem aceitar nada que foge do seu contexto, não acredito nessa parada de alguém que representa alguém, porque ninguém tá aqui pra ser parecido com ninguém, se vc é gay e se acha masculino grave um video seu e se assista, tênis e boné não traveste viado de homem." Afetado" ou não leve sua vida e parem de ficar apontando os outros ...

    ResponderExcluir
  16. Capaz do Eron acabar morto ainda. Todo ator que contradiz esse autor, tem seu personagem morto (intérpretes da Nicole e da Leila que o digam).

    Não acho que a trama inteira, em si, tenha sido ruim. O problema da novela é, justamente como Anthony frisou, é o texto em si, alguns diálogos forçados e ridículos.

    Sobre gays afeminados, são uma realidade, e não são nem superior, nem inferior ao gay mais voltado para o lado ''macho''. Gay é gay, gosta de homem, transa com homem, ama homem, e ponto. Acho ridículo esse mimimi absurdo dentro da própria ''comunidade'' de hostilizar os homens gays que não se enquadram ou se assemelham ao padrão de homem hétero.

    Ah, sim, não assisto essa novela, mas sei de uma coisa ou outra sobre. Também acho ridículo Félix sequer ser preso, por tudo que cometeu. Ele pode ter virado um Anjo da Guarda, mas isso não desfaz o compromisso que ele deve à Lei.

    E lembrando, novela é entretenimento. Não foi, e nunca será, objeto de enriquecimento intelectual, assim como 90% do que a gente consome diariamente (jogos, livros, séries, e afins) são, então desencanem.

    ResponderExcluir
  17. Não assisto essa novela, e um contato que tive com ela não foi bom.
    Quando meu pai estava conversando com um amigo, chegaram ao assunto de na casa de praia não ter tv por assinatura e ele (amigo do meu pai) ter que assistir essa novela, com comentários extremamente homofóbicos, como pro exemplo, "depois viramos viadinhos e não sabemos porque" e quando meu tio disse que preferia um filho gay a um drogado, depois do homofóbico ter dito algo do gênero, ele retrucou dizendo que preferia um drogado. Entre muitas coisas horrorosas que me deixou extremamente irritado. Eu nem disse nada naquele momento, pois poderia passar do limite e ninguém sabe sobre eu ser homossexual.
    Aparentemente essa novela está passado a clássica bixa esteriotipada, o palhaço da novela, mostrando-os como mau caráter e que não existe gay, que qualquer um pode virar hetero quando quiser (que bom se fosse assim, lutei contra isso até finalmente me aceitar perante mim, mas ainda não perante a sociedade)
    Se o papel dessa novela era melhorar a imagem do homossexual na sociedade, não está ajudando, homofóbicos tem mais um motivo para falar "das fags" com uma novela passando nesse momento de grande apedrejamento contra homossexuais perante a igreja, com mulher achando que pode transformar gay em hetero, pastor dizendo que estamos querendo dominar o mundo colocando homossexuais na tv, e milhões de telespectadores chocados e falando horrores no dia seguinte ao provável beijo gay em rede nacional, que aparentemente é mais chocante e improprio que cenas de bruna surfistinha e filmes p0rn.

    ResponderExcluir
  18. è muita ingenuidade que um meio de "informação" tão raso como é as novelas, pudesse construir personagens, situações e temas importantes...o texto é ridiculo, frivolo, personagens que mudam de personalidade facilmente, e que a realidade passa longe. É triste ver que a tv faz com os expectadores, ela manipula, forma opinioes com base no que é falso, vulgar e caricato. Uma pena.

    ResponderExcluir
  19. Concordo com o que disseram antes, os autores da globo estão terríveis e a emissora não liga. E o pior: eles não aceitam críticas. Foi assim com Aguinaldo e Gloria Perez, agora com esse atual. Vem aí Manoel Carlos agora, com a mesma história requentada pela vigésima vez. Um lixo. Só o João Emanuel Carneiro que anda salvando.

    ResponderExcluir
  20. Mas esperar o que de uma sociedade tão hipócrita quanto a brasileira.
    Por mais absurdo que sejam essas novelas, elas ainda são uma parcela do reflexo do que é a sociedade.

    ResponderExcluir
  21. essa naovela ta um cu sem chuca

    ResponderExcluir
  22. "E lembrando, novela é entretenimento. Não foi, e nunca será, objeto de enriquecimento intelectual, assim como 90% do que a gente consome diariamente (jogos, livros, séries, e afins) são, então desencanem.

    12 de janeiro de 2014 01:56"

    Sério mesmo, caro anônimo, que você põe novela no mesmo nível de entretenimento de um livro, que só pelo fato de estar lendo e tirando suas conclusões acerca do mesmo já é um enriquecimento enorme?

    ResponderExcluir
  23. Concordo com o Antony em muitas coisas e com quem falou que o texto é pobre por exemplo mas vou ser obrigado a defender o Carrasco sim seu texto, se preocupa mais com a comédia, porém qual é o problema? ele não ridiculariza em nenhum momento os homossexuais, sim o Eron trocou o Niko por uma mulher mais ele foi apresentado com bi e não gay, e se deixou levar pela homofobia do seu patrão e uma mulher louca se um bi trocasse uma mulher por um homem todos aqui iriam entender. Aconteceu aqui uma coisa inédita até então pela primeira vez em uma novela da 9 um casal gay é visto como protagonista e muitas pessoas mudaram seu ponto de vista sobre a adoção gay por exemplo, creio que a maioria esmagadora tem torcido por Niko e Felix. Mesmo o texto sendo pobre e esteriotipado isso aconteceu numa novela do Carrasco. E por falar em esteriotipo não vejo problema nele desde que não seja vulgar e até mesmo degradante e humilhante como o da novela do Aguinaldo apesar que lendo esse blog vejo que muitas coisas que tinham ali eram verdades do mundo gay.

    ResponderExcluir
  24. O Anthony está certíssimo e esse Walcyr é um lixo, para vocÊs verem né...

    ResponderExcluir
  25. confesso que até gosto dessa novela idiota, mas sinceramente véi , como um diretor faz uma cena ridicula que nem aquela do eron e do niko brigando. Mano eu senti o brasil rindo da gente . A minha familia toda que tava assistindo riu. Me deu uma raiva e sai da sala. Aqueles termos muinto gays que esses personagens tem, a maioria das cenas é pra rir, quase nao tem uma cena séria entre os três , e quando tem, o diretor faz toltamente ridiculo. O Walcir aposto que ele é gay ou assumido seila, ele deveria nos orgulhar nao matar-mos de vergonha. C toda novela que tem personagem gay, fosse que nem os personagens da Novela TITITI, com certeza ia nos orgulhar. E d um tapa na cara da sociedade. Pq aquela novela sim, foi a novela que mais amei. Neyk Nk Facebook

    ResponderExcluir
  26. Do pouco que vi dessa novela achei esses gays todos ridículos, o tal Niko é bondoso? Mas está parecendo mais alguém com problemas mentais.E eu jamais iria voltar pra um cara que me trocou por uma mulher, não tenho nada contra ele ser bissexual, mas quem faz uma vez pode fazer de novo

    ResponderExcluir